sábado, 7 de maio de 2011

Grandes Vencedores da Palma de Ouro: De Martin Scorsese, Taxi Driver

Esse talvez seja o filme pelo qual Martin Scorsese será lembrado.Talvez não. Seguramente foi esse filme, e sua consagração em Cannes, que ajudaram a fazer de Scorsese e Taxi Driver referências no cinema moderno.
O filme que coloca um veterano do Vietnã surtando nas ruas de Nova Iorque e autentica uma linguagem mais trepidante e crua de retratar a violência nos cinemas foi um achado artístico que alvoroçou a riviera francesa. O cinema independente americano efervescia e vivia dias de glória com gente como Scorsese, Lumet, De Palma e Coppola. Cannes viu e deu voz a todos eles, mas nenhum marcaria mais do que a saga da loucura perpetrada por Scorsese, De Niro e o roteirista Paul Schrader com Nova Iorque como perímetro.



A competição


O que esperar de um júri presidido pelo famoso dramaturgo americano Tennessee Williams com uma seleção de concorrentes que reunia Alan Parker, