sábado, 29 de junho de 2013

Especial Guerra Mundial Z - Os filmes de zumbis mais significativos dos últimos dez anos


Todo mundo sabe que George Romero é o dono da cocada preta em matéria de zumbis no cinema. Ok, talvez nem todo mundo saiba que foi Romero quem formatou o conceito de zumbi e deu viço a ele nos cinemas com o filme A noite dos mortos vivos (1968). Depois do lançamento do filme, a popularidade dos mortos vivos só fez crescer. Nada, no entanto, que se compare a febre que assola a cultura pop há alguns anos. O grande expoente dessa nova onda não surgiu exatamente no cinema. Depois de uma brisa no videogame, a febre atingiu seu pico com a série "The walking dead" na TV. Contudo, pode-se dizer novamente que o cinema está por trás desse resgate à adoração pelos zumbis.
Alguns filmes lançados na década passada anteciparam essa vibe que cerca o lançamento de Guerra mundial Z, protagonizado por Brad Pitt.

Cillian Murphy experimenta a solidão no icônico Extermínio (2002)

Danny Boyle é responsável direto por esse resgate dos zumbis direto do cinema dos anos 60 e 70. Em Extermínio (2002), pequeno filme inglês que arrasou nas bilheterias mundiais e conquistou a crítica internacional de maneira efusiva, o diretor que mais tarde ganharia o Oscar por Quem quer ser um milionário? atualiza este universo com zumbis velozes, mais inteligentes do que o habitual e que são resultado de uma epidemia biológica disseminada com origem militar. O filme ganhou uma eletrizante sequência em 2007. Antes, porém, os zumbis voltaram à ordem do dia em Madrugada dos mortos (2004), remake da seminal obra de Romero tocada por um então estreante Zack Snyder. Madrugada dos mortos era um filme de zumbi clássico, mas perfeitamente adornado para os novos tempos. Sucesso imediato e carreira feita, tanto para Snyder – que engataria o sucesso 300 na sequência – como para os zumbis que voltaram com tudo ao topo da pirâmide da cultura pop. Se os vampiros adotaram a purpurina com Crepúsculo, os zumbis seguiram atrozes e propícios à alegoria política. O próprio Romero voltou à ativa com Terra dos mortos (2005), um filme inferior a Extermínio e Madrugada dos mortos, mas um filme de Romero em todas as suas vicissitudes, imperfeições e genialidades. O diretor recicla a ideia dos conflitos sociais – que abasteceu suas severas crônicas sobre o termostato da sociedade ao longo dos anos – em A ilha dos mortos (2009), em que duas famílias rivais que controlam uma ilha discordam sobre o extermínio ou não dos mortos-vivos.

Ação zumbi: Madrugada dos mortos provou que os zumbis estavam mais vivos do que nunca... 

Humor negro: a perola inglesa Todo mundo quase morto conferiu novo status aos mortos vivos no cinema

Outro filme que pode ser agregado a esse balaio de referências zumbis, é Zumbilândia. A comédia de ação acompanha quatro personagens, totalmente distintos entre si, no pós-apocalipse zumbi.Com uma hilária participação de Bill Murray, o filme rapidamente tornou-se cult e irá virar uma série de TV. Mas os ingleses vieram antes com Todo mundo quase morto. A hilária sátira dirigida por Edgar Wright e estrelada por Simon Pegg e Nick Frost mostra um sujeito alienado que se descobre no meio de uma epidemia de zumbis.
No início de 2013, Meu namorado é um zumbi, adaptação de uma bem sucedida obra-literária homônima, preserva o humor nonsense de Zumbilândia e acresce uma pitada de romance improvável ao mostrar o amor entre uma humana e um zumbi. Se é um sinal do vigor do subgênero no cinema, Meu namorado é um zumbi é, também, demonstração de que este atual ciclo dos zumbis no cinema se aproxima de seu esgotamento.

2 comentários:

  1. Muito bom Reinaldo, tem outro filme muito antes do Romero que merece ser descoberto, "White Zombie", 1932, estrelado por Bela Lugosi e dirigido por Victor Halperin!

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia mesmo esse filme Rodrigo. Quer dizer, até já li a respeito em inventários sobre Lugosi e os zumbi; mas como não vi, acabei ignorando-o solenemente.
    Abs

    PS: Nada como uma enciclopédia como tu pra dar aquele Help! Thanks man!

    ResponderExcluir