terça-feira, 7 de setembro de 2010

Claquete destaca

+ “Uma utopia conjugal”. Assim definiu seu filme sobre dois casais que iniciam um jogo erótico, o diretor Antony Cordier. O filme francês Happy few foi exibido com alguma polêmica na semana passada no Festival de Veneza. Para o diretor, seu filme “é muito obsessivo”, portanto não daria para avaliá-lo dentro dos moldes da Nouvelle Vague, como sugeriram críticos desgostosos da produção.


+ Também em Veneza, Sofia Coppola foi bastante aplaudida após a exibição de seu mais recente trabalho, Somewhere. Coppola já era tida como favorita mesmo antes da premiação, mas os favoritos nem sempre correspondem a seus pesos em festivais. Na coletiva, a diretora admitiu que o filme, que mostra a relação de uma menina com seu pai ator, tem “cores autobiográficas”.

Pai e filha de mentirinha: Stephen Dorff e Ellie Fanning também compareceram a premiere internacional do filme

+ Um pouco de feminismo, uma pitada de política, um comentário sobre o socialismo e a misoginia em voga na França. É mais ou menos esse o tempero de Potiche, nova comédia do diretor François Ozon lançada neste final de semana em Veneza. A fita foi muito aplaudida na sessão para a imprensa e também na sessão oficial. Em tempo, o filme anterior do diretor francês, O refúgio (dessa vez um drama) tem estréia marcada para a próxima sexta-feira em São Paulo e no Rio de Janeiro.


+ Martin Scorsese também esteve em Veneza. O diretor exibiu no sábado A letter to Elia em que ressalta a importância de um cineasta que passou a ser contestado por algumas de suas atitudes (como o fato de ter colaborado com o Marcathismo).


+ O americano, nova fita estrelada por George Clooney, superou as expectativas do estúdio e assumiu a liderança do feriado do dia do trabalho nos EUA. O filme, considerado um trabalho artístico, superou estréias de maior apelo como Machete, dirigido por Robert Rodriguez e Amor à distância, romance estrelado por Drew Barrymore e Justin Long.



+ O americano, que deve estrear em novembro no Brasil, fez U$ 16 milhões, mas não evitou desse ser o feriado do dia do trabalho de menor faturamento desde 1997. Machete, que abriu em terceiro com U$ 11,3 milhões, decepcionou o estúdio que esperava uma abertura em torno de U$ 25 milhões.



+ O crítico Roger Ebert, o mais popular e famoso crítico de cinema do mundo, escreveu critica elogiosa a O americano. Para o crítico o novo filme de George Clooney é “um entretenimento surpreendentemente agradável”.



+ Amanhã será exibido às 22h no canal Fox o último episódio da primeira temporada de Glee, grande fenômeno de mídia dessa última temporada. Enquanto isso, os dois últimos cds com coletâneas de músicas interpretadas pelo elenco da série já estão disponíveis nas lojas do país.



+ Aconteceu no primeiro, aconteceu no segundo e, também aconteceu no set de filmagens de Transformers 3. Uma cena envolvendo muitos carros, ou seja quase que qualquer uma em tratando-se de Transformers, deu errado e a figurante Gabriella Cedillo, de 24 anos, ficou gravemente ferida. Ela já passou por uma cirurgia e seu quadro, segundo boletins médicos, é estável. A Paramount e a Dreamworks (estúdios responsáveis pelo filme) ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o ocorrido.

Shia LaBeouf ao lado de Michael Bay nos sets de Transformers 3: tudo parado até segunda ordem...

+ Em Another year, um dos filmes que será exibido no próximo festival de Toronto, Mike Leigh retoma um universo que lhe é muito particular. O cotidiano da classe média inglesa e sua inadequação a certos pendores sociais. O casal vivido por Jim Broadbent e Ruth Sheen tem sua doce rotina perturbada por visitantes que vivenciam momentos de desequilíbrio em suas vidas. O filme, que debutou no último festival de Cannes, tem recebido fortes elogios e menções da crítica, sendo apontado como uma das certezas para a próxima temporada de premiações.


7 comentários:

  1. Somente neste post, você comentou sobre vários filmes que eu quero assistir: "Somewhere", "A Letter to Elia", "The American" e "Another Year". Para que a temporada de filmes para o Oscar 2011 promete. Que bom!!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Reinaldo.
    Acrescentaste novos títulos a minha lista.
    Muito obrigado mesmo.

    De todos os títulos destacados, aguardo ansioso pelo, que parece ser, (o) retorno de Sofia Coppola ao gênero/temática que a consagrou - o intimismo e a (eterna) busca pela identidade, vide "Lost In Translation".

    Um grande abraço!
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Ah! Adoraria saber onde consegues os magníficos (e todos os dias atualizados!) wallpapers de Claquete! rsrsrs

    Confesso que logo nas primeiras visitas não me acostumava, as mudanças diárias pareciam-me conferir uma certa falta de identidade ao site. Agora, acho fantástico! É sempre uma surpresa quando visito-o, traz sempre junto algumas belas memórias...

    Conta vai...
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Cássio, também adoro os wallpapers! Mesmo qdo eu não sei de que filme são e fico tentando advinhar, rsrsrs
    Adorei as boas novas deste Claquete Destaca trouxe: Sophia Coppola e Mike Leigh!
    Ah, a quem interessar possa, já tem o terceiro cd de Glee por aqui.

    Beijos,
    Aline

    ResponderExcluir
  5. Sempre torci pela Coppola e espero ansioso por Somewhere (não apenas em Veneza como no Oscar espero que dê certo). Another Year também é bem aguardado para temporada de premiações.

    ResponderExcluir
  6. Kamila: Não acho que The american vá ser grande coisa Ka. Mas concordo que a oscar season 2011 promete. Bjs

    Cássio: Poxa Cássio, obrigado. É verdade, acho que Somewhere tem tudo para ser o melhor filme de Sofia desde justamente lost in translation. Quanto aos papéis de parede não há um site específico. Mas os dois que mais me servem neste quesito são: wallpapers.net , impawards.com e moviewallpapers.com.
    Abro um parênteses para elogiar a evolução da sua percepção quanto a mudança constante da foto da home. É justamente essa a percepção que busco no meu leitor. Lógico que nem todos tem um olhar sensível como o seu... Abs

    Aline: Obrigado pelo endosso Aline. Quanto a Glee, já tem o terceiro (que é um CD com faixas da Madonna) e o quarto...
    bjs

    Luis Galvão: Vamos conferir. Não sei se Somewhere vai ao Oscar não. Aguardemos.De pronto, não apostaria... abs

    ResponderExcluir
  7. Assim com muitos, espero ansiosamente por "Somewhere", "The American" e "Another year". Pelo visto daqui para frente teremos uma boa temporada de filmes, afinal o Oscar está chegando...

    ResponderExcluir