terça-feira, 6 de julho de 2010

Movies Great Partnerships - Wong Kar Wai & Tony Leung


O cinema de arte é mais prolífero e substancioso em constituir longevas parcerias do que sua contraparte comercial. Um dos expoentes que dão verniz a essa constatação é a parceria entre o cineasta chinês Wong Kar Wai e o ator, também chinês, Tony Leung.
Sabe quando você se sente confortável com uma roupa e só a usa em ocasiões especiais? Assim é o ator Tony Leung para o cinema de Wong Kar Wai. Dos dez filmes dirigidos por Wai (em um deles, Eros, ele assina apenas um curta), Leung esteve em seis. A comparação pode ser simplista, mas se justifica plenamente na penetração cultural obtida pela obra. Se Leung é um ator cult, deve isso a Wai e se Wai é um diretor respeitado nos círculos da crítica, o mérito tem de ser igualmente dividido com Leung.
O primeiro filme da parceria data de 1991. Dias selvagens é uma análise da juventude chinesa. Leung faz um jovem, cuja mãe é ex-prostitua e alcoólatra. Enquanto descobre que sua mãe não é sua mãe, e se apaixona, o personagem de Leung tem que lidar com uma China em transformação nos idos dos anos 60. O segundo filme de Kar Wai foi o primeiro a participar de uma série de festivais (na China ganhou prêmios em vários deles) e ajudou a sedimentar uma aura cult sobre a parceria que estava surgindo ali. Cinzas do passado (1994) foi o segundo filme em que colaboraram. Recentemente a produção ganhou uma versão do diretor e foi relançada nos cinemas (inclusive sendo exibido na Mostra de cinema de São Paulo).

Pôster do movimentado Amores expressos: amor em uma China psicodélica



Tony Leung em cena de Cinzas do passado: um dos primeiros épicos asiáticos contemporâneos
Aos poucos o amor e suas vicissitudes se tornavam a matéria prima do cinema de Kar Wai e Leung a identidade visual desse cinema. Amores expressos (1994) e Felizes juntos (1997) voltavam a colocar Leung às voltas com amores e com uma China em frangalhos. Por este último filme, Kar Wai recebeu a Palma de Ouro de melhor direção. Mas foi com Amor à flor da pele (2000) que a parceria ganhou o mundo. O filme, que causou frisson no festival de Cannes daquele ano, rendeu a Leung a Palma de melhor ator e foi indicado a diversos prêmios como o Bafta e Globo de ouro. Novamente, os labirintos do amor em uma China desigual constituem o eixo central da trama em que um homem e uma mulher, cujos parceiros estão tendo relações extraconjugais, se aproximam.
O último projeto em que colaboraram foi 2046 – os segredos do amor (2004), em que Leung faz um escritor desiludido que tenta escrever uma ficção. A fita também esteve na seleção oficial de Cannes, festival que ambos viraram habituês. Os dois já fizeram parte do júri do festival, Kar Wai inclusive, presidiu a edição de 2007.
Wong Kar Wai e Tony Leung não estão envolvidos em nenhum projeto conjunto. Mesmo que não voltem a colaborar, os seis filmes que fizeram juntos sintetizam a força do cinema asiático e a expressividade desses dois artistas de primeira categoria.

Pôster de Amor à flor da pele: considerado pela crítica o melhor fruto da parceria

6 comentários:

  1. Não conhecia nem o ator nem o diretor, mas fiquei super curioso em ver algum filme desta dupla, parece ser mesmo ótima!
    Belo post Reinaldo, muito bom!

    ResponderExcluir
  2. HÁ!
    Talvez uma das parcerias mais prolíferas do cinema contemporâneo. Ambos são sensacionais e como tu aponta no texto, Reinaldo, eles se complementam em talento e um ajudou a criar o nome do outro no cenário cinematográfico. Tive a sorte de assistir 4 dos 6 filmes que fizeram juntos - o único que não conferi, até agora, foi "Cinzas do Passado" - e ainda que tenha achado "2046" apenas regular, os demais beiram o brilhantismo! E os trabalhos tanto de Wai quanto de Leung são fatores que contribuem assiduamente para o sucesso conquistado.

    que venham muitos outros! o/


    ABS!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conferi 2046, infelizmente. Já me falaram muito bem desse filme, e gostei muito de Um beijo roubado.

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Não conheço essa parceria, mas pelos filmes mencionados no post me pareceu bem interessante. Pena que não seja fácil encontrar filmes assim, por aí. :(

    ResponderExcluir
  5. E aí Reinaldo, sumiu lá do blog, nunca mais apareceu pra deixar um comentario, rs.

    Filme de arte marcial não me entra, de jeito nenhum, haha. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Alan: Vc tem que conhecer alan. Vale a pena mesmo. Das melhores coisas produzidas na China. Abs

    Elton: Tive o prazer de assistir aos seis filmes. Concordo com sua avaliação em relação a 2046. Brilhante, brilhante mesmo, só Amor á flor da pele. Dos melhores filmes que já vi. Abs

    Vitor: Adorei Um beijo roubado. Definitivamente um filme para ser visto. Norah Jones está magnética. abs

    Fernando: é verdade não é fácil. Se vc tiver TV por assinatura, o MAX HB (antigo Cinemax) e o Telecine Cult exibem de vez em quando... abs

    Thiago: Sumi não rapaz. Mas legal vc vir aqui me chamar!

    Então, não são bem filmes de arte marcial que estamos falando aqui...
    abs

    ResponderExcluir