quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Crítica - Demônio

Bom de dar medo!

Já imaginou ficar preso em um elevador com o Diabo? É a partir dessa premissa com ares de conto de terror proposta por M.Night Shyamalan, que Demônio (Devil, EUA 2010) avança. A fita, dirigida com economia e estilo por John Eric Dowdle, é um frescor do gênero terror em um ano marcado pelo sétimo Jogos mortais e a frustrada tentativa de reerguer Freddy Krueger.
Um deles é o coisa ruim: A claustrofobia existe, mas Dowdle
brinca mesmo é com a identidade de seu protagonista
Cinco estranhos ficam presos em um elevador de um edifício comercial da Filadélfia (um dos mcguffins do filme, afinal é uma produção com a assinatura de Shyamalan) e nós sabemos de antemão que uma dessas pessoas é o diabo em forma humana. Através de uma câmera instalada no recinto, a segurança do edifício e dois policiais tentam confortar as pessoas enquanto estranhos acontecimentos e assassinatos começam a ocorrer no interior do elevador.
É interessante observar que para cada articulação racional proposta pelo policial encarregado do caso (um canastrão Chris Messina), o evento subsequente no elevador desarma sua teoria. Brincar com as expectativas de quem tenta elucidar o que está acontecendo (sejam os investigadores ou a platéia) é a ordem do dia. Não que Demônio seja tão revolucionário ou surpreendente quanto O sexto sentido (uma lembrança constante), mas não faz feio na comparação.
Dowdle não tem a verve de Shyamalan, tão pouco seu tino para a potencialização das imagens, mas demonstra talento. A julgar pela boa recepção da colaboração, seria recomendável que Shyamalan (e ele já sinalizou para essa direção) continuasse a produzir Dowdle em projetos como esse.
Com jeito de lenda urbana, Demônio é um filme que cumpre religiosamente o que promete. Pregar o espectador na cadeira e voltar a sua mente nas primeiras e desavisadas incursões pelo elevador.

4 comentários:

  1. Que argumento incomum!

    Fiquei curioso! huahahuah

    Abs

    ResponderExcluir
  2. A premissa do longa é muito interessante, gostei. Mas, irei esperar chegar a locação ...

    []'s

    ResponderExcluir
  3. Medinho. Arrepiozinhos. E o dito cujo sussurrando em nossa cabeça. Apesar de sacar quem era, o filme fica dúbio um tempo. Rs!

    Gostei da proposta de Shy e suas crônicas. Acho que nem mesmo o Shy anda com tanta verne imagético, mas tem grande autoria e visão.

    Aguardo o 12 strangers.
    Abs.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Cássio: É bem legal! Abs

    James:Espero que vc goste! abs

    Rodrigo: Pois é, espectadores escolados matam o que não chega a ser uma charada (existem índicios fortes), mas mesmo assim o filme é divertido...
    Esse selo Night Chronicles promete! Vamos aguardar! Abs

    ResponderExcluir