sábado, 9 de janeiro de 2010

ESPECIAL SHERLOCK HOLMES - O perigoso marketing da sexualidade

Em meio as muitas entrevistas de divulgação que participou, como parte da campanha de promoção de Sherlock Holmes, Robert Downey Jr. disse, em mais de uma oportunidade, que existe um forte componente homossexual no filme. Para o ator, homens que dividem até mesmo a cama, completam as sentenças um do outro e se enciumam mutuamente são gays. A declaração ganhou a grande imprensa americana. E relatos indicam que o clima entre alguns executivos da Warner Brothers (estúdio responsável pela adaptação) e o astro azedou. No entanto, a performance nas bilheterias do filme continua impressionante. O filme, e a polêmica aventada por Downey Jr, continuam rendendo espaço no horário nobre da tv amaericana. Claquete destaca uma entrevista concedida por Downey Jr e por Jude Law em que eles explicam a dinâmica do relacionamento entre Holmes e Waltson. Obviamente, a polêmica declaração de Downey Jr é lembrada e o ator mais uma vez discorre sobre o assunto. Repare que agora já não se fala em um "componente homossexual", fala-se em homoerotismo. Acreditando-se nisso ou não, sendo jogo de cena ou não, fato é que foi mais uma ferramenta valiosa para promover um filme já bastante aguardado.

Observação: O video não tem legendas


2 comentários:

  1. Oi, tenho ouvido estes boatos sobre este componente homossexual no filme, mas só o assistindo para avaliar se é especulação marketeiraa para chamar a atenção. Estas duplas masculinas em filmes sempre dão margem a fala, fala desde que Batman e Robin existe. Eu tenho a impressão de que o filme nao tem estilo para dar tanto espaço a um bom e sugestivo homoerotismo, mas enfim só vendo pra crer. bjs

    ResponderExcluir
  2. Tb acho que não há isso no filme não.Mas depois de assistir a fita eu comento com mais propriedade. O negócio é o seguinte, americanos sempre tiveram dificuldade de entender o humor inglês. Muito mais lacônico. Isso é fato.
    BJS

    ResponderExcluir