domingo, 19 de dezembro de 2010

OSCAR WATCH 2011 - Como fica a corrida agora?

Como o leitor pode confirmar aqui, Claquete apontou o caminho das pedras para a atual temporada de premiações há dois meses atrás. Conforme o previsto, filmes como A rede social (com o protagonismo preconizado), O discurso do rei, O vencedor, A origem e Cisne negro estão obtendo destaque. Findada a semana mais importante da corrida pelo Oscar, sim porque com as escolhas dos críticos de Boston, Nova Iorque, Los Angeles e com as indicações para o Globo de ouro e para o SAG a corrida passa a ter suas posições mais bem delineadas, é hora de avançar as análises conjunturais. Esse é apenas o primeiro de uma série de textos, sempre atualizados e contextualizados, a guiar o leitor pelos bastidores da Oscar season.
Quem já tem vaga cativa no Oscar? Antes evitava-se o desatino, mas agora é apenas rigor formal não colocar A rede social, O discurso do rei, Cisne negro e A origem entre os concorrentes a melhor filme no Oscar. Toy story 3 (na cota das animações, algo imperativo quando se tem dez indicados), Minhas mães e meu pai (que nessa semana recuperou o fôlego que se esvaia desde o anúncio do Spirit awards) e O vencedor (que está recebendo o carinho da classe dos atores em escala extraordinária) já estão praticamente garantidos na disputa. Na briga pelas outras três vagas estão Bravura indômita, 127 horas, O inverno da alma (esses três com maiores chances), Atração perigosa, Biutiful e Ilha do medo ainda alimentam chances, mas remotas. O escritor fantasma de Polanski, um dos melhores filmes de 2010, já parece fora da disputa neste momento. Também distante se encontram Amor e outras drogas e How do you know?, duas comédias que eram apontadas como possíveis concorrentes.

Cena de Cisne negro: Com 11 indicações ao Critic´s choice awards, concorrendo ao prêmio de melhor elenco no SAG e com sólidas indicações ao Globo de ouro, a fita de Darren Aronosky se inscreve como um dos fortes postulantes ao Oscar


A Warner já incluiu as quatro indicações ao Globo de ouro na campanha promocional que faz para colocar A origem bem na disputa pelo Oscar


O Critic´s choice awards, que atualmente se apresenta como o melhor termômetro para o Oscar, traz entre os selecionados na disputa para melhor filme, os seguintes filmes: Bravura indômita, Cisne negro, A origem, A rede social, 127 horas, O vencedor, O discurso do rei, Atração perigosa, Toy story 3O Inverno da alma. Pode-se observar a acuidade da avaliação de Claquete a partir dos dez filmes que disputam o título de melhor do ano no Critic´s choice. A espera das listas dos demais sindicatos (produtores, roteiristas e diretores) deve cristalizar ainda mais a disputa. No entanto, já é possível prever forte equilíbrio em número de indicações entre as produções A origem, O discurso do rei e Cisne negro no Oscar. A rede social pode emplacar candidaturas à trilha sonora, montagem e fotografia, porém, a principio, há potenciais candidatos mais fortes nessas categorias. A verdade é que apesar de badalado, o filme não deve liderar a disputa pelo Oscar em número de indicações. A força do filme reside nas chamadas categorias nobres. A rede social deve receber indicações por filme, direção, ator, roteiro adaptado e ator coadjuvante. No próximo domingo, a seção Insight irá abordar como fica o panorama pela corrida para o Oscar nas categorias de atuação.

6 comentários:

  1. E que a temporada de prêmios começe!! rsrsrs.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  2. Grande panorama, boas indicações. Parabéns pela cobertura pré-premiações, Reinaldo. Eu como um disco rasgado continuo lamentando o esquecimento de A Ilha do Medo, mas fazer o quê? hehe.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Acho bem difícil alguma coisa ser diferente desta lista que você passou... Agora é ver quem tem mais fôlego pra levar: O Discurso do Rei? A Rede Social? Cisne Negro?

    Por enquanto só vi A Rede Social e sinceramente acho muito difícil algum filme conseguir batê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que "A Rede Social" é o grande favorito ao Oscar e, dificilmente, algum outro filme tirará este posto dele. Para mim, as corridas mais excitantes e indefinidas são as de ator e atriz coadjuvantes. Essas estão totalmente abertas, com o leve favoritismo para Amy Adams e Christian Bale.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Reinaldo... eu acho que tu não chegou a notar mas o título do post está Oscar WARCH e não WATCH!!!

    Falou e assino embaixo!! Estou pirando pra assistir Cisne Negro e O Discurso do Rei!!! Não fiquei muito fã de A Rede Social... ainda sou mais A Origem (uma pequena obra-prima como eu tinha dito)!!

    Tenho dúvidas nas categorias de atuação mas meu palpite é Natalie Portman e Colin Firth!! Acho que eu devia ter esperado Insight de domingo pra falar neh???

    Bom, eu volto aqui domingo de novo!! rsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Mayara: Já começou Ma.

    Amanda: Obrigado Amanda. Não é só vc o disco rachado a lamentar a ausência de ilha do medo nessas listas preliminares não. Voto com a relatora. Mas lembremos dos sempre justos críticos do National Board of Review, eles não cometeram essa gafe.

    Fernando: Conforme eu já havia dito naquele post lá de novembro, A rede social é o filme do Oscar. Da temporada. Ainda não sei se vai ganhar, mas por enquanto é a aposta mais segura. Contudo, vejo grande potencial de crescimento para Cisne negro. Abs

    Kamila: Pois é, que A rede social detém o favoritismo já está claro. Mas a corrida ainda está aberta. Principalmente nas categorias que vc mencionou. Bjs

    Eri Jr.: Que felicidade ver teus comentários aqui cara. Pois é, tb aguardo com grande ansiedade esses filmes. Aguardo os teus comentários de domingo então. Já vou adiantando que pensamos parecido.
    Ah, valeu pela correção do título. Não tinha reparado mesmo. Aquele abraço!

    ResponderExcluir