quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Carta do editor - Janeiro movimentado


2013 começa com um ímpeto fora do comum para os cinéfilos de plantão e valorosos leitores de Claquete. As indicações ao Oscar serão anunciadas no dia 10 e, claro, serão contextualizadas e pormenorizadas em Claquete. Toda a cobertura da temporada de premiações continuará pautando o blog em janeiro no curso do especial Oscar Watch 2013. Alguns dos filmes que marcarão presença no próximo Oscar chegam já em janeiro às telas do país e Lincoln, O mestre, Django livre e Amor também serão alvo de reportagens especiais. A hora mais escura, outro forte candidato ao Oscar, é outro filme que também renderá pano para manga no blog.
Mas janeiro também marcará o retorno efetivo de Arnold Schwarzenegger ao cinema com O último desafio, filme que apresenta um time improvável: um diretor sul-coreano, um galã brasileiro e o cara de Jackass. Mas janeiro é mês de se pensar mais a frente também. Por isso, a sessão TOP 10 lista dez filmes imperdíveis para 2013 nos cinemas em uma mescla de produções independentes e blockbusters. Em janeiro, por exemplo, já estreiam o filme nacional mais elogiado internacionalmente dos últimos dez anos (O som ao redor), o mais recente filme de William Friedkin (Killer Joe), o aguardado novo trabalho de Jacques Audiard (Ferrugem e osso) e o vencedor do último festival de Berlim (o  italiano César deve morrer).
Ainda tem Globo de Ouro, SAG e muito mais. Quem disse que janeiro é mês de descanso? Não o é para quem respira cinema. Será um começo de 2013 para ninguém botar defeito aqui no blog!

3 comentários:

  1. Ano bom é ano assim! Já começa agitado e cheio de produções.
    Minha única ressalva é em relação à circulação das produções nacionais. Moro em capital e entre Lumiere e Cinemark, vou ficar sem O Som ao Redor. As produções fora do eixo hollywoodiano também ficam de fora... Muita sorte se Amor pintar nessas salas.

    No mais, um 2013 de cinema para você Reinaldo!

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, Reinaldo, um Feliz Ano Novo para você! Muitas felicidades e saúde e que tenhamos ótimos filmes para comentar!

    Ansiosa para esse janeiro movimentado no Claquete, com muitos bons lançamentos, premiações e as indicações ao Oscar! Uhu! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Patrícia Ströher: Obrigado Patrícia. Um 2013 de muito cinema para vc tb! Pois é, a distribuição de cinema no Brasil, e o acesso à cultura em geral, ainda é francamente decepcionante. Fora do eixo RJ-SP, ser cinéfilo é uma provar de amor ainda mais incondicional!
    Beijos

    Kamila: Obrigado Ka! Um excelente 2013 para vc tb! Como muito sucesso, paz, saúde e cinema!
    Bjs

    ResponderExcluir