terça-feira, 8 de março de 2011

Crítica - Desconhecido

Padrão Bourne de qualidade!


A nova fita do diretor espanhol Jaume Collet-Serra, do elogiado O orfanato, é um filme de ação de alma européia. Essa elucubração pouco modifica o sentido do filme. Desconhecido (Unknown INGL/ALE/FRA/CAN 2011) é uma produção com a finalidade pronta e simples de entreter seu espectador. Collet-Serra, é bem verdade, recruta atores de prestígio para sua incursão no gênero. Estão lá January Jones e sua sofisticação oriunda do universo da série televisiva Mad men, Aidam Quinn, bom ator que tem se dedicado a sofisticar produções que carecem de sofisticação, Diane Kruger, atriz alemã que será sempre lembrada como a Helena de Tróia e o gênio franco alemão Bruno Ganz, que em um pequeno papel rouba o filme. Os classudos Frank Langella e Liam Neeson, esse último como protagonista, completam o elenco afiado.
Desconhecido, porém, não é um filme que se aproveita de seu forte conjunto de atores. Eles estão lá para que a peteca não caia enquanto Serra reimagina Jason Bourne em uma parábola política sem muita espessura. O biólogo Harris (Liam Neeson) após acidente nas ruas de Berlim, e um coma induzido de quatro dias, desconfia que sua identidade fora roubada. No entanto, paira a dúvida – sobre ele e sobre o público – de que ele pode não ser exatamente quem pensa ser. Mesmo que a cena inicial do filme rejeite essa dúvida. Serra desenvolve então, em ritmo de thriller, um filme de suspense em que o público compartilha da mesma perspectiva do protagonista. Desconhecido tem suas falhas, a direção poderia ter sido mais criativa em alguns desenlaces da trama, mas é um filme que prende atenção.

Elenco internacional: o irlandês Neeson, a alemã Kruger e o franco alemão Ganz ajudam a fazer de Desconhecido um bom entretenimento


Serra mostra-se um narrador competente e algumas de suas firulas acrescem certa graça ao resultado final. O personagem de Bruno Ganz é uma delas. O ator vive um veterano da polícia secreta alemã Stasi que tem ótimas sacadas. O filme se torna mais interessante quando ele está em cena. O clima de paranóia evocado por Desconhecido e o destino dos personagens centrais lembram muito os filmes da série Bourne. Na comparação, ainda que Desconhecido não se sustente na frieza da análise, o saldo é positivo.

4 comentários:

  1. Assisti hoje e, realmente, lembra um pouco os filmes da série Jason Bourne. Até citei isso no texto que escrevi! :) Mas, a grande diferença é que Jaume Collet Serra não é tão bom quanto Doug Liman ou Paul Greengrass. Ele acerta, no entanto, ao apoiar seu filme no Liam Neeson, que se redefiniu como heroi de ação, quem diria!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Bruno Ganz é mesmo a melhor coisa do filme. É divertido, funciona, só acho que por nos fazer pensar o roteiro acaba nos ajudando a ver suas próprias falhas. Mas, dá para abstrair.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. O trailer não me empolgou Reinaldo. Só vou checar mesmo em home video. Mas vc evidencia muito bem quando aborda o assunto voltado a série "Bourne de qualidade" iniciada por Doug Liman. Engraçado que foi ele que deu este Up na ação/espionagem seguido por Paul Greengrass e pelos produtores de 007 com Craig e depois fez besteiras como aquela aventura com Hayden Christensen!

    Gosto do Liam Neeson, pelo menos.

    Abs.
    RODRIGO

    ResponderExcluir
  4. Kamila: Pois é, Neeson é mais Bourne do que Matt Damon.rsrs. Bjs

    Amanda: Disse tudo em tudo que disse. rsrs. bjs

    Rodrigo:É verdade.Bourne redefiniu a produção de ação atual, mas aqui os paralelos com Bourne são mais íntimos. abs

    ResponderExcluir