sábado, 19 de novembro de 2011

Crítica - Reféns

Não é o pior filme do ano!

Antes de avaliar Reféns (Trespass, EUA 2011), é preciso abrir um parêntese para Nicolas Cage. Há quem se predisponha a assistir um filme estrelado pelo ator apenas para defenestrá-lo. Seja por sua escolha, pela canastrice de sua atuação ou mesmo pela combinação desses elementos. Em 2011, Cage esteve presente em seis filmes – todos de qualidade duvidosa. Reféns o une a outros dois “malditos” em Hollywood. Joel Schumacher, diretor que sempre alternou bons filmes (O cliente, Tempo de matar e Tigerland) com péssimas produções (Batman & robin, Twelve – vidas sem rumo), mas que atualmente vive uma das fases mais negras de sua carreira e Nicole Kidman, atriz de reconhecível talento, mas com um gosto indelével por projetos duvidosos. É dessa estranha confluência que surge Reféns, um filme que vem sendo amplamente atacado pela crítica e cujo estúdio declinou de qualquer fé ao colocá-lo no serviço on demand nos EUA apenas duas semanas após o lançamento nos cinemas. No Brasil, a Imagem Filmes ainda tenta algum cascalho apostando nos nomes de Cage e Kidman. E faz muito bem.
Reféns sofre de um mal que acomete o gênero de suspense de modo geral. A necessidade de desafiar um espectador cada vez menos suscetível a surpresas. As constantes reviravoltas da trama acabam por potencializar suas fragilidades. Não ajuda o tom exagerado das atuações de Nicole Kidman e Nicolas Cage. Este, talvez em um lance calculado, acaba por provocar mais risadas do que apreensão.  Cage e Kidman vivem um casal abastado que são feitos reféns na ostensiva mansão que mantêm. Os ladrões, que a princípio pareciam profissionais, logo vão se revelando amadores tomados pelo desespero e o espectador antecipa que as coisas não acabarão bem para os vilões.
O problema do filme de Joel Schumacher não é a banalidade com que sucede clichês, mas sim a falta de convicção com que os justifica. Nicole Kidman, para ilustrar sua falta de sorte na escolha de projetos, abandonou O quarto do pânico, ótimo filme de David Fincher com premissa muito similar a Reféns, devido a uma fratura na perna.
Como não houve fratura dessa vez, a atriz configurou-se como o elemento mais fraco de um filme cheio de furos e momentos rasos de tensão. Não é o pior filme do ano, mas é algo bem próximo disso. 

5 comentários:

  1. Única crítica que leio do filme que diz que esta fita é bem próxima de ser o pior do ano... ótima crítica Reinaldo! Vc faz um belo resumo da verdadeira negação que o público vem fazendo do filme. Pontua muito bem Cage e Kidman e faço coro!

    Eu não pretendo assistir. Hoje vou ao cinema e estou devendo "Contágio". Tem outra pérola sobre Reféns com Bruce Willis que tbm é de matar....de rir, rs!

    Ótimo o post do Polanski, parabéns! Um cara polêmico. Seus melhores filmes para mim é Chinatown, O Bebê De Rosemay e O Pianista, Repulsa Ao Sexo, Faca Na Água e principalmente o divertido Dança Com Vampiros, mas ainda não é um dos meus diretores prediletos. Sua vida infelizmente nunca foi reservada e acho que isso prejudicou demais o seu status de gênio, afinal sabemos que quando ele quer....já realizou obras-primas do cinema que não é brincadeira.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Então filme está mais para comedia mesmo ne? Hheheheh....mesmo assim ainda vou conferir.

    ResponderExcluir
  3. Sei que vou acabar assistindo. Não tem jeito... Kidman, acaba influenciando. Mas pelo visto este será mesmo o pior do ano, não é? Tá todo mundo odiando!

    ResponderExcluir
  4. "O problema do filme de Joel Schumacher não é a banalidade com que sucede clichês, mas sim a falta de convicção com que os justifica." - disse tudo, sem mais, hehe.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo Mendes: Obrigado meu caro. Olha, eu até gosto do "Refém", esse filme que vc alude com Bruce Willis. Meus favoritos de Polanski são Chinatown, O bebê de Rosemary, O pianista, Lua de fel e A faca na água. Acho Polanski um dos grandes. Bjs

    Celo: E deve conferir mesmo. Cinéfilo que é cinéfilo, vc sabe...
    abs

    Alan: Não acho que vai ser o pior do ano. Já vi piores em 2011.
    Abs

    Amanda: rsrs. Valeu Amanda.
    Bjs

    ResponderExcluir