terça-feira, 24 de novembro de 2009

ESPECIAL LUA NOVA - A voz do povo e a voz da critica

Análise: Falem mal, mas falem de mim!

Lua nova é o tipo de filme a prova de críticas. O que para os produtores e para a autora Stephenie Meyer deve ser revigorante. Não deve deixar de ser um tanto incômodo (para eles) a forte resistência que o filme enfrenta na critica especializada. Que encontra mais destempero e virulência na atuação da crítica brasileira. A atriz Kristen Stewart disse recentemente que o público que sentiu ser o mais apaixonado, dentre os países que visitou, era o brasileiro. É aqui também que Lua nova obtém menos tolerância. O famoso crítico de cinema brasileiro Rubens Ewald Filho disse: “A má notícia é que dá impressão que não melhoraram de propósito, este segundo capítulo é quase tão ruim quanto o primeiro. Tem pouca ação, é interminável e com vários finais (depois que se percebe que são realmente 130 minutos), os efeitos especiais não melhoraram (os lobisomens são falsos e mal feitos e deixam saudade do Lobisomen Americano em Londres feito há mais de 20 anos).” O respeitado Pablo Villaça embora enalteça os esforços do diretor Chris Weitz lembra: “Lua nova está perigosamente perto de ser um filme ruim, já que insiste em acompanhar um romance profundamente entediante.” E ironiza: “Considerando o talento de Bella para atrair pares românticos bizarros, mal posso esperar para chegar ao quarto filme da série, quando ela provavelmente já estará sendo disputada não apenas pelo vampiro Edward e pelo lobisomem Jacob, mas também pela criatura de Frankenstein, pelo monstro do pântano e por Freddy Krueger. A esta altura, as fãs da ‘saga’ Crepúsculo certamente estarão ainda mais comovidas com a natureza sofrida da garota, enxergando-a como uma romântica inveterada.”
Essa tem sido a tônica da critica nacional para com Lua nova. O filme, não tem um panorama muito melhor em escala internacional não. Das 161 resenhas cadastradas no site Rottentomattoes, 113 avaliam o filme como ruim. Um aproveitamento de apenas 30%. Para efeito de comparação, Abraços partidos, outro filme com especial sendo publicado atualmente aqui em Claquete, tem 81% de aproveitamento com 280 resenhas publicadas. Mas Almodóvar é outro papo.

Veja a seguir um pouco do que foi dito sobre o segundo filme da saga Crepúsculo:

“Apesar da tentativa acima das expectativas de Chris Weitz, essa é uma história sem nenhuma qualidade real”
Jimmy O. do site Movie Emporium

“Um de seus pretendentes fica fora a noite toda com seus amigos estranhos, enquanto que o outro faz seu “ momento Brokeback Mountain” na florestas com seus chapas”
Michael Szymanski, da revista Sci-fi weekly


“Lua nova não tem bem uma história; o negócio é Bella sofrendo pelos cantos. Mas o diretor Chris Weitz sabe uma ou duas coisas sobre o amor...”
Rob Gonzáles do site efilmcritic

“ Alterna-se entre uma horrenda soma de maus diálogos e um humor tolo para adolescentes;exceto por alguns bons momentos envolvendo os lobisomens e os Volturi.”
Edward Douglas do site coomingsoon.net

“A narrativa é truculenta, o compasso é lento, é muito longo e, bem, não acontece muita coisa...”
Scoot A.Mentz do Access holywood

“Não vai desafiar Titanic em termos de profundidade, mas a saga Crepúsculo é mais do que uma novela focada em adolescentes na tela grande.”
Jeffrey Lyles do site Gazette

A segunda mordida é sem graça
do jornal inglês The Sun

“Um triunfo...para twilighters”
Larry Carroll no blog da MTV americana

“Se você se importa com coisas como história e personagens, azar o seu.”
Leslie Gornstein do E! on line

“É certo que mais meninos verão Lua nova. É certo também que eles dirão que preferem esse ao primeiro, mas é mais certo do que tudo isso, que serão as adolescentes quem terão uma experiência plena e irrevogável ao assistir ao filme. E são somente elas, as pessoas capazes de tirar isso de Lua nova.”
Reinaldo Matheus Glioche do site Claquetecultural

