quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Tira - teima - Titanic versus Avatar




Estúdio

Ambos os filmes foram produzidos e distribuídos pela FOX.



Expectativa de indústria e crítica

Titanic era aguardado mais em virtude dos atrasos e das notícias de superfaturamento que surgiam do que pelo filme propriamente dito, enquanto que Avatar foi muito antecipado, em virtude do estrondoso sucesso de Titanic, por que Cameron passou 12 anos afastado do cinema e por que trazia a reboque uma tecnologia que supunhasse revolucionária.





Oscar

Titanic é o recordista de indicações ao Oscar (14) junto com o filme A malvada. E também é o recordista de vitórias (11) junto com o filme O senhor dos anéis: o retorno do rei. Avatar está sendo cotado para disputar o próximo Oscar, mas analistas creem ser muito difícil, o filme conseguir igualar essas marcas.






Elenco

É bem verdade que Leonardo DiCaprio e Kate Winslet não tinham o peso que tem hoje à época do lançamento de Titanic, mas o filme contava com atores confiáveis, como Kathy Bates, Billy Zane, Glória Stuart e Bill Paxton. Em Avatar ocorre o mesmo. Nem Sam Worthington, nem Zoe Saldanha são estrelas consolidadas, mas há coadjuvantes de primeira linha, como Giovane Ribisi e Sigourney Weaver.




Anos de produção

Titanic levou 2 anos e meio para ser produzido, enquanto que Avatar consumiu 4 anos. Contudo,os quatro anos foram planejados. Em Titanic, esperava-se terminar tudo em 2 anos.


Custo de produção

Titanic foi o filme mais caro já produzido até 1997. Custou aos cofres da FOX (por causa dos frequentes estouros no orçamento, James Cameron abriu mão do salário, mas o estúdio o remunerou depois do estrondoso sucesso do filme) aproximadamente U$ 270 milhões. Avatar custou U$ 500 milhões segundo inventário organizado pelo New York Times. A Fox e Cameron não confirmam esse valor.


Música

Em Titanic My heart will go on, interpretada por Celine Dion cativou platéias do mundo inteiro, I see you, de Leona Lewis não conseguiu fazer o mesmo em Avatar.


gênero cinematográfico

Titanic é um drama, gênero mais prestigiado do cinema, enquanto que Avatar é uma ficção científica, gênero que apresenta as maiores bilheterias do cinema, e dentro da filmografia de James Cameron a ficção científica é dominante, enquanto que Titanic seria uma anomalia.


impacto na história do cinema

Titanic teve um impacto moderado na história do cinema. Sua longevidade se deve a maciça bilheteria conquistada e ao belo desempenho no Oscar. Já Avatar apresenta uma tecnologia nova e que promete incrementar a forma de se fazer cinema de ação e ficção científica. Em relação a bilheteria já se aproxima da histórica marca de Titanic.


grau de influência em filme contemporâneos

A maior contribuição de Titanic foi para a solidificação do status de astro de Leonardo Di Caprio. Titanic não reverberou no cinema nem estabeleceu tendências. De Avatar, espera-se o oposto. O filme foi anunciado como um divisor de águas. Espera-se que além da popularização do 3D, o filme viabilize o performance capture (técnica que cria personagens virtuais a partir de movimentos de atores) como mais um recurso disponível para cineastas imaginativos.

11 comentários:

  1. Mto bacana seu blog, vi o link na comu da Preview. Só um detalhe que passou nesse texto, na parte sobre o Oscar, faltou mencionar Ben Hur, que assim como Titanic e o Senhor dos Anéis também recebeu 11 estatuetas. Sendo o único dos 3 recordistas que recebeu prêmios por atuações: Charlton Heston (ator) e Hugh Griffith (ator coajuvante).

    ResponderExcluir
  2. OI Reinaldo!

    Ontem não deu para concluir meu racioncínio. Minhas chefes me chamaram e não pude mais entrar. Mas, vamos falar mais sobre o globo de ouro.

    1) Achei o Rick Gervais meio deslocado e com píadas sem graça. Não o conheço, pelo menos não me recordo de tÊ-lo visto em algo, mas já tinha escutado seu nome antes.

    2) Apesar de ter torcida para "500 dias com ela ganhar", gostei de se beber ter ganhado. Embora 500 dias na minha opinião seja infinitamente melhor.

    3) Agora vou falar dos prêmios que adorei:
    - Meryl Streep - muito linda e extremamente emocionada com o prêmio, chegou a ficar sem jeito e falou coisas meio desconexas. Uma grande dama do cinema. Sou super fã desta estupenda atriz.
    - Toni Collete - desde que a vi a primeira vez em "O casamento de Muriel" tenho acompanhado sua carreira e a considero uma baita atriz, muito boa em tudo que faz. Não vi a série, mas sei que ela vai passar em algum canal por assinatura, so não to me lembrando qual, pois ja vi o anúncio, então se der pretendo acompanhar. Acredito que mereceu.
    - Sandra Bulock - uma boa atriz que algum dia iria ganhar algo, então chegou sua hora.
    - Up - ah, Reinaldo merecidos os dois prêmios.
    - Monique - ao ver a atriz me lembrei dela. Há um tempinho átras um ex namorado me emprestou um filme que fala de uma mulher negra e gorda que ápos anos e anos e varias tentativas frustadas para emagrecer, conhece um homem que a faz entender que ela deve se amar como é. E a atriz do filme é ela. Gostei e por tudo que li mereceu.

