terça-feira, 12 de abril de 2011

Em off

Nesta edição de Em off, ex-casais que voltam a ser casais no cinema, um cara que está causando no Havaí, os piores personagens de Nicolas Cage, uma série sobre um papa do século XV que está dando o que falar, o que está se falando sobre o novo filme do Wolverine e porque Zack Snyder anda tendo problemas para dormir.


Ossos do ofício

É uma tendência natural você reduzir o contato com o seu ex, certo? Pois é, Hollywood tem, como o leitor sabe, uma lógica particular. David Arquette e Courtney Cox que começaram a namorar e se casaram em meio a cinesérie Pânico se divorciaram no fim de 2010, com o quarto filme em produção. Não obstante terem filhos em comum, Courtney e David agora precisam promover Pânico 4 juntos. Vale lembrar que na trama do filme ambos ainda estão casados e tiveram que aparentar harmonia enquanto a união se dissolvia. Prova de fogo para qualquer intérprete.
Outro ex-casal que precisou segurar as pontas em um filme que chega em 2011 é o que estrela Professora sem classe. Na comédia romântica, Cameron Diaz tenta conquistar o professor vivido por Justin Timberlake, que já foi seu namorado na vida real. Dejà vu?
 Desfeitos um para o outro: Justin, Cameron, David e Courtney dão umas bitocas nos cinemas após a separação de corpos...




A estrela do Havaí
Ele já foi coadjuvante na série de filmes Onze homens e um segredo e já foi visto em uma porção de fitas policiais com classificação B, mas foi na TV que descobriu um bom personagem. Em Hawaii 5 – 0, o filho de James Caan brilha intensamente. Scott Caan, é mais do que alívio cômico no remake da série sobre um quarteto de policiais que combate o crime na ilha paradisíaca. Ele dá viço à história lhe conferindo charme e graça até nos momentos de mais ação. Com ótimo timing cômico, como já havia provado contracenando com Casey Affleck nos filmes estrelados por George Clooney e Brad Pitt, o ator segura o rojão e desperta o interesse por essa agradável série policial. Uma prova do impacto positivo de Caan na série é sua indicação ao globo de ouro de ator coadjuvante esse ano, uma raridade tratando-se de séries desse perfil.


A pressão em cima de Zack Snyder

O primeiro grande fracasso do ano é Sucker Punch-mundo surreal. O novo filme de Zack Snyder alimentava grandes expectativas nos corredores da Warner Brothers, estúdio que bancou a produção e que alçou Snyder ao panteão dos grandes realizadores ao escalá-lo para reimaginar o super-homem, no filme que deve chegar ano que vem aos cinemas. Acontece que o desempenho de Sucker Punch minou um pouco as margens de ação de Snyder. Ainda que conte com um produtor poderoso, criativo e solícito como Chris Nolan, Snyder se torna refém de seus passos. Watchmen, seu último filme adaptado de uma HQ, além de dividir a crítica, foi fracasso de bilheteria. Um novo revés com Super homem, cujo último filme de 2006 avacalhou a carreira de outro realizador promissor - Bryan Singer, pode abreviar a passagem de Snyder no circuito dos grandes projetos. Além de enterrar de vez a saga do filho de Krypton nos cinemas nessa década nascente.


Os piores personagens de Nicolas Cage


O TOP 10 deste mês destacou os personagens mais descolados da carreira de Nicolas Cage. O post rendeu alta audiência e boa repercussão. O leitor Marcelo Cândido deixou a sugestão para que o blog abordasse os piores personagens da carreira do ator. Assunção contraditória, eleger os piores personagens parece vinculado à eleição dos piores filmes estrelados por Cage. Não necessariamente. É uma tarefa ardilosa que exige critérios objetivos e subjetivos em uma salada que pode soar indigesta. Para honrar o clamor de Marcelo e saciar um impulso cinéfilo, Claquete estabelece como critérios para a lista: dificuldade de cativar o público com o personagem, repetição de outros tipos da carreira, má qualidade dos diálogos, inadequação da abordagem do personagem ao gênero do filme.
Por esses critérios, o blog aventa como os cinco piores personagens da carreira de Nicolas Cage, os seguintes:


1 – Behmen em Caça às bruxas (EUA 2011)
Com esse papel Cage, mais do que qualquer outra coisa, só reforçou o estereótipo de desequilíbrio na carreira. Repetindo cacoetes de personagens anteriores, Behmen é um amálgama infeliz de seus piores momentos como intérprete e de suas piores escolhas como ator.


2 – Joe em Perigo em Bangcokok (EUA 2008)
O tipo de filme de ação que passaria a baixo do radar não fosse a presença de Cage. Desconfortável na pele de um herói cego, o ator se inferioriza à carismática representação de Rutger Hauer no obscuro Fúria cega (1989).


