quarta-feira, 12 de março de 2014

Crítica - Clube de Compras Dallas


If I gonna die, I wanna die with my boots on...



A opção pelo título em inglês não é um capricho, mas a preservação da natureza de uma expressão que traduzida perderia o impacto. Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é um caubói e na singeleza de sua vida de macho texano, a expressão em questão diz muito sobre a essência do personagem, mas também sobre a essência de Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club, EUA 2013), para todos os efeitos a grande surpresa da edição 2014 do Oscar com suas seis indicações (filme, roteiro original, ator para Matthew McConaughey, ator coadjuvante para Jared Leto, montagem e maquiagem).
O filme do diretor Jean-Marc Vallée é sobre a gana de viver. Durante muito tempo, o roteiro de Clube de Compras Dallas, inegavelmente um dos trunfos do filme, esteve incluso na famigerada blacklist de Hollywood, como é conhecida a lista de “projetos malditos”. Um tema complexo, controverso ou um texto caro, infilmável valem passaporte à democrática blacklist e Clube de Compras Dallas demonstra com sua narrativa apaixonada, catártica e passional que é um filme de paixão; um filme que brigou tanto por sua vida como o personagem ao qual joga luz.
Essa é uma das belezas do filme que abre esplendidamente com Ron fazendo sexo com duas mulheres, aparentando saúde fragilizada e fitando um caubói tentando manter-se montado em um touro. A apresentação do personagem é o casamento perfeito entre um texto ciente de seus objetivos e um intérprete disposto a atendê-los.
Ron se descobre aidético e o filme opta por se ocupar menos de sua raiva e mais de sua força de viver. Bronco e preconceituoso, Ron se descobre engajado em fornecer drogas não aprovadas pelo governo americano, mas satisfatoriamente manipuladas em outros países para pacientes com o vírus HIV. A cruzada de Ron ganha simpatia porque ele não precisaria fazer aquilo e apenas McConaughey, dominando um personagem tão abstrato em suas motivações, oferta a humanidade que muitos desconfiam já não existir em nosso mundo.
É aí, nesse contexto, que muitos veem uma crítica feroz à indústria farmacêutica e o conluio desta com as autoridades públicas na aprovação de remédios. A crítica está lá, mas em momento algum ela recebe a primazia da dramaturgia. Ron Woodroof está no comando do show e ele é um personagem que reúne todas as condições de comandar a narrativa. Há uma cena em que fica claro que apesar de estar fazendo o bem, o personagem é moralmente desviado. Quando uma mulher que lhe atrai busca associação no clube que ele montou para distribuir os remédios que trazia de outros países, ele faz sexo com ela em uma clara sugestão da realização de que houve uma concessão da parte dele que ele não fez, por exemplo, a um rapaz que só tinha U$ 50 e não os U$ 400 necessários para ingressar no clube.
Esse despudor em apresentar um personagem em toda a sua verdade e focar em uma história humanisticamente irrepreensível, configura Clube de compras Dallas em um filme poderoso. Muito em parte pelo trabalho de McConaughey que vai muito além da perda assustadora de peso. Dosando a emoção da caracterização com precisão de equilibrista, o ator encontra em Jared Leto uma bússola. Interessante ver como os dois atores se mostram generosos em cena.

Clube de compras Dallas é um filme que se justifica plenamente em sua cena final. Aqueles com gana de viver, vivem. 

4 comentários:

  1. Esse filme tem recebido uma recepção bastante irregular entre os colegas blogueiros cinéfilos. Pelo que ando lendo, alguns reclamam do desenvolvimento do roteiro... Você não teve esse problema. De todo jeito, minha curiosidade em relação a este filme diz respeito ao fato de que Matthew McConaughey e Jared Leto foram aclamados pelas suas respectivas performances.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a crítica, ela inclusive iluminou alguns pontos que eu não tinha captado quando assisti.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Belo texto, Reinaldo. Também concordo que o roteiro nos guia muito bem no mundo de Ron Woodroof e Matthew McConaughey faz ele ganhar vida de uma maneira esplêndida, assim como Jared Leto está muito bem.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Kamila: É um filme muito melhor do que se poderia imaginar Ka. Para mim, o roteiro - quem diria - é um dos trunfos do filme.
    Bjs

    Aline: Poxa, como é bom ouvir (ler) isso. Obrigado!
    Bjs

    Amanda: Obrigado Amanda. Pois é, quando um bom roteiro, com um ótimo personagem, encontra um bom ator, a mistura fica muito boa...
    bjs

    ResponderExcluir