sábado, 19 de janeiro de 2013

TOP 10 - Dez filmes imperdíveis de 2013


Será um ano com muitas estreias promissoras e alguns filmes bastante aguardados. Tem o retorno do homem de aço aos cinemas sob a batuta do pressionado Zack Snyder, um Wolverine pretensamente mais sério, um novo Kick ass, Roland Emmerich destruindo a Casa Branca pela enésima vez, a união de M.Night Shyamalan a Will Smith para tempos melhores na carreira de ambos, comédias românticas, comédias, filmes de grandes cineastas, etc, etc. Justamente pela infinidade de ofertas, e por muitos filmes ainda nem mesmo estarem finalizados, Claquete não listou os dez filmes mais aguardados de 2013 ou coisa do gênero. Estão listados nesse top 10, dez filmes que são imperdíveis. Ponto. Por razões diversas que são apresentadas nos breves textos que acompanham as escolhas. A ideia foi distribuir lançamentos que merecem atenção ao longo do ano. Justificadamente, o fim do ano (sempre pretenso a surpresas e remanejamentos) tem menos lembranças, mas são filmes pelos quais vale esperar.

10 - Oblivion (EUA 2013), de Joseph Kosinski

Novo e ambicioso filme do diretor de Tron- o legado. O filme de 2010 decepcionou, mas o visual marcou. A favor do novo projeto de Joseph Kosinski talvez esteja Tom Cruise no protagonismo e um primeiro trailer promissor. A ideia de um planeta Terra condenado parece ser regra em 2013, o novo longa de M.Night Shyamalan (After Earth) também tem essa premissa, mas Oblivion, pelo menos nesse momento, provoca mais curiosidade. E chega primeiro também.
Data prevista: 12 de abril



9 – O lado bom da vida (Silver linings playbook, EUA 2012) de David O. Russell

Cotadíssimo para o Oscar deste ano, o novo filme de David O. Russell é daquelas comédias dramáticas que prometem acertar em cheio. Vencedor do prêmio do público no último festival de Toronto, o filme pode ser o único com chances de faturar o big five (prêmios de filme, direção, roteiro, ator e atriz) no próximo Oscar. Para se ter uma ideia, o último filme a reunir essas chances foi Beleza americana no longínquo ano 2000. Bradley Cooper faz um homem bipolar que precisa pôr sua vida em ordem após sair da clínica de reabilitação e Jennifer Lawrence, no papel de viúva ninfomaníaca, pode ser sua perdição ou redenção.
Data prevista: 1º de fevereiro


8 - Homem de ferro 3 (Iron man 3, EUA 2013), de Shane Black

Trata-se do primeiro filme do novo ciclo da Marvel no cinema. Para onde vai o estúdio depois da consagração de seu mais ambicioso e elaborado projeto nos cinemas, Os vingadores? A resposta começa a ser dada em Homem de ferro 3, primeiro filme do selo Marvel após o mega sucesso de 2012 e, também, o primeiro filme do personagem sem Jon Favreau na direção. A aposta é novamente no carisma de Robert Downey Jr. Será o suficiente? A Marvel planeja repetir a campanha de marketing que possibilitou a realização de Os vingadores? Esse filme, mais do que respostas, permitirá saber se o estúdio tem para onde ir depois de Os vingadores.
Data prevista: 26 de abril

7 - A morte do demônio (The evil dead, EUA 2013), de Fede Alvarez

Um do maiores clássicos dos anos 80, que conferiu vigor a emergente onda do “terrir” (mescla informal de terror e comédia) reimaginada para o século XXI com a chancela de seu criador, Sam Raimi. A morte do demônio tem tudo para ser um dos filmes mais cool de 2013. A história? Grupo de adolescentes em uma remota cabana descobre um livro dos mortos.
Data prevista: 19 de abril

6- Pain & Gain (EUA 2013), de Michael Bay

O filme “independente” de Michael Bay consumiu um orçamento de cerca de U$ 25 milhões. Mas esse filme, estrelado por Mark Wahlberg e Dwayne “The Rock” Johnson, promete o clima e a sensação que Os bad boys causou no cinema em 1995. O filme mostra um grupo de assaltante que também são “ratos de musculação”. O trailer é das coisas mais hilárias dos últimos tempos. Promessa de ser um dos filmes mais divertidos da temporada!
Data prevista: 10 de maio

5 - Elysium (EUA 2013), de Neil Bloomkamp

A nova ficção científica do diretor de Distrito 9. Nesse seu trabalho subsequente ao sucesso que o revelou, Bloomkamp promove a estreia em Hollywood do ator brasileiro Wagner Moura, revestindo a fita de mais interesse ainda para a plateia nacional. Na trama, a Terra é habitada apenas pela população pobre e o espaço tem colônias para ricos. Mas uma missão de um grupo rebelde pode mudar essa situação. O elenco também inspira. Além de Moura, Matt Damon, Jodie Foster, Alice Braga, Sharlto Copley, Sonia Braga e  Diego Luna estrelam.
Data prevista: 16 de agosto

