domingo, 12 de setembro de 2010

Os vencedores do 67o Festival de cinema de Veneza


Somewhere, de Sofia Coppola recebeu o Leão de ouro neste sábado sagrando-se o grande vencedor do festival. “Esse filme nos conquistou desde a primeira cena e só foi crescendo ao longo da projeção”, explicou o presidente do júri Quentin Tarantino ao justificar o eleito. A Coppa Volpi de melhor ator ficou com Vincent Gallo pela fita polonesa Essential killing, um filme mudo em que as expressões são muito valorizadas. A fita recebeu também o prêmio especial do júri. A Coppa Volpi de melhor atriz foi para Ariane Labed do filme grego Attemberg. O leão de prata foi para o espanhol Álex de la Iglesia com seu Balada triste de trompeta, que também recebeu o prêmio de roteiro.
No geral, a repercussão foi tímida. Além de uma seleção fraca esse ano (que já vale os comentários de que Veneza 2010 será rapidamente esquecida), os prêmios polarizados em três produções (sendo que dois beneficiados são amigos pessoais de Tarantino) ratificam a impressão de que Veneza 2010 não foi uma bola dentro. As sonoras vaias, algo incomum, no anúncio de alguns premiados reforçou essa sensação.


Confira todos os premiados em Veneza 2010:

Leão de Ouro
Somewhere, (EUA), de Sofia Coppola

Prêmio especial do Júri
Essential Killing, (Polônia, Noruega, Hungria, Irlanda), de Jerzy Skolimowski

Leão de Prata para melhor direção
Álex de la Iglesia por Balada Triste de Trompeta (Espanha, França)

Copa Volpi para melhor ator
Vincent Gallo por Essential Killing

Copa Volpi para melhor atriz
Ariane Labed por Attenberg (Grécia)

Prêmio Marcello Mastroianni para ator ou atriz revelação
Mila Kunis por Black Swan (EUA)

Osella para melhor fotografia
Mikhail Krichman por Ovsyanki (Rússia)

Osella para melhor roteiro
Álex de la Iglesia por Balada Triste de Trompeta

5 comentários:

  1. É, quem tem nome e amigos como Sofia Coppola, nunca passa despercebida. Mas, também não podemos afirmar que só ganhou por causa de Tarantino. Com ou sem vaias, prefiro acreditar que os vencedores devam ter méritos.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. "Somewhere" desde o início demonstrava ser o mais hypado, já tinha muitos comentários em cima, vendo comentários sobre alguns filmes, fiquei surpreso com a vitória, já que tinha filmes mais complexos e trabalhados, mas é claro, é uma tremenda injustiça afirmar isso, sendo que nem vi nenhum dos filmes. Bem, estou a espera de 'Somewhere' para ver o que tem de bom! xD

    ResponderExcluir
  3. Até hoje, essa menina só me ganhou com Virgens Suicidas, pra mim ela é superestimada, mas to de coração aberto pra conferir esse ai :)

    ResponderExcluir
  4. Amanda: Sinceramente, acho que ela só ganhou por causa do Tarantino. Ela era uma das favoritas pelo nome. Em momento algum o filme, depois da exibição, foi tido como favorito. Enfim, vamos aguardar para ver se Somewhere é mesmo merecedor dessa distinção. Pode ser o caso, mas de qualquer jeito, não acho que tenha ganho em virtude disso... bjs

    Alan: Bem, correção política a parte, já deixei minha opinião aqui. Não estou dizendo que o filme seja ruim (como vc bem lembrou ainda não o vimos né?!) só acho que não ganhou por méritos próprios... abs

    Laís:Pois é Laís. Mais um ponto de convergência entre nós. Tb acho Sofia para lá de superestimada. Seus filmes não são, para usar uma expressão da moda, essa coca cola toda não. Acho que Somewhere ( e a própria já admitiu isso) é uma evolução das questões abordadas em Encontros e desencontros. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Sério?!

    Concordo com Aoaud. Também hesito em sorver o fato de que até as premiações sejam uma questão de política. Do contrário, que mais sentido nos teria este mundo? A vida em si?

    Conversas filosóficas à parte, estou agora acá muito mais ansioso para assistir "Somewhere". Que o diga esta primeira cena, "cativante" segundo Tarantino.

    Conheço apenas o controverso "The Brown Bunny" de Vincent Gallo, para Ebert o pior filme que Cannes já exibiu se não houvese Kinatay de Brillante Mendoza. rsrsrsrsrs Embora, eu mesmo, não concorde por completo nenhum pouco. E quanto a "Tetro"(por sinal, do pai de Sophia) em que Gallo também atua, Reinaldo, sabes quando deve chegar ao Brasil?

    Abração!
    ;)

    ResponderExcluir