quinta-feira, 15 de julho de 2010

Tira - Teima











Vampiros x vampiros

Crepúsculo = Os vampiros podem andar à luz do dia. A pele deles brilha em tom fosco e por isso, o clã Cullen se retira na gélida Forks. Existe uma organização hierárquica vampírica, mas os dentuços não se revelaram para o mundo. Alho, cruz e outras produtos “anti-vampiros” não chegam a fazer mal para as criaturas de Stephenie Meyer.

True Blood = Depois que os japoneses criaram uma bebida baseada em sangue sintético, chamada True Blood, os vampiros se revelaram para o mundo. O sangue de vampiro é considerada uma poderosa droga, V, e atiça o mercado negro. Também existe uma organização hierárquica vampírica que é mais elaborada do que em Crepúsculo. Com xerifes, juízes, reis e rainhas. Há os vampiros que são favoráveis a socialização e há aqueles que são contrários. Vendo os humanos apenas como presas.




A pegada


Crepúsculo= A trama gira em torno da paixão de Bella por Edward e da bifurcação que esta faz em Jacob.

True Blood= A trama da série é mais multifacetada. O romance entre os protagonistas é apenas o ponto de partida e não o eixo central da trama. Outras questões como preconceito e os dilemas de outros personagens ganham atenção.


O slogan matador

Crepúsculo= “Edward is a vampire. He´s thirst for my blood and I´m crazly in love with him”

True Blood= “It hurts so good…”

9 comentários:

  1. Não acompanho True Blood, o que é uma pena, mas deu para perceber que a série ganhou
    UAHSUHAHSHAHUSUA'
    Sem mais.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, falta um pouco de sangue quente ao Eduard, rsrsrs
    Vi poucos episódios de True Blood, mas depois dessa, vou tentar dar uma segunda olhada na série.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. nunca assisti "True Blood". Na verdade, dá pra contar nos dedos as séries que eu já assisti, mas nem é por questão de desinteresse, mas é tempo e me tornar fiel mesmo com o acompanhamento dos capítulos rs.

    Até legal você ter ressaltado, Reinaldo, que os vampiros de "Crepúsculo" sequer tem as mesmas limitações que TODOS os vampiros tem, como prevê a lenda em que a figura foi criada. Poxa, se essas criaturas não estabelecem e não respeitam aquilo que lhes foram impostas como condição de criatura, isso já indica preguiça criativa da autora.

    Sei lá, nesse sentido eu sou mesmo radical. Ok, liberdade poética e tal, mas para sustentar uma historiazinha tão tonta dessa? Se ao menos fosse explicado algum motivo para que eles fossem mais poderosos que alhos, crucifixos etc e tal, mas na-da.

    Quem adota os vampiros de "Crepúsculo" como o modelo ideal de vampiros - e aposto que muitas garotas o fazem - do que adiantaria Bram Stoker ter escrito aquele livro tão encantador?


    abs!

    ResponderExcluir
  4. Só vi os primeiros episódios de True Blood, mas é interessante a forma como abordam preconceitos e a sexualidade. Crepúsculo tem uma pegada mais adolescente, enquanto a série é adulta.
    Boa comparação. Fico com a série mesmo tendo visto tão pouco, hehe.

    ResponderExcluir
  5. Eu já assisti as duas obras, mas sou muito mais "Crepúsculo". A única coisa em comum entre as duas obras, além dos romances entre vampiros e mortais, é que os dois vampirinhos são bem canastrões na arte da atuação! rsrsrrrs

    ResponderExcluir
  6. Alan: True Blood é realmente muito superior a Crepúsculo. A comparação chega até a ser injusta, já que os propósitos são diferentes, mas é divertido fazer. abs

    Aline: A série vale muito a pena Aline. Bjs

    Elton: Não acho que Crepúsculo vá se firmar como referencial no gênero. Só não será esquecido por causa do imenso sucesso e fenomeno que representou, mas esta memória será fragmentada. Já True Blood terá uma memória afetiva mais grata na história da cultura pop. Abs

    Amanda: É justamente esse o espiríto Amanda. Bjs

    Kamila: É verdade Ka. Os dois abusam da canastrice, mas Moyer é melhor ator. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Reinaldo,
    Saudades!

    Eu não tenho expertise em True Blood e nem li os livros da série, então só posso falar mais de Crepúsculo. Pra falar a verdade, é tanta febre de vampiros que eu só ando valorizando Anne Rice mesmo, porque acho que ela tem um apurado senso literário e trabalha menor a mitológica e os impasses existenciais dos vampiros.

    Lendo seu texto, há algo em True Blood que me atraí bastante e, este é o fato mais lascivo, mais sexual, mais adulto, porém ainda sou uma mulher romântica.

    Apesar de achar a literatura de Stephenie Meyer uma "Não literatura", tenho um processo de identificação maior com o triângulo formado por Bella, Edward e Jakobo porque realmente é romântico e bem adolescente mesmo. Eu entendo a dúvida de Bella porque ambos a amam e há um senso de proteção na saga, como se a mocinha sempre quisesse ser salva!(e sempre quer!)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. RSRSRS.
    Adoro tais comparações. Sinto que cada uma (da sua maneira) atinge seu público e tem um retorno favorável em diversos pontos. Mas Crepúsculo nunca me agradou, já True eu acho genial!

    ResponderExcluir
  9. Madame. Pois é, a despeito de afinidades (que serão sempre afinidades), vc disse tudo: Crepúsculo é uma "não literatura". E a comparação aí é baseado na série e nos filmes. Não li nem um nem outro e tão pouco pretendo ler.
    Beijos!

    Luis Galvão: Estou contigo e não abro meu caro. True Blood é genial. Abs

    ResponderExcluir