domingo, 3 de abril de 2011

TOP 10 - Os dez personagens mais descolados de Nicolas Cage

O sobrinho de Francis Ford Coppola e fã de quadrinhos tem seis filmes programados para 2011. O segundo deles, Fúria sobre rodas, estreou nesse final de semana nos cinemas brasileiros. Em homenagem a essa figura tão combalida e enérgica que é Nicolas Cage, Claquete organizou um TOP 10 com os personagens mais descolados de sua carreira. Importante ressaltar que a lista não se orienta pela qualidade das atuações do ator ou dos filmes em questão. Como exemplo disso, fica o registro que seu oscarizado papel em Despedida em Las Vegas ficou de fora da lista. Ou mesmo o clássico da ação A outra face em que antagonizou John Travolta às ordens de John Woo. A idéia aqui é apresentar os personagens mais bacanas do ator. Mesmo que não fossem gente bacana.




10 – Roy Waller em Os vigaristas (EUA 2003)

O tipo neurótico caiu bem em Nicolas Cage, nessa que é uma de suas últimas grandes atuações. Em tom leve, o ator cria um tipo transtornado, carismático e profundamente metódico. O ladrão que descobre uma filha adolescente que pode ser a resposta para a sua infrutífera terapia é um personagem muito bem lapidado por Cage.


9 - Rick Santoro em Olhos de Serpente (EUA 1998)
Quem nunca pensou em se dar bem com uma trapaça, por menor que essa fosse, e depois se arrependeu? O ex-policial vivido por Cage nesse belo filme de Brian de Palma vive essa situação. Um thriller que ganha muito com a atuação de Cage que cria um personagem desavergonhado, mas que em algum momento reencontra sua moralidade.



8 - Cameron Poe em Con Air – a rota da fuga (EUA 1997)
Moral é algo que não falta a Cameron Poe, o herói acidental de um dos filmes Bs mais bacanas dos anos 90. A alguns dias de sua condicional, Poe se vê na contingência de conter uma rebelião em pleno ar. O prisioneiro do bem, vivido por um Cage cabeludo, tem sua mulher (Monica Potter) e um policial bobalhão (John Cusack) lhe dando apoio em terra.



7 - H.I McDunnough em Arizona nunca mais (EUA 1987)
Nesse que foi um dos primeiros sucessos da carreira dos irmãos Coen, o ator vive um ex-presidiário que enamorado de uma ex-policial descobre que não pode ter filhos. Resolve, então, roubar uma criança. Uma pérola do humor que revela um Cage cômico e destinado a grandeza. Um personagem com o gosto dos Coen e o sabor do ator.



6 - Seth em Cidade dos anjos (EUA 1998)
Esse talvez seja o personagem que mais relacionem a Nicolas Cage. O anjo apaixonado por uma humana que renuncia a sua imortalidade para experimentar o amor e a tragédia. Um personagem icônico dentro do romantismo que aventa. É o tipo de trabalho que ressoa, ainda que seja inegavelmente simples.



5 - Terence McDonagh em Vício frenético (EUA 2009)
Não é um personagem original criado pelo ator, mas sua personificação traz muita coisa nova. O policial drogado, corrupto e misógino desse remake de Werner Herzog é na figura caótica, tensa e limítrofe de Cage a grande razão de ser do filme. Cage, depois de uma década de muitas escolhas ruins (com algumas boas como mostra o TOP 10), demonstra aqui que ainda é um ator com algo a oferecer a um diretor.



4 - Sailor Ripley em Coração selvagem (EUA 1990)
Outro ex-presidiário que Cage reveste de charme bandido nesse romance idílico com pinta de road movie. A juventude sem prazo de validade é encarnada nesse tipo galã sem amanhã que o ator constrói com sucesso nessa balada cult de David Lynch.



3 - Yuri Orlov em O senhor das armas (EUA 2005)
Um traficante de armas ucraniano caçado pela CIA e cortejado por países e organizações em todo o planeta. Esse tipo seguro de si, com ótimas sacadas, e um irmão em constante crise moral é encarnado com sensualidade e tenacidade por Cage. O ator confere tom agradável ao personagem, sem glamorizá-lo. Um feito e tanto!



2 - Benjamin Franklin Gates em A lenda do tesouro perdido (EUA 2004)
Nada como viver um herói que não coloca a mão em uma arma né? No contraponto do Orlov de O senhor das armas, o historiador com jeito de Indiana Jones vivido nesse filme, que deu origem a mais uma franquia Disney, é o tipo que papai e mamãe gostam de mostrar aos filhos. Educado, culto e totalmente correto. Mesmo assim, Cage puxa pelo humor Gates para essa lista de descolados...



