quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Crítica - Abutres

Filme de verdade!

Falar que o cinema argentino atravessa a melhor das fases é chover no molhado. Mas não deixa de ser assombrosa a constatação de que essa fase não está perto de acabar. O cinema argentino que faturou o último Oscar de filme estrangeiro (com O segredo dos seus olhos) é certeza (pelo menos se considerada a qualidade) entre os cinco finalistas da próxima edição do evento hollywoodiano. Isso ocorre porque o selecionado do país do tango para disputar uma vaga no Oscar é Abutres (Carancho, Arg/Chile 2010). O sexto filme do cada vez melhor Pablo Trapero é uma demonstração de vitalidade criativa. Isso porque o filme não se contenta em ser uma história de amor (ideia original do diretor segundo o mesmo revelara em entrevistas). Abutres se metamorfoseia em drama urbano, crônica social, filme de máfia e, justamente por isso, denúncia social. Trapero filma isso tudo com urgência. Alternando-se entre o registro clássico (com atenção as miudezas do cotidiano de suas personagens principais) e o moderno (com uma câmera trepidante e ansiosa pela crueza do ambiente exposto).

Amor, sangue e ...: Ricardo Darín e Martina Gúsman ajudam a elevar o nível de Abutres


Em Abutres, acompanhamos Sosa (o sempre ótimo Ricardo Darín), um advogado, cuja licença fora caçada, que vive de explorar a miséria dos outros. Sosa faz plantão em hospitais à espreita de potenciais processos e indenizações de seguradoras. É em uma dessas tocaias que conhece a médica Lújan (a atriz e esposa do diretor, Martina Gúsman, que nesta quarta colaboração com o marido alcança seu melhor resultado dramático). Sosa se apaixona e, então, sua rotina (que já não lhe agradava muito) passa a ser um obstáculo monstruoso.
Trapero concilia com vigor os gêneros a que se propõe trabalhar, produzindo um filme de extrema eficiência dramática, com profundo respaldo social (a legislação argentina sobre indenizações por acidentes foi modificada após o lançamento da fita) e invejável fôlego romântico. No limiar, a história de amor que Trapero queria contar é o que dá sustentação à trama. E é pelo desfecho dessa história que o espectador irá suspirar quando os créditos subirem.

6 comentários:

  1. Concordo com sua opinião em relação ao cinema de nuestros hermanos.

    Gostei do texto e gostei muito do blog.

    Parabéns.

    =)

    ResponderExcluir
  2. Luiz Santiago: Obrigado pela visita, pelo comentário e pelos elogios. Espero contar com sua audiência e prestígio mais vezes.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Assisti ontem e gostei do filme, ainda que considere O Segredo dos Seus Olhos alguns níveis acima.

    Destaque para os planos-sequência, recurso que quando usado com competência (como é o caso) é incomparável.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Diego,esses planos-sequência são uma especialidade do cinema do Trapero. Com Abutres ele demonstrou que dá conta da parte técnica sem descuidar do estudo de personagem.
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Um bom filme do Trapero, ainda que certas vezes se perca.

    ResponderExcluir
  6. Valeu pelo comentário Pedro Henrique. Abração!

    ResponderExcluir