domingo, 29 de novembro de 2009

Top 10

10 séries que são coisa de cinema

10 – Desperate Housewives
Depois que Beleza americana desmitificou, de forma despudorada, a felicidade dos subúrbios americanos, surgiu essa ácida série criada por Marc Cherry. Em Desperate Housewives acompanhamos o cotidiano de donas de casa, seus maridos, seus amantes e seus filhos. Desperate Housewives é um retrato eloquente da vida moderna. A série, em sua 6a temporada, ainda demonstra fôlego alinhando drama e humor em mise-èn-scene das mais inteligentes.

Onde assistir: Sony às quartas-feiras às 22:00hs e aos domingos às 22:00hs
status: 6a temporada
DVD: As cinco primeiras temporadas já estão disponíveis

9 – True Blood
Vampiros, sexo e crítica social. Parece uma combinação improvável, certo? Bem, improvável sim, mas não impossível. Alan Ball, roteirista de Beleza americana ( para ficar em um filme contumaz aqui da lista) é a mente criativa por trás da série. Na fictícia Bon Temps, o vampiro Bill começa um relacionamento com a humana Sookie. Mas a série apenas parte disso. Após os japoneses terem desenvolvido uma bebida sintética que substitui o sangue humano, os vampiros assumem sua posição na sociedade civil. Ball discute direitos humanos, preconceito e política. Sem abrir mão do sexo e do sangue.


Onde Assistir: Na HBO
Status: A segunda temporada se encerrou em setembro, a terceira está prevista para julho do ano que vem.
DVD: A primeira temporada já está disponível

8 – Damages
Advogada inescrupulosa faz de tudo para ganhar, inclusive destruir os sonhos, e a vida, de sua pupila. Você já viu esse filme antes? Não com a pujança e brilhantismo dessa série envolvente e surpreendente. Em Damages Gleen Close brilha como a insuperável e intragável Patty Hewes. O curioso desse drama é que diferentemente de inúmeras séries jurídicas ele se passa nos bastidores, pouco se vê de tribunal. É um dos programas mais inteligentes atualmente na TV americana.

Onde assistir: AXN
Status: A segunda temporada encerrou-se em agosto e a terceira está prevista para janeiro (nos EUA)
DVD: A primeira temporada já está disponível e a segunda deve ser lançada em janeiro


7 – Dexter
Quem não gosta de um psicopata? Na dramaturgia, que fique bem claro. Pois nem Hannibal Lecter, nem Norman Bates, o psicopata mais bem desenvolvido na cultura pop americana é Dexter Morgan(soberbamente interpretado por Michael C. Hall). Em Dexter acompanhamos a rotina do personagem título. Ela se constituí entre seu trabalho, como perito da polícia de Miami, entre a família da namorada Rita e entre sua vítimas, que são psicopatas. Não tema gostar de Dexter. Ele só mata gente má.

Onde Assitir: FX
Status: A segunda temporada foi exibida no ano passado. Não há previsão para a exibição da terceira no Brasil e nos EUA a quarta está sendo exibida atualmente
DVD: As duas primeiras temporadas já estão disponíveis em DVD

6- Glee
A caçulinha da turma. Quem gosta de musicais vai adorar Glee. Quem gosta de produções que privilegiem a critica social, mas que o façam com leveza e sofisticação vai amar Glee. Glee é a nova produção de Ryan Murphy (criador de Nip/Tuck) e versa sobre um coral incomum de uma escola que aprende e ensina muito durante o ano escolar. Músicas pop em versões deliciosas, cenas belamente coreografadas e um moralismo para lá de receptivo. Entre para o clube.

Onde assistir: Fox às quartas-feiras às 22:00hs; às sextas-feiras e domingos às 21:00
Status: atualmente em sua primeira temporada
DVD: ainda não há previsão de lançamento em DVD

5- House
Não é só uma série médica. Pegue um médico ranzinza, genial, implicante e com toques de Sherlock Holmes. Consegue imaginar? Então dá para ter uma idéia de quem é o dr. Gregory House (interpretado com charme britânico por Hugh Laurie). Em House, além diagnósticos precisos e drama pessoais, podemos ver a dinâmica dos relacionamentos de House com aqueles que o cercam. E acreditem, vale a pena.

