domingo, 25 de julho de 2010

ESPECIAL SALT - Insight

Por que a espionagem dá certo no cinema?

Angelina Jolie é acusada de ser uma agente dupla em Salt, que estréia na próxima semana no país


É um mistério digno de James Bond. A sociedade e o cinema atravessaram profundas transformações ao longo dos anos, despontando tendências e consagrando gêneros e estilos cinematográficos das mais diversas estirpes e procedências. A espionagem, porém, desde que surgiu com força no cinema, nos idos dos anos 60, sob o calor da guerra fria, tem se mantido firme e renovável no eixo central da produção cinematográfica contemporânea. Se James Bond é o símbolo maior da guerra fria, como explicar seu sucesso itinerante nesses últimos anos? É lógico que Bond foi atualizado. É desnecessário frizar mais uma vez as influências da trilogia Bourne nos mais recentes filmes do agente britânico. Mas não é o próprio Bourne um reflexo dos temores da guerra fria? Por que esse tipo de cinema ainda encontra respaldo em uma época aparentemente tranquila?
Julia Roberts e Clive Owen em cena de Duplicidade: Espiões a serviço de multinacinacionais

Primeiro porque é contingência do mundo globalizado em que vivemos a proliferação de teorias conspiratórias. As teorias conspiratórias surgiram no âmago do imaginário cultural juntamente com o cinema de espionagem e com a guerra fria. Logo, embora a guerra fria - como o conceito a define - tenha acabado, os outros elementos ganharam dimensão própria. Na era do Big Brother, dos poderosos vírus de computador e dos super jatos sônicos é difícil imaginar que as potências mundiais ainda precisem dos velhos arquétipos representados pela figura do espião. Tony Gilroy fez um ótimo filme ano passado, Duplicidade, mostrando que a espionagem hoje serve melhor as grandes corporações do que aos países. O que, de fato, reflete a nova ordem econômica mundial.
Mas não é só. A espionagem deixou de ser tratada como cinema de escape e passou a ser coisa séria. Sidney Pollack e Alan J. Pakula ajudaram a transmutar a cara desse cinema com fitas como Os três dias do condor (1975) e Todos os homens do presidente (1976). Daí para a frente a abordagem da espionagem na tela grande passou a ser mais multifacetada.
Perpassando o drama, com exemplares como O jardineiro fiel (2005) e O americano tranquilo (2002), a ação, como no recente Salt (2010), e até mesmo a comédia, como no já citado Duplicidade (2009).

O brasileiro Fernando Meirelles orienta Ralph Fiennes e Rachel Weiz nos sets de O jardineiro fiel, adaptação do best seller britânico de John Le Carré

9 comentários:

  1. Reinaldo, ótimo seu blog..soh que vc deveria deixa lo menos confuso...e o visual é meio amador para a qualidade de seus textos neh? tente pedir ajuda a algum designer ou blogueiro...o visual é muito paint..e feio...deixa seu blog estranho..
    e tente deixar menos confuso..eh tanto post aki, tudo estranho de entender...que bagunça...

    ate, querido!boa sorte nas mudanças...bj

    ResponderExcluir
  2. Espionagem é algo que sempre dará certo no cinema, todo mundo gosta, é divertido, rs
    Eu vi poucos filmes sobre o tema, mas gosto bastante.

    Acho o layout lindo e não acho nada estranho de entender. rs
    Por favor Reinaldo, não mude! rs

    ResponderExcluir
  3. Por que será que as pessoas que criticam,tem mais medo do julgamento das pessoas,do que o próprio criticado?

    Sempre fazem postagens anônimas,não divulgam e-mail,nome falso...Nunca dão a cara a tapa.Parece medo de descobrirmos que elas são tão falhas quanto nós...Seu blog não é uma bagunça,Ray.As pessoas é quem tem pouco conteúdo e muita língua!rs

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi reinaldo!
    Gostei muito deste Insight e quero muito conferir a estréia deste SALT. Phillip Noyce, como já te disse, é um diretor que aprecio. E como você me respondeu fez os ótimos: Jogos Patrióticos e Perigo Real e Imediato com Harrrison Ford!

    Intriga Internacional e a franquia James Bond, de fato foram os avós deste gênero. Gosto muito de Três Dias de Condor e Todos os Homens Do Presidente (fundamental filme para quem estuda Rádio, Televisão e Jornalismo).

    E, nao poderia deixar de criticar esta Madalena. Quem é essa pessoa? Enfim, deve ser alguém muito triste e que pra usar um nome falso deve ter no mínimo vergonha so seu sobrenome e família.
    Desculpa Reinaldo, não pude deixar de salientar isso, mas não é a primeira vez que leio tais comentários estúpidos da tal pessoa que nao se apresenta aos blogueiros. Madalena te convido para ir no Cinema Rodrigo falar mal do que quiser. Será bem vinda e chutada pra fora ao mesmo tempo!

    Abs,Reinaldo seu blog é ÓTIMO (assim mesmo em caixa alta)

    Hasta la vista Madalena! ("Bj" queridinha).

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  5. Também adorei o Insight! Adoro filmes de espionagens e realmente espero que Salt reforçe esse cinema de ação bem feito.

