terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Oscar Watch 2012 - Quais as reais chances de Carnage na temporada de premiações?


Um filme de Roman Polanski sempre suscita desvios na análise pela crítica de cinema de um modo geral. A biografia conturbada do diretor acaba estabelecendo parâmetros diferenciados para o olhar dispensado sobre muitos de seus filmes. Em termos de prêmios, e do Oscar em particular, esse exercício se prova inócuo. Polanski é um artista reverenciado pela academia. Vencedor da estatueta em 2003 por  O pianista, o diretor ostenta, além da vitória, outras duas indicações como diretor e outra para produção estrangeira. Sua mais recente obra, baseada no texto da francesa Yazmina Reza, Carnage, estreou no último festival de Veneza e foi extremamente elogiado. A edição do festival se encerrou com a fita de Polanski detentora da melhor cotação dos críticos, ainda que sem nenhum prêmio. O filme também foi exibido no festival de Nova Iorque, já como plataforma para a temporada de premiações.

Carnage é um filme independente. Rodado na França e distribuído nos EUA pela Sony Pictures Classics, uma veterana de festivais, mas com um histórico relativamente pobre de filmes indicados ou vencedores do Oscar. Muito em virtude disso, Carnage depende muito das menções da crítica nessa fase inicial da Oscar season. Não que se objetive a consagração que Guerra ao terror recebeu dois anos atrás, mas lembranças de colegiados de críticos distintos como Los Angeles, San Diego, Boston ou Dallas podem ajudar a tornar Carnage considerável para as premiações majors.
As origens teatrais preservadas na mise-em-scène do filme também pode lhe ser prejudicial. Assim como foi para Closer-perto demais em 2004. O filme, celebrado pela crítica, se viu representado no Oscar apenas por seu par de coadjuvantes. Algo semelhante pode acontecer com Carnage. É, aliás, o mais provável. Um elemento novo, no entanto, é o elenco. Jodie Foster, Kate Winslet, John C.Reilly e Christoph Waltz são atores notadamente festejados. Três deles premiados com o Oscar e dois muito recentemente. São aspectos que podem desfavorecer o filme em uma corrida apertada como se anuncia a atual.
No entanto, a Sony Pictures Classics tem uma excelente cartada na manga: o globo de ouro. O filme foi inscrito na categoria comédia/musical e pode muito bem fazer bonito na premiação. O humor negro de Polanski é algo que agrada a Hollywood Foreign Press Association (HFPA) que distribui os prêmios. Dificilmente o filme não constará dos cinco indicados a melhor filme no segmento e há grandes chances de seu elenco ser indicado também. Há de se ponderar, no entanto, que a categoria tende a ser muito mais equilibrada e disputada do que nos últimos dois anos com filmes como 50/50, Amor a toda prova, Win win, Toda forma de amor, The artist, entre outros.
As chances do novo filme de Polanski na temporada de premiações, portanto, são pequenas. Contudo, o filme tem muitas potencialidades. A próxima semana, com a divulgação dos vencedores da crítica de Los Angeles e de Boston e com o anúncio dos indicados ao Globo de ouro e ao Critic´s choice awards, será decisiva para que essas potencialidades se materializem ou sejam descartadas de vez.

8 comentários:

  1. Bem, como prêmio ou sem prêmio eu com certeza vou ver o filme. Com um elenco desses devia ser obrigatório ir ao cinema, rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Pode ser que o Globo de Ouro salve o filme, mas a minha impressão é de que ele será esquecido, e mesmo as suas elogiadíssimas atuações não serão lembradas!
    Uma pena... =/
    Abs

    ResponderExcluir
  3. É, mesmo com as pequenas chances, a curiosidade está grande para esse filme.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Tendo em vista esse início da temporada de premiações, as chances desse filme são muito pequenas. O que é uma pena, porque uma obra do Roman Polanski com um baita elenco desse merecia mais sorte... Mas, mesmo assim, é um dos filmes que mais quero conferir em 2011/2012.

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu não sei, Reinaldo... o filme estreia semana q vem e tal, ainda tem um pouco de chão para alguns filmes se consolidarem, mas acho que não tem espaço para "Carnage". Não hoje, pelo menos. Talvez apenas em coadjuvantes mesmo e sendo muito otimista. Waltz e Winslet foram os mais elogiados, e como tu disse, foram premiados muito recentemente, talvez isso não seja tão favorável, fora todo o buzz que faz toda a diferença...

    mas é um Polanski, after all! Veremos... a situação aqui é diferente da que prejudicou "O Escritor Fantasma", porque esse foi lançado muito cedo por lá, e "Carnage" está na boca da temporada, então possa ser que se prevaleça disso. Eu torço, desde que seja por merecimento. Mas pouca coisa desse filme, eu não espero, não. Tem como não imaginar só coisa boa com um elenco desse orquestrado pelo mestre polonês? Not! =]


    abs!

    ResponderExcluir
  6. Eu acredito que haja chances notáveis de esse filme chegar de algum modo à lista dos indicados. Penso que provavelmente nas categorias de coadjuvantes, mais precisamente com Kate Winslet. Mas acho que Foster pode ter chances também - já há 17 anos ela não recebe uma indicação!

    ResponderExcluir
  7. Acho que "Carnage" é carta fora do baralho...

    ResponderExcluir
  8. Aline: Tenho para mim que este é um filmaço.
    Bjs

    Eri Jr: Pois é Eri, essa é a tendência...
    abs

    Amanda: Está mesmo!
    Bjs

    Kamila: Como eu pontuei na análise Ka, será esta semana que vai entrar a decisiva para o futuro de Carnage na temporada de premiações...
    bjs

    Elton: Boa reflexão sobre o texto, camarada Elton.
    Abs

    Luís: Suas conjecturas são muito boas Luís. Concordo com sua percepção.
    Abs

    Matheus: rsrs. Pode ser.
    Abs

    ResponderExcluir