3 – Johnny Blaze em O motoqueiro fantasma (EUA 2007)
A sanha de Cage por estrelar uma adaptação de HQ o levou a esse buraco. É possível dizer que ele é a pior coisa do filme. Fora do tom do personagem e com a idade avançada demais para convencer em peripécias motorizadas, o ator não consegue cativar nem Eva Mendes, par romântico no filme.


4 – Capitão Antônio Corelli em Capitão Corelli (EUA/ITA 2001)
Ok. Aqui o filme é ruim demais. Mas se a beleza de Penélope Cruz ajuda a desanuviar a pasmaceira da fita de John Madden, a canastrice exacerbada (e mal enquadrada pelo diretor) de Cage dá nos nervos. O tipo de papel que fez grandes diretores rasgarem a página com o nome de Nicolas Cage do caderninho de telefone.


5 – Frank Pierce em Vivendo no limite (EUA 1999)
Martin Scorsese já foi perdoado por esta que é sua única mancha na filmografia. Nicolas Cage ainda busca redenção. Nem diretor, nem ator pareciam entender direito Frank Pierce. Resultado? A atuação canhestra de Cage deu no personagem mais insignificante de sua carreira. Mas há esperança. Conseguiu um quinto lugar nessa lista aqui em Claquete...



Reminiscências de The wolverine

Após a saída de Darren Aronofsky da continuação do filme de 2009 (mais sobre isso aqui), a produção foi congelada. Não intencionalmente, mas em termos contingenciais. Além da lacuna criativa deixada por Aronofsky, o cronograma de produção precisa ser revisto, uma vez que as filmagens no Japão também precisam ser adiadas em virtude do tsunami que assolou o país em março. A Fox deseja manter a aparência de pulsão criativa e cogita para a escolha do novo diretor dois nomes pomposos dentro desse esquadro: Duncan Jones e David Slade. O primeiro está atualmente em cartaz com a ficção científica Contra o tempo. Jones chamou a atenção da indústria com Lunar e, segundo a percepção da crítica, mostra competência no manuseio de efeitos especiais sem prescindir do conteúdo. Já David Slade foi recrutado pela Fox para o reboot de outro herói sob o controle do estúdio, o demolidor. Slade sabe ser pop e sério ao mesmo tempo. Como já mostrou em Meninamá.com (sua consagradora estréia), no thriller vampírico 30 dias de noite e no romance vampírico Eclipse (entregou o melhor filme da saga). São duas opções legítimas que, se menos entusiasmantes do que ter Aronofsky a frente do projeto, mantém boas expectativas quanto aos rumos do mutante mais envocado dos quadrinhos nos cinemas.


Reminiscências de The Wolverine II

E Hugh Jackman anda um tanto perdido com os rumos do filme. Em entrevista a revista americana Entertainment Weekly, o australiano se esforçou para parecer otimista e sereno quanto aos problemas que The wolverine vem enfrentando, mas sua desorientação era indisfarçável. Colocou a culpa em Aronofsky, para depois insinuar que o cineasta foi vítima da sanha do estúdio. Disse que a situação no Japão não irá provocar atrasos no cronograma de filmagens, para depois dizer que o cronograma precisaria ser revisto. Disse que está pronto para entrar no personagem, para depois dizer que deve cancelar a dieta de engorda que precisou fazer para voltar a encarnar Wolverine. Certo é que Hugh Jackman está sendo sondado para assumir o papel do caçador no lugar de Viggo Mortensen em uma das duas versões live-action do clássico Branca de neve que Hollywood está preparando. Que as garras de Wolverine não retraiam!



Ele vai voltar!
Todo mundo já sabe que Arnold Schwarzenegger depois do término do mandato como governador voltaria aos cinemas. O próprio anunciou isso reiteradas vezes. A questão que se colocou era: qual filme? Não faltam opções e ofertas para o governator. Mas parece que o welcome de Hollywood virá com sotaque coreano. Isso porque indícios sugerem que Schwarzenegger pode estrelar The last stand, estréia no cinema americano do diretor Kim Jin-woon. A trama deve mostrar um xerife que tentará impedir os avanços de um traficante pela fronteira entre EUA e México. É. Ele voltou!



Um papa safadinho...


Ocorre uma grande comoção entre público e crítica acerca da caracterização de Jeremy Irons em The borgias, nova série do canal americano Showtime. Na série, que bebe da fonte de The tudors (do mesmo canal), Irons é Rodrigo Borgia, um tipo irascível, misógino e corrupto que virou papa em 1492. Não vá a igreja sem assistir! The borgias será exibido no Brasil ainda este ano no canal I.Sat.



O pão nosso de cada dia
Com imensa satisfação, Claquete recebeu mais um selo de qualidade. Concedidos pelos cinéfilos Diego e Amanda Aouad dos blogs Cinema atemporal e CinePipocaCult. O reconhecimento é o grande combustível do trabalho. É um provérbio que vale para todos nós e para o trabalho, calcado no amor, que é realizado diariamente aqui em Claquete.
Estendo essa distinção aos blogs:
Cine Rodrigo
Madame Lumière

9 comentários:

  1. A siuação anda difícil para Zack Snyder hein? Espero que Superman seja bom e consiga agradar o publico. Gosto dele e acho um diretor muito competente!

