segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Grandes momentos do cinema - Sangue negro

O filme Sangue negro (There will be blood EUA 2007)tem muitas cenas memoráveis e Daniel Day Lewis (vencedor do Oscar, do globo de ouro, do SAG, entre outros pelo filme) é responsável por todas elas. Essa cena em particular que vocês verão agora foi escolhida por ser, talvez, a que sintetize todo o sentido do filme, do espirito que move o personagem de Day Lewis e onde o ator atinge um nível extraterrestre em termos de atuação.
Para quem ainda não viu o filme, Sangue negro captura um momento crucial na afirmação econômica da América. O filme é um elaborado estudo sobre as bifurcações que sentimentos como ganância e ambição fazem e como, quando fora de controle, são capazes de nos demover de nossa humanidade. Nessa cena o prospector de petróleo vivido por Daniel Day Lewis encara um confronto definitivo, de aspirações épicas, contra seu antagonista. Um pastor oportunista vivido com não menos brilho pelo jovem Paul Dano (Pequena miss sunshine).
Para quem já viu o filme, fica o convite para apreciar essa magnífica cena que inaugura, com toda justiça, Grandes Momentos do Cinema aqui em Claquete.


9 comentários:

  1. Não consigo ver nesse filme, ainda, o brilhantismo que meus colegas blogueiros cinéfilos enxergam! Sou muito mais "Na Natureza Selvagem"!

    ResponderExcluir
  2. Também não sou grande fã de Sangue negro. Para ser franco Kamila, acho um filme limitado. Daquele ano, gostei mais de Jogos do poder, por exemplo. Que para mim deveria ter conquistado a quinta vaga entre os filmes. Mas Daniel day lewis está irretocável nesse filme. Teatral e poderoso. Digno de prêmios mesmo.
    Bjs

    PS: Estava com saudades! Não me visita mais...

    ResponderExcluir
  3. O que vale a pena nesse filme, é só mesmo a atuação de Daniel Day-Lewis. O resto, na minha humilde opinião, é lixo!

    Odiei!!

    E tbm achei Jogos do Poder ótimo! Acho que a Academia indicou Sangue Negro, como forma de desculpas a P.T. Anderson por não ter indicado Magnólia, que é infinitamente melhor!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Reinaldo.
    Achei bastante interessante esta sugestão. Para ser sincero, não costumo acompanhar obras com temáticas semelhantes, mas eventualmente é interessante sim, sair dos tradicionais dramas ou idéias nonsense. rs
    Admiro a diversidade de título abordados por ti.

    Obrigado pelos comentários lá no cine freud, os quais tem agregado bastante.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. ERI: Vc está certíssimo. Sangue negro, embora seja um bom filme, não era pertinente ao grupo dos cinco melhores. Agora, sobre Magnólia(que ainda é o melhor trabalho de PT Anderson), o filme teve a má sorte(rsrs) de ser produzido em um dos anos mais frutíferos de Hollywood. Em 2000, há exatos 10 anos, concorreram a melhor filme Beleza americana, O sexto sentido, À espera de um milagre, Regras da vida e O informante. Quem vc tiraria? (Lembrando outros filmaços do ano que ficaram de fora da disputa de melhor filme: Matrix e Quero ser John Malckovic)

    Renato: Obrigado Renato. Vale a pena conferir Sangue Negro, acho que vc iria tirar um bom material para começar uma análise.
    E quanto ao cine freud,I mean every word. Vc realmente tem aqui um seguidor. Espero que tanto lá, quanto cá, possa haver prosperidade em 2010. Grande abs!

    ResponderExcluir
  6. Esta cena é ótima, mas destaco aquela em que Daniel na igreja e diz: "Eu abandonei o meu filho!". rsrs.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  7. Mayara: Confesso que fiquei em dúvida entre essas duas cenas. Acabei optando por essa pelo clímax que representa e pelo momento definidor que antecipa. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Reinaldo.
    Vi seus comentários no meu blog, e agradeço. Valeu mesmo!
    Por ter meio q abandonado o meu, admiro sua dedicação em manter este espaço sempre atualizado. Com certeza serei um visitante constante a partir de agora.

    Porém, vou começar com uma discordância. Eu achei Sangue Negro um SENHOR filme. Ficou no topo da minha lista dos melhores de 2008. Acho inclusive um trabalho de direção soberbo, superior a Magnólia, filme do qual tbm gosto muito.

    Até breve.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Prazer em recebê-lo aqui Diego. Obrigado pelos elogios. Acho Sangue negro um bom filme, o trabalho de direção do Paul Tomas Anderson é notável.Mas acho magnólia superior. Também acho Boggie Nights, um filme mais bem resolvido. Contudo, era um filme digno de laúreas. A fotografia e as atuações são sem dúvida, os elementos mais resplandecentes, mas não o incluiria entre os cinco melhores do ano não.
    Mas sejamos pacíficos: Essa cena aí é de embasbacar né?
    Grande abs

    ResponderExcluir