sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Panorama - Platoon


Oliver Stone ainda não era Oliver Stone quando lançou este filme. Cultuado em festivais ao redor do mundo e vencedor de 4 Oscars (incluindo filme e direção), Platoon (EUA 1986) ajudou a mapear os interesses alvoroçeiros de Stone enquanto cineasta. Notório esquerdista, seu cinema seria pautado pelo questionamento e pelo confrontamento com as vigências estabelecidas. Platoon não chega a ser orientado por esses dogmas, mas converge de alguma maneira para eles. O filme que se apresenta como definitivo sobre a guerra do Vietnã (Stone voltaria a essa chaga americana em Nascido em quatro de julho, mas sob diferente perspectiva), guarda algumas semelhanças estruturais com o último filme premiado com o Oscar, Guerra ao terror, mas o filme de Stone é mais encorpado e explosivo (no sentido político e emocional do termo) que o filme que se passa no Iraque. Em Platoon, acompanhamos o cotidiano de um pelotão pela ótica de um jovem recruta (Charlie Sheen, ator a qual Stone proporcionou seus melhores momentos no cinema). A brutalidade da guerra é o referencial do diretor. Seja pela realidade crua buscada na tela ou pelo desenvolvimento dos personagens e seus conflitos. Stone ousou. E a ousadia lhe valeu o pioneirismo. Seja pelas imagens impactantes (como a que ilustra o pôster do filme e que foi copiada em diversos filmes de guerra que vieram depois) ou no conceito que defende: a primeira vítima da guerra é a inocência. Inclusive para um país, metralha o diretor.

5 comentários:

  1. Concordo contigo: Stone ousou e isso lhe valeu todo o reconhecimento por este filme. O curioso é que as suas duas grandes obras, como diretor, são filmes de guerra: "Platoon" e "Nascido em 4 de Julho".

    ResponderExcluir
  2. A parte técnica desse filme é brilhante. A fotografia, a utilização de tons escuros, a mixagem de som, o elenco, tudo muito bem feito.
    Só em questão de roteiro sabe, que eu prefiro Apocalypse Now, nem sei se é certo comparar esses dois filmes, mas quando penso em um, não consigo não pensar no outro.
    Qual você gosta mais Rei? Sei que são filmes diferentes, Platoon tem uma pegada mais ligada ao drama não é?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Kamila: Ele ganhou seus Oscars por esses filmes. Mas acrescentaria aí JFK e Wall street. Hoje, na seção Insight, teremos mais Oliver Stone. Um dos protagonistas do mês aqui em Claquete. Bjs

    Laís: Belas observações Laís. Tb prefiro Apocalypse Now. Um filme muito mais louco. no bom sentido, claro. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Preciso assistir a este filme mais uma vez, a tempos que não mais o assisto.

    Mas acho que prefiro "Hannah E Suas Irmãs", daquele ano.

    E dentre os dois filmes de guerra, é patente o maior apreço que tenho por "Apocalypse Now".

    "Adoro o cheiro de napalm pela manhã."

    Sublime!

    Grande abraço, Reinaldo.
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Apocalypse now é mesmo superior. No doubt about it! Agora que vc colocou, tb me instaurou a dúvida sobre o melhor daquele ano, mas de qualquer maneira, a vitória de Platoon não foi injusta.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir