quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010 - Os dez personagens do ano

10 – Deputado Fraga (Irandhir Santos) em Tropa de elite 2
Não é fácil obter atenção e relevância dramática quando se opõe a um personagem como Nascimento (Wagner Moura). Daí um excelente instrumento para medir a força desse personagem que surge no segundo filme como uma caricatura e ganha estofo filosófico a medida que a trama avança.



9 – Ryan Bingham (George Clooney) em Amor sem escalas
Há quem veja um decalque do próprio Clooney em Ryan, mas na verdade ali está um decalque de todo ser humano moderno (homem ou mulher e temos um equivalente feminino de Ryan na figura de Vera Farmiga). Ryan habita um mundo em que estabilidade emocional se confunde com privilégios financeiros e as relações sociais se caracterizam por subterfúgios que nunca ficam claros até que já estejamos cansados da vida que levamos.
Testemunhamos Ryan em meio a uma crise, menos dele e mais de todos nós.



8- Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) em Ilha do medo
Além de lançar, ao final do filme, uma das perguntas mais longevas e ressonantes de 2010 nos cinemas, Teddy Daniels é o personagem que melhor mimetizou a capacidade de se fazer escolhas em contingência de aflições reais. Íntegro, decidido, focado, cheio de ressentimentos e traumas. Louco?



7 – Jenny Carey (Carey Mulligan) em Educação
Também é marcada por escolhas a adolescência de Jenny, a personagem mais mágica, sedutora e ambivalente de 2010. A mocinha de Educação tem um plano, mas será que ele é capaz de resistir ao fascínio de um mundo boêmio? O doloroso processo de amadurecimento da jovem vivida com graciosidade por Carey Mulligan nos entorpece a alma.



6 – Boris Yellnikoff (Larry David) em Tudo pode dar certo
Sempre que Woody Allen cria um tipo neurótico, as chances desse personagem parar na lista dos melhores do ano são grandes. Aqui esse hype foi aumentado pelo “charme” de Larry David ao compor um cara que tem um jeito todo especial de acreditar no amor. Um físico que certa vez quase foi considerado para o Nobel que exorta o público a não perder tempo assistindo suas reminiscências. Com prazer, nós também quase o consideramos.



5 – Ben Kalmen (Michael Douglas) em O solteirão
Como lidar com realidades que pressupõem escolhas difíceis? Como administrar um constante estado de negação? Como se tornar um parasita emocional? Ben Kalmen é o homem certo a lhe prover essas respostas. Um cara cheio de ternura, mas profundamente amargurado. Teve tudo e deixou tudo ir embora. Descobrir Ben foi das melhores experiências que o cinema proporcionou em 2010.



4 – Machete (Danny Trejo) em Machete
Podem argumentar que ele surgiu em um trailer fake, mas 2010 foi o ano em que ele conseguiu o seu green card. Machete estrelou seu próprio filme e se inscreveu como ícone cult para uma nova geração de cinéfilos (ok, a geração pode ser a mesma, mas os tempos são definitivamente outros). Um herói de ação feio, cheio de rasuras na cara e no corpo, que pega todas as mulheres possíveis e salta de edifícios escorado por intestinos. É. 2010 não seria a mesma coisa sem ele.



3 – Mano (Francisco Miguez) em As melhores coisas do mundo
É isso aí. Temos mais um adolescente na lista. Se Jenny representa uma adolescente tradicional de um tempo obsoleto (embora não as experiências por ela vividas), Mano representa o adolescente moderno. Com todas as suas idiossincrasias. Desde o bullying até o trauma da primeira vez com uma garota. O personagem é dos mais ricos da cinematografia em 2010. E não só da brasileira.



