domingo, 3 de janeiro de 2010

ESPECIAL SHERLOCK HOMES - Insight

Devassando Guy


O irmão de Madonna, no livro que lançou sobre a vida da irmã, diz que ele é bronco, machão e preconceituoso. Mas o cinema praticado por esse inglês de Hartfield, Inglaterra é dos mais modernos. Ritchie foi alçado a notoriedade mundial com o sucesso de Jogos, trapaças e dois canos fumegantes, de 1998. Um pequeno filme inglês que só conseguiu distribuição internacional depois que a produtora e parceira de Tom Cruise, Paula Wagner, viu e apreciou a linguagem e o estilo daquela fita acelerada e politicamente incorreta. Guy Ritchie ganharia status de celebridade, no entanto, alguns anos depois ao casar-se com a popstar mais controversa do século 20.
Foi ao assistir o clássico Butch Cassidy & Sundance kid que o então adolescente Guy teve a certeza do que queria ser; cineasta. Contudo esse inglês de fala mansa e filmes verborrágicos não cursou nenhuma escola de cinema, por considerá-las chatas e impraticáveis. O que Guy fez, com considerável dose de sorte, foi dirigir clipes para bandas e comerciais de TV e juntar o dinheiro arrecadado para rodar um curta de 20 minutos, denominado The hard case, que mais tarde daria origem a seu longa de estréia, justamente, Jogos, trapaças e dois canos fumegantes.






O filme de estréia do diretor é celebrado como um dos melhores filmes ingleses da década de 90

O diretor voltaria ao mundo dos gangsters desglamourizados em Snatch – porcos e diamantes, um filme ainda com pegada independente e revestido de humor inglês, mas que já flertava com um padrão hollywoodiano. Os astros Brad Pitt e Benicio Del Toro integravam o elenco da divertida fita sobre ciganos, gangsters, diamantes e porcos.
Depois de Snatch, e junto com o casamento com Madonna, viria o ostracismo criativo de Guy. O filme que dirigiu a pedido de sua esposa, e estrelado pela própria, Destino insólito, refilmagem de um filme italiano, não era só totalmente incompatível com sua linguagem e interesses cinematográficos, era ruim de doer.
Depois da má sucedida parceria com a mulher, o diretor levaria 4 anos para voltar a lançar um filme. E Revolver, de 2005, foi um fracasso retumbante de critica e público. Mesmo retomando sua linguagem e tema preferido (o submundo dos gangsters ingleses), Ritchie parecia deslocado e descalibrado. Logo surgiriam os boatos de que seu casamento com a diva do pop estava em frangalhos.



O diretor e o astro Brad Pitt se divertem em um intervalo das grvações de Snatch - porcos e diamantes

Dois anos depois o casamento teria fim e a verve criativa voltaria a seu estado natural. Rocknrolla – a grande roubada reanimou os fãs do cinema de Guy Ritchie e também mostrou que o diretor amadureceu. O filme apresentava as virtudes de seus melhores trabalhos sem o acréscimo dos exageros característicos a todo jovem cineasta. O filme serviu ainda como o green card artístico de Guy. Foi depois de Rocknrolla que os produtores de Sherlock Holmes fizeram o convite para que o diretor assumisse o projeto.
O filme, e potencial franquia, é o primeiro filme de Ritchie dentro da estrutura hollywoodiana. É o primeiro projeto de grande orçamento do diretor e é o primeiro, desconsiderando o ultraje que é Destino insólito, a não se situar no universo do gangsterismo. A julgar pelos números preliminares da bilheteria e pelo burburinho da critica, Guy Ritchie still got it.



Gerard Butler e Tandie Newton em cena de Rocknrolla: o filme que valeu o green card ao inglês


5 curiosidades sobre o ex de madonna:

1- Ele sempre gosta de trabalhar com atores que confia. Trabalhou com Jason Stathan em Jogos, trapaças e dois canos fumegantes, Snatch – porcos e diamantes e Revolver e trabalhou com Mark Strong em Revolver, Rockn´rolla e Sherlock Holmes.

2 – Teve um rápido affair com a atriz Rachel McAdams, uma das estrelas de Sherlock Holmes

3 – É sempre o encarregado pela trilha sonora de seus filmes

4 – Recentemente disse que ainda ama Madonna

5 – Dirigiu um curta metragem para a BMW estrelado pelo então desconhecido Clive Owen e por sua mulher Madonna. Clique aqui para conferir o curta!

6 comentários:

  1. Ah, eu vi Jogos, trapaças e dois canos fumegantes e confesso a você que é surpreendente! Mas Snatch não fez tanto minha mente, sabe.

    Abraço e aparece, sumido!^^

    ResponderExcluir
  2. Vou aparecer sim Cris. Obrigado pela presença aqui em Claquete. Espero que tenha tido uma ótima passagem de ano. Sobre os filmes do Guy, gosto muito. Adorei Snatch, mas jogos, trapaças e dois canos fumegantes é bem melhor. I give you that!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Este curta BMW do Guy Richtie é ótimo, principalmente a parte parecida com a Madonna, de como estrelas podem ser temperamentais haha...

    Eu realmente preciso conhecer melhor esta trajetória de GR, principalmente com sua entrada nestes formatos mais hollywoodianos. Eu acho que ele tem de tudo para brilhar, sendo bem assessorado após sair da aba de Madonna.

    Adoro a cantora mas deve ser difícil ser casado com ela... dizem que ela tem sérios problemas para competir por atenção, ou seja, na família dela só ela pode brilhar.

    Beijo da madame!

    ResponderExcluir
  4. Tenho a mesma opinião que vc em relação a Madonna madame. E o curioso no caso de Guy Ritchie foi como ele se anulou artísticamente durante o casamento com ela. Assim que o casamento acabou fez as pazes com a critica e chegou ao cinemão americano. Como diriam os maliciosos, para bom entendedor...

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, meu lado juiz misturado ao meu lado gossip girl já bate o martelo: Guy Ritchie só se revelou artisticamente pós-divórcio porque Madonna já não existe mais em sua vida. Quem mandava na casa era a diva Madonna.

    Fazendo uma comparação Tupiniquim mas do fundo do meu coração: Até Xuxa deu uma empurradinha no sucesso da Sasha. Madonna já tem o estigma de podar até mesmo a filha Lourdes Maria, pelo menos, isso não é novidade para os tablóides...

    Beijo da madame!

    ResponderExcluir