sexta-feira, 9 de julho de 2010

Panorama - O tigre e o dragão


Depois de um refugo junto a crítica com Cavalgada com o Diabo, uma revisão da guerra civil americana, Ang Lee voltou à china para fazer um épico das artes marciais. O tigre e o dragão (Wo Hu Zang Long, China 2000) é uma elaborada fita de ação (que por muito tempo permaneceu como o filme de língua não inglesa mais assistido nos EUA) e uma história de honra, devoção e amor como poucas. Essa combinação improvável rendeu ao filme de Ang Lee 10 indicações ao Oscar, incluindo filme e direção (a primeira para Lee). A fita ficou com 4 Oscars, inclusive o primeiro troféu de filme estrangeiro para um filme asiático.
Em O Tigre e o dragão, novamente as tradições são desafiadas. O filme, belamente fotografado e com coreografias impressionantes, arrebata não só por sua compilação de imagens, mas sim pelo discurso multifacetado que apresenta. Honra, no final das contas, é distinguir o certo do que parece certo. O choque entre as tradições e o desejo pela liberdade marca presença no filme. Tudo temperado pelo romance (sempre calejado nesse departamento, Lee filma belas cenas) e pela ação. Um épico de artes marciais que propiciou que o cinema oriental fosse redescoberto pelos americanos.
O filme teve o mérito de reconduzir Lee ao cinema americano (para onde voltou com mais liberdade e prestígio) e de encaminhar duas excelentes atrizes chinesas (Zhang Ziyi e Michelle Yeoh) para Hollywood.
O tigre e o dragão é, de longe, um dos filmes menos impactantes da obra do cineasta taiwanês. Contudo, devido ao timing e a repercussão deflagrada em torno de Lee, é dos mais importantes.


3 comentários:

  1. Adoro "O Tigre e o Dragão" e, sinceramente, o acho uma obra de arte. As cenas são puramente artísticas!

    ResponderExcluir
  2. Não sou fã do cinema oriental. Então, não foi novidade para mim quando não gostei tanto desse filme. Acho belo e tudo mais, mas não curto a história nem o ritmo...

    ResponderExcluir
  3. Kamila: Concordo que as cenas sejam de uma beleza ímpar Ka. Não compartilho, porém,de seu entusiasmo pela fita no todo. bjs

    Matheus: Digamos que entre vc e a Ka, eu me alinhe mais a vc. abs

    ResponderExcluir