domingo, 25 de dezembro de 2011

Oscar Watch 2012 - As mulheres de Harvey

Uma das particularidades dessa corrida ao Oscar não é o papa das campanhas Harvey Weinstein ter vários sérios candidatos ao prêmio. E sim ter duas atrizes em performances festejadas como sérias candidatas ao Oscar de atriz. As favoritas, por força de definição. E as circunstâncias que cercam Meryl Streep e Michelle Williams e os próprios papéis que interpretam em A dama de ferro e My week with Marilyn intensificam a peculiaridade dessa corrida em particular. Não só Harvey Weinstein detém as duas performances com mais chances no Oscar, como ele pode perder (e ganhar) dele mesmo. Como administrar as duas campanhas nesse contexto?
É preciso, como em tudo nessa vida, contextualizar o cenário. Nem Meryl Streep, nem Michelle Williams estrelam filmes que caíram no gosto da crítica. Portanto, o foco será sobre elas e não sobre os filmes. O que, na hora h, pode tanto ajudar quanto atrapalhar. Isso vai depender majoritariamente da linha adotada na campanha. Meryl Streep, nesse sentido, sai com vantagem. A atriz está na fila para um terceiro Oscar há quase 30 anos e desde o ano 2000 já concorreu ao prêmio cinco vezes. Existe todo um lobby em favor da atriz que prescinde da energia (e dos dólares) de Harvey Weinstein. Cabe ao marketeiro sublinhar que se trata da melhor oportunidade para entregar o adiado prêmio a Meryl. Um filme político, em que ela vive uma figura de grande expressão (a ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher), com sotaque, maquiagem e trejeitos que compõem aquele perfil bem oscarizável de atuação.

Meryl Streep como Margaret Thatcher em um editorial exclusivo para a Vanity Fair: as manobras de Harvey já podem ser sentidas em seu favor...


Já Michelle Williams tem a seu favor o fato de interpretar uma das maiores lendas do cinema, Marilyn Monroe. Esse hype pode lhe ser muito útil especialmente em um ano que a nostalgia parece tomar conta da corrida com candidatos como A invenção de Hugo Cabret e The artist (esse também distribuído pela The Weinstein Company). Harvey já começou fazendo o certo. Submeteu o filme à Hollywood Foreign Press Association (HFPA) na categoria de comédia/musical e foi acatado pela associação. A ideia de colocar o filme na disputa contra produções como The artist e Meia noite em Paris é menos pelo triunfo do filme em si e mais pra projetar a candidatura de Michelle Williams, virtual vencedora da categoria. A atriz, que já tem duas indicações ao Oscar, é quem mais ganhou prêmios da crítica na temporada até aqui. Entre ela e Meryl Streep ainda estão Rooney Mara, Tilda Swinton e Viola Davis. É uma vantagem que não pode ser desconsiderada, a despeito da maior envergadura de Streep.
Contudo, o que há de mais fascinante nessa história toda é que não é a primeira vez que Harvey Weinstein faz campanha por Meryl Streep e Michelle Williams no Oscar. Ano passado mesmo a candidatura desta última por Namorados para sempre pode ser creditada a Harvey e à HFPA. Mas desde que ajudou Gwyneth Paltow a conquistar o seu até hoje inexplicável Oscar de atriz por Shakespeare apaixonado, o mega produtor não se vê tão confortável na disputa. Ainda que uma escolha de Sofia precise ser feita mais avante. 

Harvey Weinstein e Michelle Williams em evento promocional em Hollywood: segundo ano juntos rumo ao Oscar

8 comentários:

  1. "Já Michelle Williams tem a seu favor o fato de interpretar uma das maiores lendas do cinema, Marilyn Monroe"

    Acho que isso vai pesar muito mesmo...

    Mas, esse lance de lobby do Oscar é chato, hein? Poucas as vezes vencem os realmente melhores, é uma pena!

    ResponderExcluir
  2. É, Oscar é muito mais política que mérito, o que é uma pena. Sem conhecer as performances, torço, por enquanto, não apenas pela escolha, mas pela própria Sofia, hehe, ou seja, Meryl Streep que desde essa atuação não sabe o que é ganhar um Oscar, mesmo tendo merecido em muitos anos.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Excelente o texto, Reinaldo! :) Depois de uma tempestade, os Weinstein voltaram à bonança, com "O Discurso do Rei" no ano passado e, agora, com essas duas performances fortíssimas que irão monopolizar a briga pelo Oscar 2012 de Melhor Atriz. O que eu mais gosto é que os irmãos Weinstein não promovem uma em detrimento da outra. As duas campanhas, para Michelle e Meryl, têm sido bem fortes. Que vença a melhor, no final! Por ora, acho que a vantagem está com a Michelle.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Harvey está com uma batata quente nas mãos, hehehe.
    Ao meu ver, Meryl está com uma pequena vantagem, já que é praticamente uma lenda do cinema e à tempos merece seu terceiro Oscar. Michelle tem muita carreira pela frente e como ainda é nova espera-se que venham atuações melhores. Acho que a Academia irá olhar por este caminho!
    E concordo com o Bruno de que o Oscar, apesar de todo o glamour, é um prêmio bem menos respeitável qnd não premia o melhor e leva em consideração outras questões! Sou radical, rsrsrs
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Será que Harvey vai acertar mais uma? Nesse confronto de Streep e Williams, claro que eu espero que a melhor vença, mas Streep tá com "cheiro" de Oscar, rs

    ResponderExcluir
  6. Bruno Knot: O lobby é algo que existe em tudo e nos EUA é uma questão exacerbada, além de legalizada. Acho que faz parte do jogo. Dá certo charme a corrida, mas precisa ser comedido. Algumas das mudanças anunicadas pela academia este ano tem isso como objetivo.
    Abs

    Amanda:Meryl merece muito, mas não sei se será nesse ano não. Acho que ela puxa mais uma indicação na base do prestígio, mas há muitas atrizes fortes.
    Bjs

    Kamila: Obrigado Ka. Antes mesmo de O discurso do rei ele já tava com tudo. Veja o que fez com Direito de amar, O mensageiro e até mesmo Nine?!
    Estou contigo, acho que Michelle Williams é a líder de momento.
    Bjs

    Eri Jr:mas radicalismo tb faz bem. Há muitos aspectos que determinam tanto um concorrente ao Oscar quanto um vencedor. O histórico recente demonstra isso nas escolhas de Jeff Bridges e Colin Firth. Não acho que Meryl esteja com vantagem não. Inclusive, os prÊmios preliminares demonstram isso. O filme dela não pegou.
    Abs

    Alan: Onde vc tá sentindo esse cheiro rapaz? Olha que Tilda Swinton, Rooney Mara e Viola Davis podem discordar. E ainda tem Charlize Theron.E acho que Michelle é a líder de momento.
    Abs

    ResponderExcluir
  7. Será que a Michelle está vindo com tanta força assim? Mas é verdade, ultimamente eu venho lendo bastante a respeito sobre a provável vitória de Tilda e indicação para a Rooney! rs

    ResponderExcluir
  8. Acho que ela vem com mais força nesse momento. Mas muita coisa pode mudar. O Globo de ouro e o critic´s choice podem delimitar em janeiro quem está no páreo contra ela.
    Abs

    ResponderExcluir