sexta-feira, 18 de abril de 2014

A seleção da 67ª edição do Festival de Cannes

A correria foi grande, assim como os boatos que cercavam o anúncio dos filmes que integrariam a lista dos concorrentes à 67ª disputa pela Palma de Ouro na croisette. E, como de hábito, o anúncio dos filmes selecionados agradou. Com Cannes é assim, como os filmes ainda não foram vistos, há muita pouca controvérsia. A apreciação se dá no número de vencedores prévios em disputa, de cineastas consagrados, de cinematografias privilegiadas, na presença americana, na presença francesa, na musculatura asiática e afins.
Para 2014, alguns favoritos do festival estão de volta. Jean-Luc Godard, David Cronenberg, Olivier Assayas, Jean-Pierre e Luc Dardenne, Xavier Dolan, Mike Leigh e Ken Loach capitalizam a disputa pela Palma de Ouro com o assédio de figuras que crescem em prestígio na Riviera como Michel Hazanavicius, Atom Egoyan e Naomi Kawase.
A briga pela Palma de Ouro traz menos americanos do que nos últimos anos. Eles são quatro. Somados a dois ingleses e a filmes de outras nacionalidades falados em inglês preservam a sensação de que Hollywood invadirá a croisette. Ryan Gosling, Nicole Kidman, Robert Pattinson, Kristen Stewart, Meryl Streep e Tommy Lee Jones são presenças esperadas em Cannes.
Robert Pattinson, em plena reengenharia de carreira, estreia dois filmes no festival. Está em Map to the stars, de Cronenberg, que compete à Palma de Ouro, e em The rover, que será exibido fora de competição e é do mesmo diretor do intenso Reino animal.  
A mostra Um certo olhar terá a première de Lost river, estreia na direção de Ryan Gosling, outro habitué de Cannes. La chambre bleue, novo filme de Mathieu Amalric também estará na mostra, assim como O sal da terra, documentário sobre o fotógrafo Sebastião Salgado assinado pelo filho dele em parceria com o cineasta Win Wenders.
Mais dois filmes devem ser anunciados na mostra principal, mas a presença sólida do cinema francês (Assayas, Godard e Hazanavicius), renovada do cinema americano (Tommy Lee Jones e Bennett Miller) são, sem sombra de dúvidas, a grande atratividade da lista neste primeiro momento.

Mostra competitiva principal

ADIEU AU LANGUAGE, de Jean-Luc Godard

CAPTIVES, de Atom Egoyan
FOXCATCHER, de Bennett Miller
GRACE OF MONACO, de Olivier Dahan
JIMMY’S HALL, de Ken Loach
LE MERAVIGLIE, de Alice Rohrwacher
LEVIATHAN, de Andrey Zvyagintsev
MAPS TO THE STARS, de David Cronenberg
MOMMY, de Xavier Dolan
MR. TURNER, de Mike Leigh
RELATOS SALVAJES, de Damian Szifron
SAINT LAURENT, de Bertrand Bonello
SILS MARIA, de Olivier Assayas
STILL WATER, de Naomi Kawase
THE HOMESMAN, de Tommy Lee Jones
THE PAIN OF BIRDS, de Abderrahmane Sissako
THE SEARCH, de Michel Hazanavicius
TWO DAYS, ONE NIGHT, de Jean-Pierre e Luc Dardenne
WINTER SLEEP, de Nuri Bilge Ceylan



Confira o trailer de Captives, filme de Atom Egoyan que disputará a Palma de Ouro

2 comentários:

  1. É uma seleção de respeito, a do Festival de Cinema de Cannes 2014. A impressão que eu tenho é a de que o evento tenta retornar o prestígio que tinha. Só espero que as premiações sejam justas. Muitos prêmios têm sido contestados nos últimos anos.

    ResponderExcluir
  2. Ainda espero poder um dia conferir tudo isso de perto, rsrs. Mas, pelos realizadores e notícias parece mesmo uma edição de respeito.

    bjs

    ResponderExcluir