quinta-feira, 24 de março de 2011

O universo do cinema a um click...

“Buscando filmes de Alfred Hitchcock”. Essa foi a maneira como a paulistana Valdéria Rapozeiro, de 41 anos, descobriu o site de relacionamentos Vivacinema!. O espaço é criação do carioca Leandro Cunha, 28 anos, que em um movimento de empreendedorismo resolveu criar um espaço de interação cinéfila que pudesse lhe proporcionar ganhos. “Eu já trabalhava com internet há mais de 10 anos e a vontade de trazer a tona um projeto diferente e divertido já martelava minha cabeça há muito tempo”, conta com entusiasmo o carioca. Leandro afirma que sua paixão por filmes remete a infância quando passava horas assistindo filmes com seu pai. Leandro não se ressente do Vivacinema! ter ampla concorrência. Para o web developer, a internet oferece amplo espaço para todos. Helen Cristina da Silva, de 21 anos, moderadora de uma das principais comunidades de cinema do site de relacionamentos Orkut, concorda. “A (comunidade) Apaixonados por cinema surgiu de um desejo de falar de cinema. Parece simples, mas nós - apaixonados pelo cinema - sabemos o quanto é difícil conhecer pessoas com o mesmo entusiasmo”. É desse sentimento e dessa vontade perene de interagir com pessoas que desfrutam do mesmo gosto que comunidades cinéfilas como o Vivacinema! e o Apaixonados por cinema se sustentam e se multiplicam pela internet brasileira. Helen, filosofando, vai além: “na verdade, acho que as comunidades são o motivo do Orkut ainda ser sucesso no Brasil”. A fala de Helen ganha dimensão pelo fato do Orkut perder terreno a cada semana para o mais atraente Facebook. No Brasil, no entanto, a criação de Mark Zuckerberg ainda não se mostrou capaz de superar o Orkut em números gerais. “As comunidades permitem que possamos conhecer pessoas com gostos semelhantes. Sem esses grupos virtuais provavelmente jamais teríamos o prazer de nos conhecermos. É, por esse motivo, minha rede social favorita”, salienta a jovem moradora de Arcos (MG). Valdéria concorda e garante que essas comunidades virtuais deixam o cinéfilo mais a vontade para comentar e acaba proporcionando o surgimento de novas amizades.

Para Helen, as comunidades são o penhor do orkut no Brasil: "o motivo do sucesso"


Celebrando as diferenças

Mas o Vivacinema! e o Apaixonados por cinema, embora reúnam hordas de cinéfilos e tenham como objetivo primário a celebração da sétima arte, são diferentes. O primeiro é um produto com objetivo comercial definido enquanto que o segundo representa um nicho dentro de uma rede social. O Vivacinema! se pretende uma rede social cinéfila propriamente dita. Leandro apresenta dados que o avalizam: “O perfil dos frequentadores do Vivacinema! é bem eclético. Temos pessoas do Brasil inteiro participando da rede numa faixa etária que varia de 20 a 45 anos onde a proporção entre homens e mulheres fica em 45% a 55%”, esclarece.
Helen, por sua vez, afirma que se tornou mais cinéfila depois de fazer parte da Apaixonados por cinema. “Aprendi muito”, afirma.
A febre por redes sociais não parece próxima de um esfriamento. Portanto, você já sabe onde procurar gente que saiba sobre a biografia de Alfred Hitchcock, o novo filme de Tom Cruise e tenha palpites na ponta da língua sobre os filmes do próximo Oscar.

5 comentários:

  1. Muito bacana a reportagem. Não tenho o Vivacinema! Mas tenho o Filmow, rs

    abs.

    ResponderExcluir
  2. Que matéria interessante, Reinaldo! Parabéns por abordar temas legais assim por aqui!!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Pessoal estou divulgando meu blog, o endereço é www.ahoradocinema.com

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Helen. Eu só frequento Orkut mesmo por conta de 3 comunidades de cinema que eu sempre comento. Uma delas, inclusive, eu sou o proprietário. Não atualizo minhas fotos desde setembro de 2010 rs, pra vc ter uma ideia.

    Outro meio que adicionaria no seu texto, Reinaldo, é o blog. Tantas páginas especializadas em cinema no Brasil que dá gosto de ver tanta diversidade e textos tão ou mais inspirados e bem elaborados do que sites convencionais sobre o assunto.


    grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Alan: Tb tenho Filmow Alan... Mas vc já sabe disso... rsrs
    Aquela abraço!

    Kamila: Valeu Ka. Feliz por vc ter gostado! Bjs

    A hora do cinema: Tá divulgado. Abs

    Elton: Valeu pelo comentário meu amigo. Pois é, pensei em abordar o blog. Mas o blog em si não é uma comunidade, embora seja uma rede social. De qualquer maneira, aguarde uma matéria especial sobre blogs e blogsfera cinematográfica para breve...
    Aquele abraço!

    ResponderExcluir