2 – Hit girl (Chloe Moretz) em Kick ass – quebrando tudo
Que nos perdoe o Machete, mas ninguém foi mais cult no cinema em 2010 do que essa garotinha desbocada. Dona de um repertório de impropriedades de fazer inveja a rapper americano, Hit girl também se garante no manuseio de armas de fogo. Ter 11 anos ajuda no elemento surpresa que ela utiliza para fazer marmanjos se cagarem. Ela definitivamente daria uma sova no nosso número 1.



1 – Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg) em A rede social
Ele foi eleito a personalidade do ano pela revista Time, não seria Claquete que discordaria de tal projeção. De fato, ele monopolizou. É o star do filme mais importante do ano e sua persona será potencializada pelo tititi em torno da fita. O Zuckerberg do cinema encapsula toda uma geração; seus defeitos, virtudes e vícios como poucos personagens no cinema recente tiveram a coragem e o desprendimento de fazê-lo. Essa condição lhe vale a primazia na lista dos melhores personagens de 2010.

11 comentários:

  1. Chloe Chloe!! Rs! Eu amei esta garotinha.
    Ela poderia ser a nova musa do Tarantino.
    Adeus a Uma, rs!

    Abs.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Eu já praticamente entrei com uma ação para mudar meu sobrenome para Yellnikoff. hahahahahahaha eu me identifiquei muiiiiito com esse véio, ele é encanado, exagerado, paranóico, chato, mal humorado huahuahauhauhauahauhauahauaha é meu irmão gêmeo !
    Concordo com o resto da lista Rei.
    beijos beijos

    ResponderExcluir
  3. Boa, gostei da sua lista. São mesmo personagens que ficarão marcados. Eu só não sei se Ben Kalmen é isso tudo, mas aí é falha minha de não ter conferido ainda O Solteirão.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito de O solteirão, mas concordo com todos os outros. Adoro Jenny, Boris e HIT GIRL!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a lista, Reinaldo! Principalmente por vc ter incluído a Hit Girl e o Boris Yellnikoff. Concordo com o Rodrigo: Chloe para nova musa de Tarantino, rsrsrs
    Mas o meu destaque vai pra foto de abertura, rsrsrs Adorei a categoria e o premiado por melhor ladrão de cenas de grupo, rsrsrs

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  6. Hit Girl foi mesmo bem legal,
    merece o filme solo.

    ResponderExcluir
  7. Não consegui ver todos da lista, ainda. Mas dos que vi... puxa, a lista tá justa!
    De volta!
    BeijoCAs

    ResponderExcluir
  8. Pra mim, Teddy Daniels merecia primeiro lugar!

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo Mendes: Ela poderia ser mesmo a nova musa de Tarntino. Mas ei, Kill Bill 3 vem aí... abs

    Laís: E quem não gostou desse véio né? Valeu Laís! Beijos

    Amanda: Valeu. Vc vai ver que Ben merecia estar nesta lista. bjs

    Luis Galvão: Mas não é questão de gostar aqui Luis. Eu por exemplo não gostei de Mark Zucekerber e do Fraga, mas eles estão aí... abs

    Aline: Valeu Aline. Bjs

    Por que vc faz poema? Ô se merece... abs

    Carla: Valeu pela visita Carlinha. E valeu por aferir bons parametros a lista. bjs

    Cristiano: Acho que ele merecia estar na lista, mas acho que tivemos personagens mais expressivos do que Daniels no ano... abs

    ResponderExcluir
  10. Adorei a lista. Na minha lista, eu destacaria Hit Girl, Jenny , Teddy e Ryan, e não consideraria Ben :>))). Colocaria o personagem de Juliette Binoche em Cópia Fiel. bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Madame, tudo bem?
    Há quanto tempo! Pois é, vc já teve o privilégio de assistir Cópia fiel em 2010, mas esse filme só será lançado por aqui ano que vem. Portanto, não tinha como Binoche emplacar aqui. Mas fiquei curioso pq ela entraria no lugar de Ben (na minha avaliação, dos personagens mais fantásticos desse ano). Bjs

    ResponderExcluir