1 - Charlie Kaufman/ Donald Koufman em Adpatação (EUA 2002)
E nada melhor do que Cage em dose dupla para encabeçar a lista! No último papel que o levou ao Oscar, o ator dá um show como o amalucado e inseguro Charlie Kaufman (o roteirista que se fez personagem em virtude de uma crise criativa). Cage também brilha como o irmão gêmeo fictício do roteirista. Cool, pop e cult. Só é o personagem menos bonito do ator. Mas tudo bem!

12 comentários:

  1. rsrs..muito bacana o post..
    Charlie Kaufman/ Donald Koufman e Terence McDonagh são os melhores, lembro de ter visto algo parecido com o proprio Nicolas Cage, mas foi com os penteados do ator em diversos filmes...!

    ResponderExcluir
  2. O blog tá bem bacana!
    Abraços,

    www.ofalcaomaltes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. HAHA! Cage é em si, um próprio character! Rs.

    Abs.
    RODRIGO

    ResponderExcluir
  4. A sua lista mostra que Cage é um bom ator, a questão é que nem sempre ele escolhe bem os papéis.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post, Reinaldo.

    Apesar de achar Nicolas Cage sempre com a mesma cara de choro, concordo que tem ótimos personagens. hehe. E, sem dúvidas, em Adaptação ele se superou, mas também contracenar com Meryl Streep é sempre uma aula. :p Mas, eu colocaria Coração Selvagem em segundo lugar.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Tbm poderia rolar a sessão dos piores personagens mas ele se salva, lembro do policial gente boa de Atraídos pelo Destino...
    !!!

    ResponderExcluir
  7. O único da lista que vi foi "Vício Frenético" e adoro este personagem. Cage está em ótima atuação, entre uma bomba e outra, de vez em quando ele acerta rs

    "Adaptação" não cheguei a ver inteiro. Mas pelo pouco que eu conferi Cage está muito bem.

    abs... :D

    ResponderExcluir
  8. Nicolas Cage é fantástico! rs

    Estou dando cara a tapa falando isso, mas ouso em afirmar que são poucos que conseguem manter sua carreira em constante desequilíbrio e transitar da canastrice para o brilhantismo.
    Por isso, tenho tanta simpatia, sem falar que, quando quer, Cage destrona. Pra mim, a melhor atuação de 2009 com o filme do Herzog, "Bad Lieutenant". O que foi aquilo? Fantástico, fantástico!

    Dito isso, nem preciso parabenizá-lo pelo top 10, né, Reinaldo? Como sempre, arrasou! Mas esse "Tesouro Perdido" nao tá com nada rs, colocasse "Despedida em Las Vegas" ou "Kick Ass", que fechava a conta! =p


    abraço!

    ResponderExcluir
  9. Diego: Os penteados dele tb são um show a parte...
    Abs

    Antônio: Valeu meu brother! abs

    Rodrigo: Concordo plenamente! Abs

    Hugo: Concordo plenamente (2)! Abs

    Amanda: Valeu Amanda. É, talvez Coração Selvagem merecesse uma posição melhor... Bjs

    Marcelo: Tá anotada a sugestão dos piores... Aguarde! Abs

    Alan: Que negócio é esse de largar Adaptação no meio? Óóóóóó... Abs

    Elton: Concordo que a atuação de Cage em Vício frenético é ótima, mas não creio que mereça figurar entre as mais elogiosas de 2009...
    Quanto a Kick Ass e Despedida em Las Vegas, justifico lá na abertura. Não se tratam de boas atuações ou filmes descolados, mas dos personagens em si. Em Kick ass, por exemplo, não dá para dizer que o personagem de Cage é cool... ainda mais contracenando com a poderosa Hit girl..
    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a seleção, não tinha ideia de que o Nicolas Cage possuía um cardápio tão eclético, rsrs Só senti falta do personagem dele em "Um homem de família", mas vc tá perdoado, rsrsrs No próximo fds prolongado vou colocar o "Arizona Nunca Mais" na minha lista :)

    Beijos,
    Aline

    ResponderExcluir
  11. O Nicolas Cage é um ator meio estranho. Você vê aí o tanto de personagens legais que ele já interpretou, mas olha o tanto de lixo recente que ele fez... Para mim, ele é um ator imprevisível. Eu nunca sei o que ele irá tirar de sua cartola.

    ResponderExcluir
  12. Aline: Valeu! Não coloquei o ótimo personagem de Cage em Um homem de família na lista pq não se enquadra na proposta. Nesse filme, que é um de meus preferidos, ele não vive um personagem descolado... é até um cara chato né? O filme é ótimo, o personagem tb, mas, infelizmente, não se ajustam a demanda aqui...
    Bjs

    Kamila:Acho até que ele é previsível Ka.rsrs. A gnt sabe o que esperar do Cage. Diversão sem culpa em filmes B e uma ou outra atuação calibrada quando menos se espera... mas vc já espera por isso... rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir