terça-feira, 19 de janeiro de 2010

ESPECIAL SHERLOCK HOLMES - critica

Descabeladamente sexy

É preciso dizer que as ambições que moviam Sherlock Holmes (EUA/ING 2009) foram plenamente alcançadas. O Sherlock Holmes de Guy Ritchie é um filme cheio de personalidade que atualiza o personagem para um público tão elétrico e eclético quanto os adolescentes, mas não desmerece aqueles que procuram uma boa história de detetive. Para fundir ambas abordagens em uma, Robert Downey Jr.
Sem o ator, que empresta seu charme sedutor e seu jeito arredio a Sherlock Holmes, o filme não conseguiria ser pop e, ao mesmo tempo, preservar alguma inteligência. É lógico que Sherlock Holmes tem problemas. Talvez seja um pouco longo e a trama, de mistérios e magia negra, em si não é empolgante, mas há muitas virtudes também. A maior delas é a química poderosa entre Downey Jr e Jude Law, que vive o médico e amigo John Waltson. Outro grande trunfo do filme é a rica reconstituição da Londres vitoriana. A fotografia, a direção de arte e cenários, os figurinos, tudo resulta em exuberância e bom gosto.

Jude Law e Downey Jr em cena de Sherlock Holmes: ação, alguma comédia e muito Robert Donwy Jr para as massas

Contudo, o maior atrativo da fita, a parte a curiosidade de ver Guy Ritchie a frente de um blockbuster e de ver um personagem clássico ganhar tonalidade pop, é mesmo Robert Downey Jr. É impressionante como ele é bom. Ele domina a cena de tal maneira que chega a ofuscar o próprio filme. Seu brilho é tão intenso que após disparar comentários sobre uma possível insinuação de homossexualidade entre Holmes e Waltson a platéia tende a concordar com ele quando vê a ciumeira de Holmes crescer com a proximidade do casamento de Waltson e sua noiva Mary. Quando na verdade, tudo o que há é a boa e velha afirmação da amizade masculina e do valor dela, como já havia nos westerns de antigamente e em filmes mais recentes como Shrek e O senhor dos anéis. Quem quiser enxergar comentário de natureza sexual aí, o faz por sua própria conta e risco.
De qualquer maneira isso mostra o quanto Downey Jr está no controle. Sherlock Holmes, com o sucesso que o filme faz, deve se estabelecer como franquia cinematográfica e Robert Downey Jr seguirá em evidência. Ah, mas e o filme mesmo? Bem, o filme é ele. Para a sorte de Guy Ritchie, da Warner e nossa.

10 comentários:

  1. "Sherlock Holmes", para mim, era um projeto definitivo para as ambições de Guy Ritchie como cineasta e ele se saiu muito bem, se você quer saber. A parte técnica é muito boa mesmo e acho que o privilégio a um tom mais sarcástico e irônico favoreceu bastante o Robert Downey Jr. Fora que é sempre bom ver Jude Law em boa forma. Ele também está ótimo!

    ResponderExcluir
  2. É justamente isso aí que eu penso Ka.Missão cumprida para todo mundo.

    ResponderExcluir
  3. Antes não tinha uma expectativa para o filme, pensando que o Sherlock estava mais para um novo "Piratas do Caribe". Mas, depois de ouvir a trilha do Hans Zimmer, fiquei com vontade de ver. E também para ver Robert Downey Jr. e Jude Law juntos.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  4. Confesso que o que me atraiu logo de cara é observar um Robert Downey Jr. inspirador! Jude Law pra mim não muda muito, de um filme pra outro...

    boa construção de texto!

    abraço

    anda sumido, hein?

    ResponderExcluir
  5. Oi Reinaldo!

    Meu querido, sua cobertura sobre o globo de ouro merece nota 10. Perfeita!!!

    Vi até um parte da premiação (uma hora tive de ir dormir senão não aguentaria trabalhar no dia seguinte). Foi a primeir vez que vi esta premiação e a achei mais rápida e objetiva do que o oscar. Fiquei com esta impressão.

    Pois é "avatar" ganhou e eu fiquei decpcionada. Apesar de não ter visto o filme, sinceramente, conforme vc muito bem falou, não merecia de jeito nenhum ganhar. Não sou uma conhecedora dos bastidores deste prêmio, mas não gostei muito do pouco que vi, eles não foram coerentes. Bastardos merecia algo, foi injusto, não so com ele como com os outros concorrentes.

    Vc fez um desabafo muito coerente e sincero sobre a premiação. E parto da mesma opinião que vc.

    Ja ja eu volto para falar mais.

    beijo.

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei de Sherlock Holmes, mesmo não descendo muito pela garganta a idéia de um Sherlock musculoso e sexy. Mas é impossível, ultimamente, não gostar de algo que o Robert Downey Jr faça no cinema. Concordo com vc, Reinaldo, se não fosse ele esse filme não aconteceria. Leva a todos no bolso e a gente sai do cinema satisfeito, magnetizado pela sua presença. As mulheres então, nem se fala!! hehe
    Pode vir a sequencia, se for com ele, vou ver com certeza.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Não foi por acaso que Robert Downey Jr. desbancou Daniel Day-Lewis... há tempos que ele vem bem em filmes... hora ou outra o reconhecimento viria... chegou em Sherlock Holmes... mas pra Oscar ainda deve levar alguns anos...

    ResponderExcluir
  8. Mayara:Quando fiquei sabendo que Guy Ritchie ia dirigir o filme, fiquei super intrigado. A ansiedade tomou-me de vez quando Downey Jr. entrou no projeto. E a trilha é ótima mesmo. Conheci-a aliás, graças a vc Ma. Bjs

    Cristiano: Downey Jr está em seu momento e bom como ele é, ele vai saber dilatá-lo. Quanto a Jude Law, acho-o muito bom. Esse ano ele vai variar um pouco. Veremos-o mais em fitas de ação. Repo man ( com a brasileira Alice Braga) é um dos filmes que aguardo esse ano.
    E tô batendo ponto lá no seu blog rapá. é que vc tem muitos seguidores, deve ser isso...

    Cintia: Obrigado pelas palavras Cintia. Só lamento que a primeira cerimônia que vc assistiu tenha sido tão frustrante. Foi um bom negócio ir para a cama mais cedo...
    Bjs e aguardando seus demais comentários.

    Patty:Não preciso nem dizer que estou super feliz de te ver aqui, né?
    eh verdade, Downey Jr está on fire. E todas as mulheres que eu conheço estão caídinhas por ele. Ele tá com tudo...
    Bjs

    Fernando: Vc está certíssimo. E olha, acho que o reconhecimento no Oscar pode vir antes do que a gnt imagina. ABS

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, Reinaldo!

    Eu gostei bastante de Sherlock Holmes revisitado, principalmente a veia do humor e da aventura torna o filme um entretenimento imperdível. Sem dúvidas, Roberto Downey Jr é o core deste filme.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. É isso mesmo madame. Robert Downey Jr Rules!

    Bjs

    ResponderExcluir