domingo, 31 de janeiro de 2010

OSCAR WATCH - Em que pé as coisas estão

Com o fim de janeiro e com a movimentação intensa que tivemos nesses últimos dias na temporada de premiações, pouca coisa, de fato, mudou na percepção que se tinha de quem eram os principais concorrentes às vagas no Oscar. O triunfo de Avatar no globo de ouro, aliado ao recorde de maior bilheteria de todos os tempos do cinema, vitaminaram a candidatura do filme de James Cameron. Mas em linhas gerais, o resultado do globo de ouro só serviu para dimensionar a distância dessa premiação para o Oscar. Todos os outros resultados de janeiro não privilegiaram Avatar. O sindicato dos produtores, o Critic´s choice awards e o sindicato dos diretores prestigiaram Guerra ao terror. Kathryn Bigelow, diretora de Guerra ao terror, sagrou-se ontem a primeira mulher a ser premiada pelo sindicato, em uma possível antecipação do que veremos na noite de 7 de março. O sindicato dos atores premiou Bastardos inglórios. Avatar podia não concorrer na festa dos atores, mas Guerra ao terror concorria. Quer dizer que a disputa está fechada entre Guerra ao terror, na liderança, Avatar e Bastardos inglórios? Sim e não.
Kathryn Bigelow dirige: Além de ser a quarta mulher indicada ao Oscar de direção, ela poder a primeira a ganhar um


É preciso reconhecer que desde o principio da temporada, esses três filmes, junto com Preciosa e Amor sem escalas dispararam na frente e se o Oscar ainda tivesse cinco finalistas na categoria de melhor filme, não haveria dúvidas de que esses seriam os cinco finalistas, assim como não haveria dúvidas de que a grande disputa se daria entre o filme de Bigelow e o filme de Tarantino (com as devidas desculpas aos fãs de Pandora). Só que a cerimônia do Oscar desse ano, amplia o número de postulantes ao título de melhor filme de 2009. Isso, aliado ao novo método de se eleger o melhor filme – em que cada membro da academia elenca os filmes por ordem de preferência e uma pontuação será atribuída- derruba a pecha de favoritismo inconteste. Antes bastava destacar o filme que cada um julgava melhor. É lógico que os sindicatos continuam sendo poderosas bússolas, mas por não ter o mesmo método de aferição, tornam-se imprecisos. É válido destacar que essa novidade do Oscar aplica-se somente para a categoria de melhor filme. Ironicamente, quem pode se beneficiar disso é Avatar. O filme de Cameron é o mais visto, por razões óbvias, de todos os possíveis indicados. Ou seja, mesmo que não esteja no topo da lista de muita gente, deve aparecer bem colocado na maioria das listas. O que faz com que Avatar seja uma aposta mais segura do que os queridinhos da critica Amor sem escalas e Guerra ao terror.

E os outros cinco
Direito de amar, Up – altas aventuras, Invictus, The Messenger e Distrito 9, com mais chances, brigam com Nine, Star trek, Educação, Um sonho possível e Um homem sério, com menos chances, pelas últimas cinco vagas. Não seria de todo estranho ver 500 dias com ela e/ou Se beber não case nessa lista. Explica-se: O primeiro é um filme bem amarradinho, independente e com um tema mais leve, quando todos os outros indicados parecem sérios demais. Ademais a comédia, especialmente a romântica, há muito não é prestigiada pela academia. No caso do segundo, além da vitória surpreendente no Globo de ouro que, sim, pode ter entusiasmado muita gente a votar no filme, é importante lembrar que esse é um filme que cativou os americanos. Como Claquete noticiou há duas semanas, o DVD do filme tornou-se a comédia mais vendida da história e o segundo filme de 2009 mais vendido em três semanas. Um recorde vistoso. O filme não teria chances de vitória, mas certamente puxaria a audiência do Oscar para cima.
Mathew Goodie e Colin Firth em cena de Direito de amar: um filme que pode ser melhor contemplado do que muita gente imagina


Eles & elas
George Clooney (Amor sem escalas), Colin Firth (Direito de amar), Morgan Freeman (Invictus) e Jeff Bridges (Coração louco) são certezas para a categoria de melhor ator. Os leitores de Claquete creem que a quinta vaga deverá ficar com Jeremy Renner (Guerra ao terror). Contudo, os elogiados desempenhos de Viggo Mortensen (A estrada) e Tobey Maguire (Entre irmãos) podem ser lembrados. Matt Damon poderia ser uma opção aqui por O desinformante. Já que ele apresenta um desempenho notável e muito superior ao seu trabalho em Invictus, pelo qual tem sido lembrado nas premiações. No entanto, de todas as categorias de atuação, essa parece a menos suscetível a surpresas.
Já na categoria de coadjuvantes, o páreo já parece definido. Christoph Waltz (Bastardos inglórios), Christopher Plummer (The last station), Stanley Tucci (Um olhar do paraíso), Woody Harrelson (The messenger) parecem certos. Caso Matt Damon não entre aqui, a vaga pode ir para Alec Baldwin (Simplesmente complicado), Anthony Mackie (Guerra ao terror) ou Chirstopher Mckay (Orson Welles e eu).


A indicação de Mo´Nique por sua mãe perversa em Preciosa é tão certa quanto 2+2 =4


Meryl Streep segue para sua 16ª indicação? Sim. Vai ganhar? Provavelmente não. Mas isso é assunto para depois. Além de Streep (Julie & Julia ou quem sabe Simplesmente complicado?) e Sandra Bullock (Um sonho possível) que depois do triunfo no SAG parece nome certo, Gabourey Sidibe (Preciosa) e Helen Mirren (The last station) também devem receber nomeações. Emily Blunt (The Young Victoria) e Carey Mulligan (Educação) brigam pela última vaga. Se outro nome surgir, é zebra.
Entre as coadjuvantes, o caminho está mais aberto. A favorita Mo´Nique (Preciosa) é certeza. Assim como a dupla de Amor sem escalas, Anna Kendrick e Vera Farmiga. Contudo, as outras 2 vagas estão na mira de pelo menos 5 atrizes. Melaine Laurent e Diane Kruger por Bastardos inglórios, Penélope Cruz e Marion Cottilard por Nine e Julianne Moore por Direito de amar. Há ainda Samantha Morton (The messenger) e Maggie Gyllenhaal (Coração louco) que podem roubar essas vagas.

Maggie Gyllenhaal pode ser o grande elemento surpresa da lista do Oscar

2 comentários:

  1. Boas observações, Reinaldo!
    Continuo torcendo por Guerra ao Terror e Bastardos Inglórios nas categorias nobres de melhor filme e melhor diretor. Embora goste de Se beber não case, acharei uma piada se este filme for indicada a melhor filme. Não acho que faça sentido até mesmo pelo estilo da fita.
    Para atores, torço para Jeremy Renner ou Tobey Maguire nesta vaga remanescente.

    Assisti The Young Victoria e estou torcendo por Emily Blunt para esta vaga restante, no entanto sei que Carey Mulligan está muito bem em Educação. Nas de coadjuvantes, espero que Julianne Moore consiga uma indicação.

    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado madame. Vamos ver o que o amanhã nos traz. Bjs

    ResponderExcluir