    ResponderExcluir
  6. Madalena:Não sei se vc é anônima que postou comentário similar há alguns meses atrás, inclusive em um post sobre o filme Munique, se não for peço desculpas antecipadas e solicito que leia a coluna ao lado em que ficam especificadas todas as seções e colunas mensais e semanais de Claquete. Caso seja a anônima de outrora, terá notado que o layout de Claquete é novo, não tem nem um mês, e faz parte de um pacote de mudanças e melhorias que estou aplicando no blog. Sinto muito se você se confundiu. Se ficar por mais tempo acompanhando Claquete, tenho certeza que a confusão se dissipará. Obrigado pelos elogios.
    Abs

    Alan:Obrigado pelo apoio brother. É mais importante do que vc imagina. Adoro filmes de espionagem tb. Não acho que Salt vá fazer coro ao que de melhor foi produzido no subgênero, tão pouco acho que vá desonrá-lo. Abs

    Pat: Obrigado pelo apoio e pela defesa veemente Pat. Vc é meu doce e iluminado anjo por aqui... bjs

    Rodrigo: Obrigado pelos elogios, pelo apoio e pela coerência de seus argumentos. Não há porque se desculpar. Como jornalista e como pessoa, prezo a democracia e o respeito aos valores individuais. Vc está os exercendo aqui em Claquete. Fico feliz que se sinta entusiasmado a fazê-lo.
    Quanto ao cinema de espionagem. Tb sou um "huge fan".rsrs. Adoro Todos os homens do presidente e endosso sua obeservação de que é essencial para quem faz jornalismo e rádio e TV (aliás, esse O informante, Rede de intrigas, Montanha dos sete abutres...)
    E antes de terminar, obrigado pela caixa alta. It made my day!
    abs

    Luis Galvão:Obrigado Luis. Tenho a mesma expectativa que vc. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Reinaldo,

    Excelente insight. Parabéns! Muito bem feito o paralelo de como a Guerra Fria e com a contemporaneidade de questões de invasão de privacidade em vírus de PC, Big brothers não tirá também o mérito das teorias conspiratórios, principalmente em ambiente corporativo que, sim, existem e são realizadas por outros meios muito mais disfarçados e políticos.

    Penso que o cinema de espionagem nunca sairá de moda, somente será revisitado com novos conflitos e contextos ,isso porque o thriller que já faz parte dele é um das formas mais enigmáticas de ver como se desdobra a conspiração em si. Quero conferir Salt e ainda tem a Jolie bancando a super mulher bombástico, um pouco de Lara Croft com Sra Smith + agente secreto hehe!!!

    Enfim, não posso deixar de confirmar com a sabedoria do meu querido Rodrigo, Todos os homens do presidente e Jogos Patrióticos são filmes que eu aprecio muito.

    Reinaldo, seu BLOG é outstanding, excepcional mesmo, first class total e todas as mudanças são positivas, vc é um dos melhores blogueiros de Cinema, sempre tenha isso em mente e, concordando de novo com o Rodrigo, é isso aí, não dê confiança para pessoas normalmente recalcadas, reprimidas,invejosas, carentes de atenção e egocêntricas que entram nos blogs alheios e emite comentários maldosos e pejorativos exatamente para chamar a atenção que lhes falta na vida real. A estas pessoas resta-lhes o vazio da existência, o desprezo eterno.

    bjs!

    ResponderExcluir
  8. Eu estou ansioso pra conferir a atuação de Jolie, confesso que, inicialmente, eu nem tinha lido nada a respeito do filme, muito menos da produção - mas, só pela presença de Jolie eu fiquei ansioso, rs...E eu gosto dela, frenética, em ação!!! rs

    Aguardo pra ver este filme! Além disso, ela está belíssima...ainda mais nesse visual, né? rs


    Bom,
    faço coro aqui: quem é essa infeliz?
    Até por que eu já vi essa "Madalena" no meu blog, mais de 3 vezes...inclusive, hoje, usaram o nome de Madame para comentar no meu último post...um comentário bem incoerente com a escrita e o jeito dela, notei isso e tratei de enviar um email pra ela, a confusão foi desfeita: era alguém se passando por ela.

    Acho um absurdo isso, qual o motivo de entrar num blog e sair alfinetando sem razão? Ainda mais, de uma maneira bastante agressiva...e com ironias! Me desculpe, Reinaldo, mas nem você merece isso, muito menos nós blogueiros.

    Como disseram aí, acima, se ao menos a pessoa colocasse o nome, poderíamos saber quem é de fato...e estabelecer um diálogo...mas, preferem usar de máscaras e ficarem no anonimato! Ridículo!


    Vida longa a este blog!

    ResponderExcluir
  9. Madame: Obrigado pela gentileza das palavras e pelo reconhecimento do valor do texto nos mínimos detalhes madame. Não poderia deixar de agradecer também pelo apoio sempre constante e entusiasmante para com Claquete. bjs

    Cristiano:Pois é Cristiano, vamos ver no que Salt vai dar né?! Valeu pela solidariedade Cris, mas deixemos Madalena a sós com sua insatisfação generalizada.
    Abs

    ResponderExcluir