O diretor Chris Weitz orienta Kristen Stewart: Ele deve estar com as orelhas ardendo

Passando a régua - o fenômeno em números:

+ Maior abertura do ano no Brasil (1, 4 milhões de expectadores nos três primeiros dias de exibição)


+Melhor média de público por sala no Brasil


+ Recorde de ingressos vendidos no regime de pré – venda no Brasil e nos EUA


+ Maior arrecadação da história dos EUA em um único dia (U$ 72,7 milhões)


+ 3ª maior arrecadação da história no primeiro fim de semana de exibição no mercado americano (U$142,8 milhões)


+ A maior arrecadação da história no fim de semana de estréia de um filme que estreou fora do verão americano


+ De acordo com levantamento do estúdio responsável por Lua nova, a Summit, 80% desse público era composto por mulheres e 50% com menos de 21 anos.


+ Estreou em primeiro lugar nas bilheterias da Itália, Inglaterra, França, Brasil, EUA, Portugal, Espanha, Alemanha, entre outros



Fontes: sites Cinema em cena,r7, IMDB, rottentomatoes e boxofficemojo

7 comentários:

  1. Legal a capa do blog, comecei minha corrida pela filmografia do Almodóvar!

    OK! ODEIO ESSE HYPE CHATO! ODEIO OS LIVROS, mais cada um cada um né!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fala Cleber, bem vindo. Obrigado pela visita e pelo comentário. Também não gosto de Crepúsculo. Mas como jornalista e cinéfilo( mais em virtude da segunda condição do que a primeira) tenho que ver o filme. Como o filme é muito querido, natural que ganhasse atenção aqui no Blog, onde tento fazer a cobertura mais isenta, completa e contextualizada possível. Volte sempre e registre sua opinião. E quanto a Almodóvar. Boa corrida. Vc não vai se arrepender. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Reinaldo, obrigada por sua imparcialidade no especial Lua Nova. Tô cansada de ver por aí o massacre sobre tudo relacionado à Twilight.

    Costumo dizer que a saga é o meu "guilty pleasure". Tenho consciência das deficiências literárias da Stephanie Meyer mas, como boa romântica, adoro uma história de amor impossível. E querendo ou não, a trama tem seus atrativos e personagens cativantes.
    Como cinema não posso ser muito crítica também, já que fui [e irei novamente] ver o filme para conferir em imagens aquilo que só via na minha imaginação. Nisso o filme foi perfeito {salvo raras exceções]. Deixo para a crítica especializada a análise dos aspectos técnicos, roteiro e blábláblá.

    Na minha opinião, aqueles que perseguem [negativamente] a saga Twilight são os que dão mais importância a toda essa história. Isso não é para ser levado tão à sério... É apenas uma história de amor, escancarada e melosa. E assumida.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Patty obrigado pelo comentário. Assino embaixo de tudo o que vc falou. E colocou com muita lucidez, por sinal. Essa "tempestade em copo d´água" é coisa de xiitas que não conseguem entender que anseios femininos e bobagens femininas também tem de ter vez nos cinemas. Afinal de contas, Robôs que se transformam e homens mascarados soltando por prédios não geram tanta balbúrdia. A despeito das deficiÊncias de Crepúsculo (que não são poucas), o que motiva esses alcoviteiros, é a chamada dor de cotovelo. O que um Edward não faz, hein?!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ah, ah, ah!!!! Eu sempre desconfiei disso!! Sabe aquela história, "quem desdenha, quer comprar"? Tem também aquela outra: "é moda falar mal do que está na moda". E por aí vai. Acho desgastante.
    Eu, do meu lado, vou começar a ler Eclipse, porque em junho do ano que vem tem mais! rsrs
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Haha... pelo jeito, como uma menina mulher que ainda gosta de romantismo, faço parte da crítica" falem mal, mas falem de Lua Nova, mesmo que ele seja quase ruim".

    De fato, o filme será um sucesso assim como toda a saga e, como todo o blockbuster ele tem o poder de nos atrair e nos transmutar para o clã dos Twilighters haha... mas o filme deixou a desejar, bastante...

    Beijos da Madame!

    ResponderExcluir
  7. Bem madame, assino embaixo de sua eloquência!

    Bjs

    ResponderExcluir