segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Crítica - Enterrado vivo

Cinema maiúsculo!
Você pode apurar se um filme é bom quando ele explora ao máximo as possibilidades apresentadas pelo roteiro. Se o roteiro em questão for daqueles considerados infilmáveis, o filme torna-se melhor ainda. É mais ou menos isso o que acontece com Enterrado vivo (Buried, ESP 2010). A fita do espanhol Rodrigo Cortés é uma tour de force de Ryan Reynolds. Único ator em cena durante os 95 minutos de projeção, toda a força dramática do filme se escora em sua presença. Estivesse ele inseguro de seu potencial ou não confiasse na habilidade de Cortés em contar uma história tão pouco afeita ao cinema, e Enterrado vivo estaria fadado ao fracasso. O filme se passa o tempo todo (e em tempo real) dentro de um caixão, no qual Paul Conroy (Reynolds) está preso. A ideia de claustrofobia é trabalhada aos poucos por Cortés que se vale de uma trilha sonora insidiosa e de planos elaboradíssimos que gabaritam a técnica utilizada para dar viço à tensão da situação vivida por Paul.

Ryan Reynolds tem apenas um isqueiro e um celular com meia
bateria: uma atuação impressionante

Aos poucos vamos descobrindo o por que de Paul estar sendo submetido àquela desesperadora experiência e é aí que Enterrado vivo se mostra como o mais eficiente libelo anti-guerra do Iraque concebido no cinema (e não ter dinheiro de Hollywood na produção ajuda a potencializar o impacto). Cortés, com um homem em cena e uma situação incrivelmente desumana em foco, alinha um tenaz comentário sobre os efeitos colaterais de uma ocupação tão desastrada como a que os EUA impetraram no Iraque.
Não que ele objetive resolver seu filme como mais uma desautorização aos desmandos da era Bush. O fato de fazê-lo com extrema simplicidade (no campo das ideias) e astúcia (na forma de desenvolvê-la tanto narrativamente quanto em termos de linguagem) não diminui o fato do filme ser um entretenimento acima da média. Um suspense que comprova que enquanto a criatividade estiver intacta no cinema, sempre haverá uma maneira de sofisticar o registro cinematográfico propriamente dito.

7 comentários:

  1. Estou sem ar até agora!(não é axagero!:p)
    Eu tinha que ser a primeira à comentar esse post! \0/

    Tão impressionante,real,tenso e claustrofóbico,que quase morro agora,só de ler a palavra caixão por aí,rs


    Horrívelmente assustador,rs
    O filme mais aterrorizante que já assisti,e olha que nem é de terror,rs

    "Aquele" beijo,pra vc,Ray.
    (rsrsrs)

    ResponderExcluir
  2. Oi Reinaldo.

    Este pequeno filme é grandioso na idéia e concepção. De fato o xará Cortés (Rs) fez um filme muito criativo e tudo o mais e mostrou seu talento multifacetado. Só não gostei de um elemento chave que acho que vc já deve imaginar qual é. Só não vou dizer aqui para não vazar spoiler.

    Um filme que deixa a gente sem fôlego e nervoso mesmo. Ryan mostrou aqui para mim a sua versatilidade. Não gostava muito dele até vê-lo nesta fita.

    Abs.
    Rodrigo

    Fiquei até mais entusiasmado agora em conferir o Lanterna Verde. Vamos lá. Rs!

    ResponderExcluir
  3. Estou super curiosa para ver e agora com seu texto, mais ainda. Vou colocar no topo da lista.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Pat: rsrs. Captei vc mensagem. Very funny (and ironic!).
    O filme é muuuuito bom mesmo. Bjs

    Rodrigo: É mal do nome né meu chapa?! rsrs. Sério, teu xará fez um ótimo trabalho. Quanto a Ryan Reynolds sempre gostei dele. Logo detectei um ator com profundidade dramática e traquejo cômico. Ajuda o fato de ter um senhor carisma.
    Acho que ele vai salvar Lanterna verde, cujo trailer não me deixou boas impressões.
    Aquele abraço!

    Amanda: Como diz o slogan do filme: prenda a respiração...
    bjs

    ResponderExcluir
  5. É realmente admirávelo resultado de Enterrado Vivo. A câmera é a estrela do filme. Dou tanto crédito a ela que digo que uma boa porcentagem da qualidade da atuação do Reynolds é graças aos enfoques da mesma.

    Grande abraço!

    http://cineaocubo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. baita filme! ryan reynolds merecia a indicação para melhor ator no oscar

    http://filme-do-dia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Alyson: Tu fez uma observação que além de interessante é muito pertinente meu caro. De fato, a câmera de Cortés valoriza, e muito, a atuação de Reynolds. Grande abraço!

    Kahlil Affonso: Tu não é o único a levantar essa bola não meu brother... Ele merecia atenção nessa temporada de prêmios, isso é inegável!
    abs

    ResponderExcluir