sábado, 18 de dezembro de 2010

Panorama: Snatch-porcos e diamantes


Este talvez seja o melhor filme de Guy Ritchie. Snatch – porcos e diamantes (Snatch, EUA 2000) é sua primeira incursão no cinema americano e a própria sombra aqui lhe fez muito bem. Ao invés de se intimidar pela crítica internacional (em especial a americana) estar esperando um novo Jogos, trapaças e dois canos fumegantes, Ritchie se aproveitou dessa expectativa e entregou o mesmo filme. Só que muito melhor. O cineasta caprichou no humor negro inglês, apostou na hipérbole das imagens, no ritmo ligeiro dos diálogos, na edição clipada e colocou um astro americano para fazer papel de patife (Brad Pitt) e deixou-se levar pelo hype. Ajudou o fato de ter coadjuvantes do naipe de Dennis Farina e Vinnie Jones para carregar o piano. Benicio Del Toro e Jason Stathan também fazem boas aparições, mas o cigano de fala incompreensível de Pitt guardou a primazia da lembrança em Snatch. Este filme mostrou definitivamente o jeito que Ritchie tem (como roteirista) para criar personagens descolados e o talento que tem (como diretor) para fazê-los soarem ainda mais divertidos.
Snatch, em sua simplicidade pop dosada com arrojo visual, talvez tenha sido o melhor filme de gangster moderno até o surgimento de Os infiltrados em 2006 (que devolveu a Scorsese o posto de cineasta do gangsterismo que Ritchie sinalizava ser capaz de roubar aqui).

2 comentários:

  1. Gosto deste filme, mas ainda prefiro Jogos, Trapaças e dois canos fulmegantes. O filme era bem Tarantino, mas Guy tbm criou um estilo visual cool, pop e se apropriou de pedaços de tantos filmes como Tarantino.

    Só depois que ele afundou a carreira depois que casou com a Madonna, rs! Mas o cara esta aí de volta. Assistiu Revólver?

    Abs.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Assisti Revolver sim Rodrigo.Aliás é o próximo destaque de Panorama. Fiquei um tanto decepcionado com esse filme, mas ainda tem seus momentos. Ritchie é menos talentoso que Tarantino (lógico né?!), mas talvez disfarçe melhor sua reciclagem (se é q vc me entende).

    E a melhor coisa que aconteceu a ele foi a separação da Madonna.rsrs
    abs

    ResponderExcluir