quarta-feira, 20 de abril de 2011

Crítica - Fúria sobre rodas

O filme do ano!

O título da crítica é, logicamente, uma gozação. Do tipo que Fúria sobre rodas (Drive angry, EUA 2011) objetiva ser. Sem nenhuma pretensão de se equiparar a um bom filme, a fita dirigida por Patrick Lussier se orgulha de ser irremediavelmente ruim. E essa qualidade é o que torna Fúria sobre rodas um programa impagável para apreciadores do gênero. E por gênero se significa aqueles filmes recheados de testosterona e frases duvidosas.
Nicolas Cage faz um refugiado do inferno (isso mesmo que você leu) no encalço de uma seita demoníaca que sequestrou sua netinha e planeja sacrificá-la em um ritual satânico.


William Fichtner como o Contador em cena de Fúria sobre rodas: o astro é Nicolas Cage, mas o filme é dele...

Como companhia, Cage dispõe da moçoila Amber Heard que faz a durona Piper, aquele tipo de garota que não apanha sem bater. Carros envenenados, efeitos toscos e frases do tipo “só vou beber cerveja ser for no crânio de Jonah King” e “Até no inferno há compaixão” marcam a produção.
O grande destaque desse divertido filme é William Fichtner que cria uma figura cheia de tiques e muita pose. O misterioso Contador (um serviçal do Diabo) é um personagem tão bom, em um filme tão ruim, que merecia um filme só para ele. Essa pequena idiossincrasia só incrementa esse recheio bonachão de Fúria sobre rodas. Aquele filme que você vai ter vergonha de dizer que curtiu.

3 comentários:

  1. hahaha. Adorei o texto. E você combinou com Kamila? Acabei de comentar no blog dela sobre esse filme. Então, vou repetir aqui o que comentei lá.

    Tive que tirar totalmente a noção de ridículo e não levar a sério esse filme para não sair no meio. De tão tosco acaba sendo interessante, engraçado até, e Cage acaba se enquadrando perfeitamente nessa atmosfera Trash. Aquela cena do motel mesmo, é surreal, não pode ser levada a sério.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. hehehe!
    Será esse um futuro guilty pleasure? Não escondo minha queda por filmes toscos como este - digo pelo texto, pois não vi ainda, não apareceu por aqui... - mas se tem aquela canastrice aprovada de Nicolas Cage, tem chances até de se tornar uma referência dos filmes B rs. Ou não. Acho que não será o caso aqui, como foi o de "Machete", só para citar um mais recente. Verei assim que puder.


    abs!

    ResponderExcluir
  3. Amanda:rsrs.Valeu Amanda. Pois é,essa coincidÊncia comigo e com a Ka foi fogo né?rsrs.
    Aquela cena do motel me lembra outro filme "impagável" desse gênero: Mandando bala com Clive Owen e Monica Bellucci. Lembra?
    Bjs

    Elton: Guilty Pleasure total.rsrs. É Nicolas Cage fazendo história... rsrs. Mas Machete é melhor...
    Abs

    ResponderExcluir