sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

OSCAR WATCH 2011 - Repercussão crítica dos premiados pelo National Board of Review

Jesse Eisenberg se firma na disputa
pelo Oscar de melhor ator

Como o leitor pôde acompanhar aqui em Claquete, ontem foram divulgados os vencedores do prêmio concedido anualmente pelo National Board of Review. A organização que agrupa críticos de cinema e historiadores ligados à arte é um dos mais tradicionais e influentes colegiados do segmento cultural americano. Não obstante, os prêmios do National Board of  Review antecipam alguns dos sérios concorrentes ao Oscar. Nos últimos 10 anos, os eleitos pela associação foram contemplados com indicação ao Oscar de melhor filme e em três oportunidades (Menina de ouro, Onde os  fracos não têm vez e Quem quer ser um milionário?) desfrutaram do mesmo vencedor na categoria.
O top 10 da associação geralmente emplacava quatro dos selecionados a melhor filme no Oscar. Como ano passado a academia aumentou o número de concorrentes na categoria,  esperava-se que o aproveitamento do NBR também aumentasse, algo que não se verificou. Seis dos escolhidos pela associação também estavam entre os dez melhores no Oscar (Um homem sério, Amor sem escalas, Up – altas aventuras, Guerra ao terror, Bastardos inglórios e Educação). Um aumento inferior às expectativas. Vale lembrar que ainda não havia a celebração em torno de Guerra ao terror (e o filme de Bigelow estava no TOP 10) e Avatar (outro filme que marcou a temporada), justificadamente, não se alinhava às tendências da associação tida como conservadora.
Após essa rápida contextualização, como fica o cenário para atual temporada? Pouco muda. Pelo menos em termos de posicionamento no grid de largada. Contudo, se A rede social já era tido como o grande filme do ano, depois dos quatro prêmios concedidos pelo NBR (filme, direção, ator e roteiro adaptado), ganha musculatura na temporada. Desde 1976, com Todos os homens do presidente, que um filme não acumula as principais distinções no NBR.
Cena de 127 hours: ausência sentida?


Um outro aspecto a ser notado é a ausência na lista de títulos comentados como 127 hours, Cisne negro e Minhas mães e meu pai, filmes que foram bem contemplados no Spirit Awards. Contudo, ali só competem com produções independentes. Não que seja hora de descartar tais produções da briga pelo Oscar. Seria afoito e prematuro, mas a exclusão aqui denota que os filmes não aparentam ter tanta força quanto se imagina e sim alguns de seus elementos (como elenco, fotografia, trilha sonora, etc). 
As atuações recompensadas ainda não colocam ninguém na dianteira, mas no caso de Jesse Eisenberg (que tinha a concorrência cheia de lobby de James Franco por 127 hours e Colin Firth por O discurso do rei), permite que seu nome passe a ser ventilado entre os oscarizáveis com mais propriedade.  
A próxima associação de críticos a soltar sua lista do ano será o prestigiado círculo de críticos de Boston em 11 de dezembro. Claquete, obviamente, trará essa lista e esmiuçará seu significado para o leitor. 

2 comentários:

  1. And the Oscar goes to... Reinaldo Matheus Glioche!

    Mas eu que começo fazendo o discurso: (rsrsrs)
    De verdade, é muito prático visitar o Claquete e ter um apanhado geral sobre o que rola no circuito cinematográfico, sem ter que precisar viajar por vários sites nacionais e internacionais. Claquete agrega valor ao meu precioso tempo ocioso. Por isso, não me canso de dizer-te: Parabéns pelo trabalho responsável e competente que nos presenteia todos os dias!

    Abs, brother!
    Ah... Agora, sem choro, pode fazer o teu discurso de agradecimento! rsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. Poxa Cássio, muito obrigado mesmo. Não vou chorar não, mas a emoção é genuína. Você não sabe como você me deixa feliz e entusiasmado não só com o reconhecimento, mas com a forma que você o apresenta. Meu interesse em manter Claquete com essa dinâmica é justamente atender essa necessidade que vc aventa. Saber que o blog atende a esse seu interesse cinéfilo é uma recompensa ímpar ao meu trabalho que não vou negar, é extenuante as vezes. Fico muito, muito, muito feliz mesmo ao ler suas palavras.
    Obrigado, de todo o coração!
    E aproveitando para fazer um merchã básico: em 2011 muitas novidades em Claquete!Aguarde!
    Abração!

    ResponderExcluir