quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Movie Pass

Filmes que abordam o sobrenatural são verdadeiros pendores cinematográficos. Muito populares em alguns momentos e extremamente evitados e questionados em outros. Além do fato de, geralmente, perderem o frescor em uma revisita. Contudo, Os outros (The others EUA/ESP 2001), primeira incursão - e até agora a única - do cineasta espanhol Alejandro Amenábar no cinema americano, foge a essas implicações do gênero. O filme, destaque do Movie Pass dessa semana, mostra Nicole Kidman na pele de uma mãe viúva um tanto ingênua e despreparada que tem sua mansão assombrada por fantasmas enquanto tenta confortar seus filhos, saudosos do pai. O filme de Amenábar é sutil como poucos, faz insinuações sobre o que de fato ocorre dentro daquela mansão sempre equilibrando tensão com inteligência. O filme, à época de seu lançamento foi comparado desfavoravelmente ao contemporâneo O sexto sentido, com o qual guarda muitas semelhanças. Mas hoje, passada quase uma década de seu lançamento, enquanto O sexto sentido parece um respiro de criatividade comercial de um cineasta em decadência, Os outros se perpetua como objeto de culto de cinéfilos inveterados que entendem ser o filme de Amenábar, um dos mais completos e surpreendentes filmes de fantasma já produzidos.



2 comentários:

  1. "Os Outros" é um dos meus filmes de suspense favoritos. Acho uma obra primorosa do ponto de vista da construção dos personagens, da técnica utilizada, das mensagens subliminares. Alejandro Amenábar fez um filme de mestre aqui!

    ResponderExcluir
  2. Tb gosto bastante de "Os outros" Ka. Realmente a construção dos personagens e a elegância do argumento são dois diferenciais. Amenábar se superou. Já que esse remake produzido por Tom cruise supera o original, Los otros, tb de Amenábar.

    Bjs Ka!

    ResponderExcluir