segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Para explicar o mundo - Boa noite e boa sorte


Boa noite e boa sorte (Good night and good luck, EUA 2005) foi um projeto pessoal de George Clooney. Em um primeiro momento, uma homenagem a seu pai, Nick Clooney, jornalista e âncora de um programa jornalístico. Em um segundo momento, Clooney, um ativista liberal, queria difundir a idéia da liberdade de imprensa e do forte e imprescindível componente social que é a atividade jornalística para a manutenção do estado de direito e de suas bases democráticas.

George Clooney, Robert Downey Jr., Jeff Daniels e David Straitharn vivem o time de jornalistas que lutou pela garantia dos direitos civis americanos

O filme, escrito, dirigido e produzido por Clooney (ele faz uma pequena participação negociada para que o capital do filme fosse viabilizado) remonta um fatídico episódio da história americana que vira e mexe, resguardando variáveis e aspectos culturais e históricos, acontece novamente não só naquele país, como também aqui no Brasil.

O governo de Lula vira e mexe tenta amordaçar a imprensa que vive descobrindo escândalos políticos. A proposta surge novamente com o novo texto dos direitos humanos em discussão em Brasília

No filme, acompanhamos o embate do jornalista Edward R. Morrow (brilhantemente interpretado por David Straitharn) contra a caça as bruxas perpetrada pelos senador Joseph McCarthy no movimento que ficou conhecido, por razões óbvias, como macartismo. O senador depreendeu uma verdadeira caçada a comunistas e simpatizantes. Para tanto não se fez de rogado e restringiu alguns direitos, caçou outros e pôs em suspenso mais uma porção. Tortura, prisões mal fundamentadas, pessoas desempregadas e vítimas de boicotes, amigos delatando amigos em troca de favorecimentos, essas são algumas das chagas que acometeram a América durante aquele negro período.

O verdadeiro McCarthy: Clooney optou por não escalar nenhum ator para viver o senador no filme. O próprio aparece em imagens de arquivo, o que enaltece o teor histórico do filme

Foi justamente Murrow e sua itinerante equipe de jornalistas da emissora de TV CBS que se ergueram contra os desmandos de McCarthy. Murrow fez dessa sua cruzada pessoal e teve que comprar o próprio espaço, já que o conflito público com o senador afugentara os anunciantes (algo que se ainda hoje é vital para as emissoras de TV, imaginem naquela época).
Tudo isso está em Boa noite e boa sorte. George Clooney realizou mais do que um excelente drama. Realizou um documento histórico sobre um grave episódio da história americana e sobre a arte de se fazer jornalismo, mesmo na adversidade.

George Clooney dirige um verdadeiro documento histórico


Para ler: Caça às bruxas – macartismo:uma tragédia americana, de Agermiro Ferreira, Editora L&PM
Para ver: Culpado por suspeita (Guilty by suspicion, EUA/FRA 1991) de Irwin Winkler

Para saber mais: Macartismo na wikipédia

3 comentários:

  1. Olá Reinaldo, obrigada pela dica. Desconhecia este filme documentário. Gostei de saber deste engajamento de George Clooney e homenagem à seu pai. Aprecio o tema de liberdade de imprensa e empenho de jornalistas sérios a serviço da sociedade, mesmo em épocas de opressão. Tirar a liberdade da palavra é um dos crimes mais hediondos de um governo. Se vivesse nestas épocas obscuras provavelmente eu seria torturada e morta.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado madame. Só um dado, o filme embora se atenha a realidade de forma documental, não é um documentário. É um longa de ficção,mas só há verdades nele.
    Só para registrar, essa é mais uma das novas colunas de Claquete. Ela será mensal. MÊS que vem tem Para explicar o mundo de novo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Reinaldo. Adorei a coluna,como sempre!

    ResponderExcluir