4 - Para maiores (Movie 43, EUA 2013), vários diretores

Hugh Jackman, Naomi Watts, Halle Berry, Gerard Butler, Jason Sudeikis, Kate Winslet, Justin Long, Anna Faris, Richard Gere, Josh Duhamel, Uma Thurman, Emma Stone, Terence Howard, Johnny Knoxville, Elisabeth Banks e Chloë Grace-Moretz. Está bom para você? Para maiores é um filme que reúne diversas esquetes cômicas estreladas por algumas das maiores celebridades da Hollywood atual. O filme promete muita diversão para o público que enuncia no título.
Data prevista: 8 de fevereiro

3 - Gravity (EUA 2013), de Alfonso Cuarón

Prometido para 2012, a nova ficção científica de Cuarón, que causou espanto com o excelente Filhos da esperança (2006), promete ser um longo plano sequência com dois astronautas à deriva no espaço tentando voltar à órbita terrestre. George Clooney e Sandra Bullock estrelam. É demais esperar por revolução cinematográfica? Talvez não!
Data prevista: outubro

2- The nymphomaniac (FRA,DIN,ALE 2013), de Lars Von Trier

Esse provavelmente debutará em Cannes, mas o filme que será exibido lá o leitor nunca verá. Talvez em um lançamento em mídia digital daqui a alguns anos. Isso porque o diretor dinamarquês disse que montará duas versões de seu filme que acompanhará a trajetória de uma mulher ninfomaníaca. Uma com cenas de sexo hardcore, para ser exibida em festivais, e outra, mais soft, para lançamento comercial. Von Trier promete alcançar o ápice de sua longeva carreira de polêmicas com esse filme.
Data prevista: indefinida



1-Only god forgives (EUA 2013), de Nicholas Winding Refn

Outra produção que deve aportar em Cannes 2013. Trata-se da nova colaboração entre Ryan Gosling e Nicolas Winding Refn, seu diretor no cult Drive, premiado no festival francês em 2011. Gosling vive um gangster dono de um bar na Tailândia que, por pressão da sua mãe, à caça dos assassinos de seu irmão. Nasce um novo cult?
Data prevista: Segundo semestre

5 comentários:

  1. Um preview que agrada a todos os gostos e preferências. Enquanto meu expectômetro nem se mexe para "Oblivion" ou "Pain & Gain", está nas alturas para o novo de Alfonso Cuarón e para esse remake de "The Evil Dead", que eu aceitei a notícia com desdém, mas parece que vou morder a língua (tomara!). O que venho lido da produção desse filme só me deixa animado e é reconfortante saber que Sam Raimi está por trás disso.

    Eu nem sabia que o novo von Trier chega esse ano e esse "Only God Forgives", uaaaau, realmente promete!

    2013 terá vários filmes de ficção científica. De sua lista, 3 são do gênero, mas confesso que senti falta da talvez a mais esperada pelo público em geral: "Star Trek: Generations". Se trilhar o mesmo caminho de Abrams, tá aí um bom candidato a blockbuster do ano!

    Abs, R.!

    ResponderExcluir
  2. Assim como Elton também não sabia que Lars Von Trier voltava esse ano... Polêmica que promete. hehehe. Vejamos.

    Lista interessante, ainda que eu tenha outros filmes em mente.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Esperando por todos, claro! Mas "Gravity" vem recebendo minha atenção especial, afinal, o filme foi recusado por tanta gente que acaba criando aquela curiosidade mútua...

    "Movie 43" é outro, rs

    ResponderExcluir
  4. Lista bem interessante. Eu estou esperando também "O Grande Gatsby" talvez seja só pelo fato de eu gostar bastante do livro. Vamos ver o que teremos.

    ResponderExcluir
  5. Elton Telles: Obrigado meu velho. Pois é, nunca se sabe se Von Trier vai entregar a tempo. Ja corre o boato de que o filme não ficaria pronto à tempo de Cannes e aí só em 2014. Até março devemos ter uma posição mais clara a respeito. Pois é, tem muita ficção científica promissora em 2013. Deixei Star Trek de fora de propósito. Seria muito óbvio, né?
    Abs

    Amanda: Conforme eu disse no texto introdutório, esses não são os filmes mais esperados por mim no ano. O novo de Scorsese está no topo da lista. São apenas filmes obrigatórios para 2013 pelas razões apresentadas.
    Bjs

    Alan: I know what you mean!
    abs

    Carolina: Prazer te receber aqui novamente Carol. Acho que "O grande Gatsby" será visualmente deslumbrante, mas como todo filme de Baz Luhrmann depois de Moulin Rouge, narrativamente decepcionante.
    Bjs

    ResponderExcluir