    ResponderExcluir
  3. Amei a homenagem feita a Martin Scorcese. Robert De Niro foi perfeito em suas palavras e Di Caprio tb. Um puta diretor que merece todo reconhecimento e carinho. O mais legal, é que ele é um homem simples. Um gigante do cinema.

    Ficou muito legal sua crítica sobre o filme SH e sobre a pelo visto maravilhosa atuação de RDJ. Preciso ver o filme logo pois fiquei mais curiosa ainda sobre ele. Acredito que neste final de semana eu consiga ir ao cinema para ver. Ai as vezes falta tempo no meio dessa vida tão agitada.

    E a crítica pelo que li tem elogiado bastante.

    Um beijo e depois eu volto para falar mais.

    ResponderExcluir
  4. Dá para ter uma boa base com esse post. Parece que Avatar vai mesmo superar Titanic nas bilheterias.

    Eu sempre achei que Titanic tivesse um público maior, mas os dois são bem equilibrados.

    Porém, uma coisa é certa "Bilheteria não dita qualidade".

    ResponderExcluir
  5. Não tenho dúvida do caráter inovador de Avatar. Entretanto, se tiver que escolher entre tecnologia, enredo e atuações, fico com as últimas opções sem hesitar.

    No mais, ótimo trabalho comparativo entre Titanic e Avatar. O melhor gráfico é o que mensura o grau de vaidade do Cameron. hehe

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que Avatar poderia ter indicações a algum oscar de atuação - mas, obviamente, as pessoas acham que sou louco por pensar assim.

    Lembrando que Titanic tinha um peso sim em relação à Leonardo DiCaprio...ele já era estrela, naquela época de lançamento do filme.

    Bom post este! parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Fernando fonseca: Obrigado pela visita e pelo elogio Fernando. Espero que vc volte sempre. É verdade, acabei esquecendo de citar esse grande épico do cinema. Um dos grandes momentos de Charlton Heston. Valeu por incrementar a informação Fernando. ABS

    Cintia: Obrigado pelas palavras Cintia. Olha tb adoro o Se beber não case. Acho-o de fato uma das melhores comédias do ano. Não sei se era melhor que Nine e Simplesmente complicado (filmes que eu não vi ainda), mas na minha opinião era melhor do que Julie & Julia e 500 dias com ela. A questão que frizo é a incoerÊncia da premiação e a incosistência do prêmio de meljor filme para uma fita que só tinha uma indicação, enquanto que todos os seus concorrentes tinham mais e no caso de Nine e Simplesmente complicado, indicações bem sólidas.

    Concordo que a homenagem a Martin Scorsese foi o grande momento, principalmente pq os prêmios para melhor filme foram um tanto anticlimáticos, né?

    Acho que vc vai gostar de Sherlock Holmes. Não é um grande filme, mas tem um grande Robert Downey Jr.
    Bjs

    Raphael Ribeiro: Fala Rafa, blz?
    Pois é, enquanto Avatar começou sua campanha de forma avassaladora, Titanic foi comendo pelas beiradas. O filme ficou 8 semanas na liderança das bilheterias americanas ( ninguém mais conseguiu esse feito, Batman - o cavaleiro das trevas e Avatar chegaram a 5) e ficou em cartaz nos cinemas por nove meses ( um recorde se pensarmos em termos atuais). E para fazer coro a vc, bilheteria realmente não dita qualidade. Os dois filmes estão longe de merecer os números que ostentam e igualmente longe de serem os melhores trabalhos de Cameron. ABS

    Santiago: Valeu pela presença brother. Tb fico com as últimas opções.Tb sem hesitar. E esse foi o único gráfico sem margem de erro... hehe ABS

    Cristiano:De atuação só Zoe Saldanha e olhe lá.Achei ela boa, mas se boa significasse indicação ao Oscar... O que acontece com Avatar Cris, é que as pessoas reagem passionalmente ao filme. E quando a emoção prevalece vc sabe que a razão se esconde. É verdade o Léo já era estrela, mas ainda não era O Leonardo DiCaprio. Tinha o Romeu e Julieta, mas não era a febre entre adolescentes que ele se tornou depois de Titanic. Algo muito semelhante ao que ocorre com o Robert Pattinson hoje em dia...

    ABS

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo post!

    Sou uma mulher passional, mas com uma boa base racional e acho que tanto Titanic quanto Avatar são filmes muito comerciais e bem sucedidos não só por causa da direção de James Cameron e suas tecnologias mas principalmente pelas histórias de amor. Teoricamente, eles não deveriam abocanhar tantas premiações, há filmes superiores. No entanto, cinema é isso, mexer na emoção das pessoas, trazer a fantasia à realidade e o amor vende bem.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Assino embaixo madame. Essa coluna Tira-teima será mensal. No próximo mês um confronto do Oscar. Aguarde, cinéfilos irão gostar! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Hmm, bem não assiti ainda "Avatar", por pura falta de vontade, vou esperar o lançamento em DVD. Já titanic, pra mim não é o melhor filme, mesmo eu gostando bastante do filme ! hehe

    ResponderExcluir