quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Filme em destaque - O preço do amanhã

Justin Timberlake e Amanda Seyfried fazem uma literal corrida contra o tempo na nova ficção científica do diretor de Gattaca- a experiência genética e Claquete revela os bastidores dessa corrida


É comum que nomes de filmes mudem durante a fase de produção. Não há nenhum indicativo nesse fato de que a produção periga ou haja incertezas. Woody Allen é um que geralmente só nomeia seus filmes depois de feitos. Quando não lança mão desse artifício, frequentemente rebatiza a cria; como fez com o ainda não finalizado Nero Fiddled, originalmente chamado de Bad Decameron. O preço do amanhã, que chega nesta sexta-feira (4) aos cinemas brasileiros, é um caso clássico. O roteiro foi aprovado pela Fox, estúdio que distribui e financiou o filme, com o nome de 25. O número, que para quem vê de fora surge um tanto enigmático, logo foi substituído pelo mais indicativo I´m imortal. O novo título já possibilitava uma rápida depreensão do que o filme ofereceria. Mas a Fox e Andrew Niccol acabaram optando pelo charmoso In time que, no limiar, atende aos predicados do filme.
O nome mudou, mas o plot do quarto filme dirigido pelo neozelandês Niccol não. Em um futuro não determinado, o tempo de uma pessoa se tornou sua moeda. Nessa conjuntura, as pessoas só envelhecem até os 25 anos e os dias (que ganham importância vital em um contexto como esse) são a base de barganhas e pequenos luxos. Não é preciso dizer que o sistema é corrupto e determinadas pessoas ricas encontram brechas para obter imortalidade.
O Robin hood que se levantará contra o sistema é vivido pelo ator Justin Timberlake. “Depois que David Fincher o escalou para A rede social, ele adquiriu um novo status como intérprete”, explicou Niccol à revista Entertainment Weekly sobre a escolha de Timberlake para o papel. De fato, em O preço do amanhã, o ator tem seu primeiro protagonismo e em uma produção de ficção científica de médio porte. “Acho que vai ser a primeira vez que meus amigos irão ao cinema pare me ver e não por causa da Cameron Diaz ou Mila Kunis”, brincou o ator em entrevista ao Late Show with David Letterman. O ator se referiu às outras duas fitas que lançou em 2011: Professora sem classe e Amizade colorida.
Justin Timberlake está a frente de um elenco jovem, formado por atores em franca ascensão. São eles Amanda Seyfried de filmes como O preço da traição e A garota da capa vermelha; Johnny Galecki, o Leonard da série The big bang theory; Olívia Wilde, que só este ano já pôde ser vista nos filmes Cowboys & Aliens e Eu queria ter a sua vida; e Matt Bomer, o galã do seriado White Collar.
Era essencial um elenco jovem, por imposição da trama, mas Niccol pôde respirar aliviado por usufruir de tanto talento e carisma. “Fui abençoado”, declarou o diretor na premiere americana do filme.
A fita, que estreou na última semana nos EUA, teve uma largada pouco abaixo das expectativas. Na terceira posição, atrás de Atividade paranormal 3 e O gato de botas, arrecadou cerca de U$ 15 milhões. Mas o elenco jovem, o sex appeal de Justin Timberlake e a premissa engenhosa devem valer sobrevida nas bilheterias. 

5 comentários:

  1. Espero que chegue por aqui fora das minhas semanas de provas, rsrsrs Estou com muita vontade de ver! ;)

    Beijos,
    Aline

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti a este filme, mas acho que o trailer dele conta MUITO mais do que deve sobre essa história...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Aline: O filme já chegou.rsrs. Como eu disse na matéria, estreou na sexta-feira (4).Bjs

    Kamila: Ka, sinceramente? 90% dos trailers hj fazem isso...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. É, o trailer conta muito, mas os primeiros minutos do filme já resumem isso, Andrew Niccol não deixou muito para gente desvendar durante a projeção. Não me bata, Reinaldo, hehehe, mas foi por isso que fui tão "dura", como você disse. :)

    Mas, ele funciona com o público, sim. E concordo que In Time é um nome charmoso.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Amanda: Lá no fundo, a gnt concorda. rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir