sábado, 30 de outubro de 2010

Crítica - Instinto de vingança

Coração danado!


Baseado em um conto de Edgar Allan Poe, Instinto de vingança (Tell tale, EUA/ING 2009) não honra as calças que veste, por assim dizer. O filme pouco lembra a verve narrativa de Poe e, simplificado do jeito que está, se inscreve como um banal thriller policial. Não à toa, a fita foi lançada diretamente no mercado de homevideo nos EUA. No Brasil o filme ganhou um melancólico lançamento nos cinemas mais de um ano depois de sua chegada as megastores americanas.
Dirigido por Michael Cuesta, a produção da Scott Free (produtora dos irmãos Ridley e Tony Scott) prima pela banalidade e previsibilidade. Fosse apenas o improvável argumento o problema (homem com coração transplantado interpreta batimentos cardíacos acelerados e se vinga dos responsáveis pela morte de quem lhe doou o coração) estaria bom, mas Instinto de vingança não consegue manter o espectador em estado de alerta. A jornada de Terry (Josh Lucas) pouco cativa.
Cuesta vem da TV e talvez lhe falte o cacoete do cinema. Há algumas cenas bem aclimatadas, mas no geral o filme não se sustenta. Outro aspecto empobrecedor nesse sentido é a previsibilidade da trama. Algo capital em um filme que se pretende de suspense. A obviedade do desfecho se anuncia com meia hora de projeção e impacienta espectadores mais calejados em tramas do gênero policial.
Não que Instinto de vingança seja totalmente execrável. Não é o caso. Há muitos filmes mais merecedores desse adjetivo. Instinto de vingança tem bons atores (além de Lucas, os britânicos Lena Headey e Brian Cox tentam contornar o marasmo com algum sucesso) e uma bem sacada relação com um problema sério que o cinema só parece interessado em tratar em produções escapistas como essa. Instinto de vingança é, por mais clichê que isso possa parecer, a confirmação da tese: quem vê cara não vê coração.

3 comentários:

  1. É, mas o filme nega o ditado popular que diz "o que os olhos não vêem, o coração não sente". hehehe. Mesmo sem ver os culpados, como na cena do estacionamento, o danado do coração tá lá alerta. Lamentável mesmo...

    bjs

    ResponderExcluir
  2. O Josh Lucas tá envelhecido, né??? Notei isso na foto e quando assisti "Juntos Pelo Acaso". Gosto dele e é bom vê-lo de volta. Quero assistir este filme.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Amanda: Pois é...rsrs. Bjs

    Kamila: Tb gosto do Josh. Bjs

    ResponderExcluir