domingo, 8 de novembro de 2009

Insight

Os novos astros do cinema de ação

O verão americano de 2010 trará uma verdadeira pérola do cinema. Especialmente para os fãs dos cinema de ação. Os mercenários reúne pela primeira vez em um mesmo filme, Bruce Willis, Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger. Traz ainda um belo time de estrelas menores, mas igualmente veneradas pelos fãs do gênero, como Jason Stathan e Jet Li. O filme que estréia em agosto de 2010 não tem outro objetivo senão oferecer nostalgia para os fãs do cinema brucutu dos anos 80. Em uma década dominada por heróis mascarados e efeitos especiais espetaculares o peso de um astro de ação diminuiu consideravelmente. Esse, sem dúvida alguma, foi um fator preponderante para a oferta minguada de candidatos ao trono que aquela trinca lá de cima, embora teimem em admitir- com exceção do governador Schwarzenegger, já não ocupam mais.


Shia LaBeouf coça a cabeça: Apesar de ter caído nas graças de Spielberg o público não vai com a cara dele


A falta de carisma, e em alguns casos de competência mesmo, já foi aventada e atribuída ao fracasso de alguns postulantes ao posto de Action Star. O fato é que o cinema de ação mudou bastante em Hollywood. Exércitos de um homem só, como nos filmes dos anos 80, já não seduzem a garotada como faziam anteriormente. O sucesso retumbante do borrão visual Transformers está aí para provar. Os heróis de ação então, a exemplo do que ocorreu com os próprios filmes, passaram por um upgrade. Só que ao invés de Christian Bale (Reino de fogo, Batman e Exterminador do futuro 4), Paul Walker ( A vida e morte de Bobby Z, velozes e furiosos, No rastro de uma bala e Linha do tempo), Shia LaBeouf ( Transformers, Controle absoluto e Indiana Jones e o reino da caveira de cristal), Chris Evans ( Cellular - um grito por socorro, Quarteto fantástico e Heróis) e Brandon Routh ( Superman - o retorno), quem parece fazer sucesso mesmo junto ao público são os brucutus e mal humorados Jason Stathan (Carga explosiva, adrenalina e Corrida mortal), Vin Diesel (Velozes e furiosos, Triplo X e O vingador), Dwayne “The Rock” Johnson ( O escorpião rei, Com as próprias mãos e bem vindo a selva) e Sam Warthington ( Exterminador do futuro 4 e os inéditos Avatar e Fúria de titãs). Este último revelado no último filme do exterminador, tal qual um certo austríaco.

Jason Stathan em cena do primeiro Carga explosiva: Ele faz o tipo pouco sorrisos e muitos sopapos

Não são só os atores que fazem mais sucesso que emulam os astros de ação de outrora. Os filmes que estrelam colaboram grandemente para isso. Um bom parâmetro para comparação é a carreira de Vin Diesel. Lançado ao estrelato com o surpreendente Velozes e furiosos, Diesel só é agraciado com os dólares das bilheterias quando estrela filmes que se assemelhem em termos de estética (se é que podemos usar esta palavra para descrever um filme de ação) e narrativa ao filme que o revelou. Quando se aventurou por filmes como Missão babilônia e Sob suspeita, não foi bem. Mas quando retornou a série Velozes e furiosos, ou fez filmes como O vingador e Filhos da máfia, o sucesso foi retumbante. Brandon Routh viu sua carreira no cinema de ação morrer junto com seu super homem esterelizado. Já Jason Statahan, descoberto por Guy Ritchie em Jogos, trapaças e dois canos fumegantes, caiu nas graças do cinemão americano com uma série de filmes B ( a série Carga explosiva, para ficar em um exemplo) que misturam elementos de filmes de Charles Bronson e Steven Seagal.

Vin Diesel faz careta: Ele até tenta variar o seu repertótio, mas seu público cativo não deixa

O público atual pode até querer ver máquinas e heróis mascarados salvando o dia. Mas no fim das contas, ele não abre mão de ver um bom e legítimo Hard ass mother fucker quebrando o pau e promovendo a justiça no melhor estilo anos 80. Stallone e companhia vem aí para explicar tim por tim. E quem sabe, passar oficialmente o bastão.

3 comentários:

  1. Incrivel como Shia LaBeouf está em alta! mas, adoro ele até.

    Reinaldo, adoro sua presença no meu Apimentario, você é um dos poucos que parece captar e entender minha proposta lá, grato mesmo! e me segue lá ainda, ne? abs

    ResponderExcluir
  2. Para mim, os novos astros dos filmes de ação são gente como Daniel Craig e Matt Damon, atores talentosos que trazem suas bagagens dramáticas para longas que nunca se destacaram no quesito atuação!

    ResponderExcluir
  3. Cristiano: Tb gosto bastante do Shia LaBeouf. Acho ele muito carismático e bem humorado. No artigo, no entanto, relativizo justamente essa percepção. Assim como eu e vc, Spielberg, adora LaBeouf,mas o público americano hesita em abraça-lo como action hero. E sim, continuo te seguindo lá no apimentário. Adoro a sua proposta. E obrigado pela deferência. Abração!

    Kamila: Concordo em gênero, número e grau contigo. Inclusive, este é o tema da pauta de insight para o final do mês. No próximo domingo será um post sobre Almodóvar. Concordo que Damom, Craig, Hugh Jackman e Russel crowe acrescentam muito em termos de dramaticidade a um gênero que até então prescendia dela. Hj, parece, impensável conceber um bom filme de ação sem uma boa fundamentação dramática.

    ResponderExcluir