domingo, 24 de outubro de 2010

De olho no futuro...

Seleção de responsa!

A 34ª Mostra internacional de cinema de São Paulo já está acontecendo e deixando milhares de cinéfilos correndo para cá e para lá para aproveitar o melhor da cinematografia mundial exibida em duas semanas na cidade. Muitos destes filmes, como se sabe, não chegam a ter distribuição comercial no país. Felizmente, cada vez mais, uma fatia maior (embora ainda insatisfatória) de filmes exibidos na Mostra chegam ao nosso circuito.
Alguns filmes que prometem ser sensação na edição deste ano já tem data para chegar aos nossos cinemas. Atração perigosa, de Ben Affleck é o primeiro deles. Chega já na próxima sexta. Outra elogiada fita americana, Minhas mães e meu pai, chega no dia 12 de novembro. Também em novembro estréiam o novo Woody Allen (Você vai conhecer o homem dos seus sonhos) e Lope, co-produção entre Espanha e Brasil dirigida por Andrucha Waddington. Programados para dezembro estão Film socialisme, de Jean-Luc Godard, O garoto de Liverpool, de Sam Taylor-Wood e Turnê, de Mathieu Amalric.


Premiado em Cannes como diretor, Amalric e seu Turnê são opções cults para o cinéfilo paulistano na Mostra de cinema


De volta a Pandora

No calor do relançamento de Avatar nos cinemas brasileiros (o que? Você não sabia?), James Cameron anda falando de sua cria mais abastada. O diretor anunciou que filmará duas sequências do filme simultaneamente. Avatar 2 e 3, portanto, serão concebidos juntos. O segundo filme, que se chamará Na´vi, em referência aos habitantes de Pandora, deve ser lançado em 2014 e o terceiro no ano seguinte.
Cameron deixou claro que não pretende passar um longo tempo sem dirigir. Antes de voltar a Pandora, porém, o diretor está envolvido em dois projetos (a adaptação do anime Battle Angel e At the mountain of madness) que já estão em pré-produção. Cameron também está em negociações para dirigir o épico Cleópatra: a life.


A rota de Dhalia

O diretor brasileiro Heitor Dhalia precisa de um tempo para pensar. Conforme já anunciado previamente em Claquete, o diretor está ligado aos projetos April 23 (produção anglo-americana) e Serra Pelada (nas palavras do próprio Dhalia um épico nacional que será estrelado por Wagner Moura). Na última semana surgiu a notícia de que Dhalia está em negociações para dirigir If I stay, baseado na obra de Gayle Forman. Para o filme acontecer é necessário que os produtores fechem com a estrela Dakota Fanning que estaria interessada no projeto. Dhalia foi (e é) a primeira opção dos produtores que ficaram impressionados com seu último filme, À deriva.

 
A igreja e a polêmica
 
Enquanto no Brasil a propaganda eleitoral se pauta pela questão do aborto, o cinema americano investe no portoseguro do terror, isto é, exorcismo. Só que agora com a benção do vaticano. Em The rite, Anthony Hopkins é um padre que resolve excrutinar o ritual. E para não dizer que a relação com o Brasil foi forçada, há sangue brasileiro na fita. Alice Braga faz uma coadjuvante e aparece no trailer que Claquete traz para você.
 




Holofote

É duro ser Angelina: Jolie terá uma dor de cabeça a mais quando começar a rodar seu filme na Bósnia


Angelina Jolie não lançou nenhum filme este mês, mas de alguma maneira tornou-se uma das protagonistas do noticiário de cinema no período. Enquanto se prepara para viver Cleópatra no cinema, um papel que admitiu em entrevista a um programa matinal americano estar “muito ansiosa e honrada”, aguarda a definição do diretor pela Sony Pictures (estúdio que produzirá e distribuirá o longa). Enquanto aguarda o universo se alinhar para a história de Cleópatra ganhar os cinemas novamente, ela se engaja em sua estréia como diretora. O projeto, ainda sem nome, contará a história de amor entre uma bósnia e um sérvio em plena guerra da Bósnia. Depois de anunciar no fim de setembro os protagonistas de seu drama (a atriz bósnia Zana Marjanovic e o ator croata Rade Serbedzija) e de começar a visitar algumas locações no leste europeu, a atriz se viu envolvida em um incidente diplomático. O ministério da cultura bósnio revogou a autorização de Angelina para rodar cenas de seu filme no país. A atitude foi motivada por protestos de entidades civis que não aceitavam o mote do filme. Angelina declarou à imprensa que seu filme se trataria de uma história de amor, não política e se disponibilizou para prestar esclarecimentos a quem quer que fosse. Não foi necessário. Na última semana o ministério bósnio voltou atrás e concedeu, novamente, autorização para Angelina gravar no país. Apesar da boa nova, as mesmas entidades civis que conseguiram a primeira proibição asseguraram que continuaram protestando e que protestarão durante a estadia de Angelina no país. De acordo com uma dessas entidades, “Mulheres bósnias vitimas da guerra”, Angelina não tem condições para entender o que passou uma mulher bósnia na guerra e que é inconcebível que uma bósnia estuprada por um soldado sérvio se apaixone pelo mesmo (como ocorre no argumento do filme de Angelina).

Primeira mão



Foi divulgado o poster de Conviction, mais um drama baseado em história real estrelado por Hillary Swank. Já existe Oscar buzz para ela e seu parceiro de cena, Sam Rockwell. O filme ainda não tem previsão de estréia no Brasil



Viggo Mortensen e Keira Knightley em cena de A dangerous method, novo filme de David Cronenberg que está cotado para ter premiere mundial no próximo festival de Cannes


Jason Stathan e Robert De Niro dividem a cena em The killer elite, filme que ainda está em fase de filmagens

4 comentários:

  1. Uma amiga minha conferiu "Conviction" e disse que acha que eu vou adorar. Espero gostar do filme, como ela! :)

    Queria tanto poder ter a chance de, um dia, conferir a Mostra de Cinema de São Paulo.

    E torço demais pelo sucesso da carreira internacional do Heitor Dhalia. Acho ele um dos nossos bons diretores.

    ResponderExcluir
  2. Ainda espero poder acompanhar um Festival no Rio ou em São Paulo.

    Quanto a James Cameron... Vamos ver se Pandora tem fôlego para tanto.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Fiquei interessado nessa Serra Pelada do Dhalia. Se bem feito, pode render um grande filme. E Dangerous Method, do Cronenberg faz parte da minha lista de esperas. Sou fascinado pelo trabalho de Freud!

    Cultura na web:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Kamila: Ela tava no festival de Toronto? O filme acabou de estrear em Nova Iorque e Los Angeles. Então ela só pode ter visto em uma dessas cidades (e neste fds). De qualquer maneira, acho que vai ser um bom filme.
    Tb torço para Dhalia.
    Bjs

    Amanda: Vai poder. Com certeza Amanda. E acho que Pandora mal teve fôlego para terminar o primeiro filme...rsrs
    Bjs

    Pseudo-autor:Somos dois nos pólos do seu comentários.rsrs.
    Abs

    ResponderExcluir