domingo, 31 de janeiro de 2010

Os 25 melhores filmes da década: 17 - Onde os fracos não tem vez

“Qual foi o máximo que você já perdeu no cara ou coroa?"


Sinopse:
Após uma negociação de drogas mal resolvida, Llewelyn Moss, um típico Cowboy americano, pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo devido a isso. Logo Anton Chigurh, um assassino psicótico sem senso de humor e piedade, é enviado em seu encalço. No rastro dos dois está o xerife Ed Tom Bell.

Comentário:
Um filme revisionista por vocação e cult por natureza. Esse western solene dos irmãos Coen baseado na pessimista novela de Cormac McCarthy é um elaborado estudo sobre os limites da violência. Sobre a passagem do tempo e os conflitos geracionais que se estabelecem acerca do tolerável e do condenável. Personagens fortes que trafegam com autoridade pelo caricato e pelo sutil, narrativa poderosa, fotografia arrebatadora e um discurso bem incisivo, apesar do final aberto e anticlimático. Onde os fracos não tem vez é cinema de grande qualidade artística, mas antes disso de ressonância filosófica. Um filme contundente como poucos em sua contemporaneidade.

Prêmios:
Vencedor de 4 Oscars (filme, direção, roteiro adaptado e ator coadjuvante); 3 Bafta (direção, ator coadjuvante e fotografia); melhor filme pelas associações de críticos de Boston, Dallas, Chicago, Ohio, Denver, Las Vegas, Flórida, Londres e Nova Iorque; Prêmio do sindicato dos diretores; prêmio do sindicato dos montadores; prêmio do sindicato dos produtores; prêmio do sindicato dos roteiristas; melhor elenco e melhor ator coadjuvante pelo sindicato dos atores; vencedor dos prêmios de filme, direção, elenco e ator coadjuvante pelo círculo de críticos de Phoenix, San Diego, São Francisco e Toronto; 2 globos de ouro (ator coadjuvante e roteiro); 3 critic´s choice awards (filme, direção e ator coadjuvante); competição oficial do festival de Cannes.

Curiosidades:
- Embora o filme se passe no Texas, a maior parte da produção foi rodada em Las Vegas
- No Brasil, o penteado do vilão vivido por Javier Barden foi comparado ao do personagem Beiçola do seriado da TV globo, A grande família
- Assim como Clint Eastwood, Orson Welles e Warren Beatty, os irmãos Coen conseguiram a proeza de serem indicados a 4 Oscars por um mesmo filme. No caso de Onde os fracos não têm vez, eles foram indicados por produção, direção, roteiro e montagem.
- Javier Barden que ganhou o Oscar por seu desempenho, sagrou-se o primeiro ator espanhol a levar o prêmio
- Em 2007, ano de lançamento do filme, Josh Brolin e Tommy Lee Jones também tiveram performances elogiadas em outros filmes. O gangster, no caso do primeiro, e No vale das sombras, o segundo. Tommy Lee Jones, foi inclusive indicado ao Oscar por esse outro filme.
- Quentin Tarantino, que fazia junto com Josh Brolin o projeto Grindhouse, filmou a fita que Brolin enviou para os irmãos Coen para se candidatar ao papel.
- Onde os fracos não tem vez é um dos poucos trabalhos dos irmãos Coen que não é original.

Ficha técnica:
título original: No Country for Old Men
gênero: Drama
duração: 02 hs 02 min
ano de lançamento: 2007
estúdio:Paramount Vantage / Miramax Films / Mike Zoss Productions / Scott Rudin Productions
distribuidora: Miramax Films / Paramount Pictures
direção: Ethan Coen , Joel Coen
roteiro: Ethan Coen e Joel Coen, baseado em livro de Cormac McCarthy
produção: Ethan Coen, Joel Coen e Scott Rudin
música: Carter Burwell
fotografia: Roger Deakins
direção de arte: John P. Goldsmith
figurino: Mary Zophres
edição: Ethan Coen e Joel Coen
Elenco: Josh Brolin, Tommy Lee Jones, Javier Bardem e Woody Harrelson




Fonte: arquivo pessoal

Um comentário:

  1. Maravilhoso filme. Não há dúvida de que os irmãos Coen conseguiram uma adaptação muito fiel, mas com este filme, há um paradoxo na sua construção na relação entre forma e substância que provoca uma aparente parece fita muito simples para o seu enredo, que parece não diz nada e até mesmo a sua história é um pouco confuso, mas não por isso se torna uma obra-prima que gere a linguagem cinematográfica com perfeição. Além do elenco é de luxo, Tommy Lee Jones, Javier Bardem e Kelly Macdonald, que era digno de prêmio SAG por sua grande desepemeño neste filme.

    ResponderExcluir