segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Tira-teima

Todo mês de setembro eles tomam conta do noticiário cinéfilo. Os festivais de Toronto e Veneza ocorrem no mês da primavera aqui no Brasil e é neles que florescem os grandes lançamentos que tomarão os cinemas do mundo todo nos próximos meses. A seção Tira-teima deste mês opõe para o cinéfilo que freqüenta Claquete estes dois tradicionais palcos do cinema.


Idade

Veneza: 67 anos
Toronto: 35 anos


O hype
Veneza
É considerado padrão de qualidade internacional. Produções exibidas em Veneza imediatamente adquirem prestígio artístico e crítico

Toronto
É em Toronto que hoje ocorre a maior feira de distribuidores do cinema. Equiparável aquela que dá verniz ao festival de Sundance. Em Toronto, a coisa é maior, porque não é só o cinema independente que está em foco. Muitos filmes estrangeiros só asseguram distribuição nos EUA após serem exibidos em Toronto




Em comum:
Além de dividirem o mesmo mês, os dois festivais apontam tendências similares. Por exemplo, em 2010, há menos filmes em exibição tanto em Veneza quanto em Toronto. Assim como há predomínio de produções americanas. Ambos também têm mostras dedicadas a exibir os trabalhos de novos diretores.

8 comentários:

  1. o festival de Toronto começou essa quinta (9), né?
    Eu sei que esse ano tem menos filmes que ano passado mas o porque eu não sei! haha =)
    achei super interessante esse post!!
    tenho um blog tambem, quando der da uma passadinha lá!
    beijos :*

    ResponderExcluir
  2. Não acompanho muitos os festivais, estou acompanhando agora, já que você sempre traz este tipo de notícia. Muito bacana, acho bem difícil "escolher" um dos dois, que os dois tem uma grande importância!

    Muito bacana esta edição do "Tira-Teima"

    ResponderExcluir
  3. Excelente, Reinaldo! Veneza e Toronto são dois festivais muito bons, mas acho que, se formos pensar em relevância para o Oscar, o TIFF tem ganhado de quase todos os festivais, nos últimos anos.

    ResponderExcluir
  4. Gosto mais do TIFF do que de Veneza pela questão da quantidade de filmes exibidos. Aliás, a seleção deste ano é de tirar o chapéu. rsrs.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari, tudo bem? Prazer em recebê-la aqui em Claquete. Já passei lá no teu blog. Parabéns. Espero que alcance suas expectativas com ele. Quanto ao festival de Toronto, o menor número de filmes é contingência do mercado este ano. Nada de especial. Já em Veneza, isso ocorreu pq não há grandes cineastas com trabalhos esse ano. Eles se concentraram em 2009. Bjs

    Alan: Valeu meu brother. Fico feliz que esteja acompanhando o noticiário de festivais de cinema através de Claquete. É difícil mesmo escolher um dos dois. Mas Veneza é decididamente mais importante. Toronto talvez seja mais chique. Mais moderno. Abs

    Kamila: Em termos de relevância para o Oscar só dá Toronto! Bjs

    Mayara: A seleção de Toronto é sempre de tirar p chapéu. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adoro os Tira-teima de Claquete!

    Certamente, que também iria querer visitar a biblioteca na bienal de Veneza. rsrsrsrs
    Adoro livros!

    Pela seleção de filmes que fizestes dos dois festivais, votaria em Veneza. Mas reconheço que titubeio, porque "Beleza Americana", de Toronto, é um filmaço!

    Grande abraço.
    ;)

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Cássio. É verdade. Cinéfilo que é cinéfilo titubeia diante de uma escolha como essas né?! Os dois festivais têm muito a oferecer e a deslumbrar. Fiquemos assim: Casamos com Veneza e pulamos a cerca com Toronto.rsrs.
    abs

    ResponderExcluir