    "Wolverine" bem, o jeitoé aguardar as cenas dos próximos capítulos. Creio que Slade seja uma escolha mais viável para a direção.

    Olha, nem preisava falar sobre os piores personagens de Cage, bastava apenas citar 90% da carreira dele. Ainda mais, atualmente. Tá difícil!

    abs.

    ResponderExcluir
  2. Acho que se tirarmos os personagens feito por Cage em Adaptação, Despedida em Las Vegas e Vicio Frenetico, todo o resto pode ser plausível para a lista.!

    Em relação ao papa safadinho, fiquei curioso para conferir The borgias, isso pq minha familia vai a igreja constantemente...!

    E acho que ninguem salva mais o Wolverine, posso queimar a lingua, mas particularmente, acho que nem Aronofski salvaria a franquia, e ele deve ter compreendido isso pra ter saido fora!

    ResponderExcluir
  3. Sobre o fracasso do filme de Zack Snyder, acredito que o público está um pouco cansado de filmes baseados totalmente em efeitos especiais, onde história e atores são meros detalhes.

    A indicação de Scott Caan para o Globo de Ouro é merecida, realmente seu trabalho em "Hawaii 5-0" é ótimo e a série também é interessante, principalmente as ótimas cenas de ação e a produção caprichada.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Estou rindo até agora com os piores de Nicolas Cage, hehe. Tanta bomba... Mas, esses cincos são ótumos mesmo, quer dizer, péssimos.

    Se Hugh Jackman abandonar Wolverine, o projeto afunda de vez. Não há quem possa encarnar melhor o personagem.

    Quanto ao Superman de Zack Snyder, posso estar errada, mas acho uma furada. O personagem está desgastado demais. A não ser que ele reconstrua o mito como fez Nolan com Batman.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Adoro essa parte do seu blog, porque eu me atualizo mesmo do que anda acontecenndo na sétima arte.

    Mas, vou fazer alguns comentários em particular: Nicolas Cage interpretou personagens piores que o Behman! Alguns estão até na sua lista. rsrsrsrsrs

    Sobre o Zack Snyder: acho que ele precisa parar de se preocupar demais com o visual de seus filmes. Na maior parte do tempo, eles escondem e camuflam histórias vazias e péssimas. Ele precisa é começar a trabalhar no roteiro de seus filmes, ou deixar que pessoas competentes façam isso por ele. Só assim pra pressão sair dos ombros dele.

    ResponderExcluir
  6. Alan: Tb gosto do Snyder. Mas acho que ele precisava se afastar da megalomania um pouco... Acho que vem uma queda brutal por aí...
    Acho que Slade não deve dirigir. Ele já está envolvido com o demolidor que é produzido pela mesma FOX e com cronograma de filmagem muito estreito à The wolverine. Mas vamos aguardar...
    Abs

    Hugo: E mais uma vez não tenho como discordar de uma letra de ti meu caro. Abs

    Diego: Não concordo contigo quanto essa simplificação d alista do Cage. Acho que ele tem muito personagem bom, como astesta aquela outra lista de duas semanas atrás.
    O Aronofsky saiu pq não deram liberdade criativa para ele.Acho que Wolverine é um personagem cheio de potencialidades, basta o estúdio ser menos conservador quanto a isso...
    Abs

    Amanda:Valeu. Que bom que gostou dessa segunda e (des)prestigiada lista com os characters do Cage.
    Jackman não vai abandonar The wolverine. O que ocorre é que se não tiver uma rápida definição sobre essas filmagens que já estavam engatilhadas, o projeto pode ser suspenso temporariamente. E temporariamente vc sabe como é, né?
    Quanto a Superman, acho que o super homem não oferece o mesmo material para Synder que nolan dispunha no universo do homem morcego. É tirar leite de pedra e ele não me parece está com os instrumentos certos...
    bjs

    Kamila: Valeu Ka. Fico feliz que curta essa seção aqui em Claquete.
    Essas listas sempre geram controvérsias né? Acho que o Behman sintetiza bem o que de pior Cage deu vida...
    O Snyder se impressionou tanto com o elogio que recebeu do James Cameron que está se graduando no próprio. #limpaoveneno
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Não sabia esta so Governator. Rs!

    Obrigado pelo selo Reinaldo, não tinha visto o presente, rs! Valeu mesmo!!
    Abs.
    RODRIGO

    ResponderExcluir
  8. Opa, parabéns pelo novo selo, Rei!!! :D

    A propósito do Governator, quem nos dera se depois da presidência o Sarney tivesse ido fazer novelas no SBT... Ainda q não fosse ser um enorme ganho para as artes, evitaria maiores perdas ao país, rsrs

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo Mendes: Imagina rapaz! Vc merece!
    Abs

    Aline:rsrs. Good call!
    Bjs

    ResponderExcluir