quarta-feira, 28 de julho de 2010

TOP 10

Para fechar o ciclo das músicas que marcaram décadas aqui em Claquete é imperativo que falemos das principais músicas dos anos 00. Logo de partida é preciso contextualizar: não há fenômenos como nos anos 80 e 90. O cinema arranjou outros elementos agregadores como os efeitos especiais e as canções de hoje já não são tão onipresentes como outrora. Ainda assim há muita coisa boa sendo produzida originalmente para o cinema. Vamos conferir as 10 músicas que fizeram a cabeça dos anos 00.


10 – There you´ll be, do filme Pearl Harbor (2001)
O filme dirigido por Michael Bay e produzido por Jerry Bruckheimer ambicionava ser o Titanic da nova década. Protagonistas bonitos, uma história de amor trágica, orçamento milionário, um porta aviões (na ausência de um transatlântico) e uma música melosa interpretada por uma cantora famosa, no caso Faith Hill. Não deu. Pearl Harbor tem seu charme, emplacou a música nas paradas, conseguiu meia dúzia de indicações ao Oscar, mas passou longe de repetir o frisson de Titanic.

9 – All that jazz, do filme Chicago (2002)
Ok, a música não foi composta para esse filme. Mas a verdade é que All that jazz ajudou a consolidar o sucesso dos musicais. Rádios pop tocavam a música em 2002 e o clipe fez sucesso inimaginável na época. All that jazz é sexy, vibrante e dá o tom certeiro para a sociedade do espetáculo. Ontem e sempre.

8 – Things have changed, do filme Garotos incríveis (2000)
O belo drama dirigido por Curtis Hanson é emoldurado pela última grande composição de Bob Dylan. A vencedora do Oscar e do Grammy Things have changed é apoteótica e pueril ao mesmo tempo. Captura a essência da fita e rememora toda a obra de Dylan.

7 – Painted on my heart, do filme 60 segundos (2000)
O filme é bacana, mas acabou ofuscado pela febre Velozes e furiosos que surgiria no ano seguinte. O que não teve jeito de abater mesmo foi a deliciosa música composta pelo The cult especialmente para o filme. Assistir ao clipe da música no DVD do filme é uma experiência mais convidativa do que assistir o próprio filme.

6 – Old habits die hard, do filme Alfie – o sedutor (2004)
Mick Jagger já tem um globo de ouro para chamar de seu. O líder dos Rollings Stones mantém uma carreira solo com relativo sucesso e aqui, com essa canção, contribuí para a aura de comédia romântica para os homens do filme estrelado por Jude Law. Com pegada agridoce, Old habits die hard é uma mea culpa cafajeste irresistível.

5 – Only time, do filme Doce novembro (2001)
Enya esteve em voga no início da década. Emplacou canções nos primeiro e terceiro capítulos de O senhor dos anéis e nesse drama romântico estrelado por Keanu Reeves e Charlize Theron. A impossibilidade é o tema da música que tocou nos MP3 e futuros IPODs de uma geração de apaixonados.

4 – The hands that built america, do filme Gangues de Nova Iorque (2002)
Martin Scorsese e U2 juntos para contar a saga do nascimento de Nova Iorque. Ok, não foi bem assim, mas o romantismo apoteótico de The hands that built America ao fim de Gangues de nova Iorque permite o devaneio. A aguardada, elogiada e, também, contestada produção de Scorsese valeu ao grupo irlandês sua única indicação ao Oscar de canção ate hoje.

3 – The wrestler, do filme O lutador (2008)
Sinergia existe e o último filme de Darren Aronosky é a prova cabal disso. Mickey Rourke e seu personagem se confundem em O lutador e a bonita música de Bruce Springsteen faz dessa confusão um estado de espírito.

2 – Lose yourself, do filme 8 mile –rua das ilusões (2002)
O que dizer do primeiro rap a faturar o Oscar de melhor canção original? Lose yourself é vibrante, expansiva e arrebatadora. Eminem escreveu com coração a música que lhe rendeu um lugar na história do cinema. E Curtis Hanson, diretor do filme, ajudou figuras tão díspares como Dylan e Eminem –em uma mesma década – na façanha de conquistar um Oscar.

1 – Die another day, do filme 007 um novo dia para morrer (2002)
Era a despedida de Pierce Brosnan da pele de James Bond, ainda que isso não fosse sabido à época. A estrela pop máxima de nossa geração, Madonna, compôs a música que grudou feito chiclete. Agitada, instigante e sensual, Die another day foi a música tema de 007 mais marcante desde Live and let die.

7 comentários:

  1. Ótima lista!
    Gostei de todas as posições, principalmente de "Die another day" que como você ressaltou é grudenta, mas eu fico com "All that jazz" de Chicago, nunca vou esquecer desta música, rs

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Da sua lista, a minha favorita é "Old Habits Die Hard", uma música maravilhosa!

    ResponderExcluir
  3. Que top mais interessamte de ler! Reinaldo, você foi preciso na lista e o gosto ao meu se iguala.
    Adoro All that jazz e Die Another Day como o Alan e também acrescento: " There you´ll be". Não gosto muito do filme do Michael Bay (muito clichê) mas a música eu ouço sempre quando posso.

    Abs,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou novato aqui no seu blog. Parabéns pelo espaço. Muito bacana! Estou te seguindo, ok?

    Gostei da lista. Lembro que não conseguia para de cantar "lose yourself" do Eminem. Realmente a música veio com sinceridade, veio do coração. Muito forte!

    Abração!

    Visite meu blog!

    Sandro Azevedo
    blog24fps.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Reinaldo!! Gostei muito do seu blog...adoro listas e rankings..parabens pelo post...já estou te seguindo e te linkei no meu espaço, o 1/3..se der, me visite:

    1terco3.blogspot.com

    Abrs

    ResponderExcluir
  6. Reinaldo,

    Obrigado por me revelar qual era a música do "Alfie"! rsrsrs E, claro, amei ver Madonna em primeiro lugar - a canção é um dos melhores momentos dela na década. Mas, senti falta da canção tema do Closer, em inglês mesmo, não aquela versão dramalhão da Ana Carolina.

    Beijos

    ps. só agora vi aquela discussão sobre o layout do blog posts atrás, ando meio atrasada com a leitura, enfim, só queria dizer que o novo layout ficou ótimo, super clean e elegante.

    ResponderExcluir
  7. Alan:Valeu Alan!

    Matheus: É maravilhosa mesmo. Abs

    Rodrigo: Valeu meu brother! Que bom que gostou da lista. Abração!

    Sandro Azevedo:Valeu Sandro. Seja muito bem vindo a horda cinéfila de Claquete. Espero que vc curta! Vou visitar seu blog sim. Grande abraço!

    Gui barreto: Já visitado Gui. Valeu pela força! abs

    Aline: Então, sobre a não inclusão de The blower´s daugther,que é uma de minhas canções preferidas, é pq a música não foi composta originalmente para o filme. Um dos requisitos para integrar essa seleção é ser composta para o filme. A única exceção das trinta músicas listadas (nas décadas de 80,90 e 00) foi All that jazz que na verdade é reaproveitada do filme que inspirou o musical Chicago na Boradway que por sua vez inspirou o filme. Enfim, tem uma originalidade lá no fundo do baú. The blower´s daugther alavancou a carreira de Damien Rice e, como a música não era nem mesmo single em seu CD, ele rodou o clipe com cenas do filme. Mas a músicanão foi composta para o filme. É isso aí...(rsrs)
    Pegou o trocadilho? rsrs

    Bjs

    PS: obrigado pelo ps viu!

    ResponderExcluir