Onde Assistir: Universal às quintas-feiras às 23:00
Record às segundas feiras às 24:00
Status: Atualmente em sua 6a temporada
DVD: As cinco primeiras temporadas já estão disponíveis no formato

4- Lost
Quem nunca ouviu falar de Lost ?E quem não sabe do que trata a série? Lost talvez seja um dos maiores hits dessa década. É bem verdade que a série teve altos e baixos, mas com a proximidade do fim, a próxima temporada vai ser a última, é imperioso saber o mistério dessa ilha. A título de incentivo, os roteiristas de Lost sabem desenvolver como poucos, episódios que aliam suspense, romance, drama, comédia e ação.Além do mais a série apresenta uma galeria de personagens das mais interessantes.

Onde assistir: AXN
Status: A quinta temporada se encerrou recentemente e a sexta está prevista para fevereiro (nos EUA)
DVD: As cinco primeiras temporadas já estão disponíveis no formato

3- Californication
A promiscuidade nunca foi tão cult antes. Hank Moody é um escritor que não consegue superar seu maior sucesso nem o amor de sua vida. Se lança então em uma atitude destrutiva em que conjuga sexo, confusões, sexo, bebidas, sexo, drogas, sexo , rock n´roll, sexo e bem, você pegou a idéia. Californication resgatou o talento de David Duchovny que brilha como Hank nessa série sarcástica, inteligente e profundamente pessimista.

Onde assistir: Warner Channel
SBT aos domingos às 01:20
Status: A segunda temporada se encerrou há dois meses e a terceira temporada já está em exibição nos EUA
DVD: As duas primeiras temporadas já estão disponíveis no formato

2- Em terapia
Revolucionária é pouco para descrever essa série que teve a coragem de reinventar a forma de se assistir uma série na tv. Na série acompanhamos o terapeuta Paul (Gabriel Bryne) atendendo quatro pacientes, um por dia, e no último dia vemos ele mesmo em sua terapia. Essa inflexão proposta pela série da HBO sobre os rumos e os desafios da terapia é muito salutar. Além dos bastidores da terapia, podemos acompanhar o desenvolvimento de personagens sob uma ótica totalmente inesperada. Com texto primoroso e atores excepcionais - em sua maioria, Em terapia é um colosso de realização.

Onde assistir: HBO
Status: A segunda temporada se encerrou recentemente e a terceira está em pré-produção
DVD: Não há previsão de lançamento da série em DVD

1- Mad men
Passada nos anos 50 e 60, essa série captura o momento de afirmação do american way of life. O surgimento do feminismo e do poder da publicidade são os motes principais dessa série tão elegante quanto inteligente. Acompanhamos os bastidores de uma agência de publicidade que serve de painel para as mudanças que ocorreram na época nos EUA. Personagens maravilhosamente escritos e interpretados dão o verniz necessário para calorosas e perspicazes criticas a nossa sociedade.A de ontem, a de hoje a até mesmo a de amanhã.

Onde assistir: HBO
Status: A segunda temporada acabou há seis meses. A terceira que já se encerrou nos EUA deve chegar ao Brasil em fevereiro
DVD : A primeira temporada da série chega as lojas agora em dezembro


Quer saber mais sobre alguma dessas séries? Peça por ela nos comentários ou no e-mail de contato do blog.

2 comentários:

  1. Adorei o Top 10!!!
    Embora eu não assista a maioria destas séries, sei por outros meios (vc! rs) que são mto boas!
    Desperate é uma das melhores na minha opinião!
    Mto bem escrita e alguns episódios ou histórias de personagens dariam um bom filme!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Rafinha. Desperate é realmente uma das melhores coisas da atualidade.
    Bjs

    ResponderExcluir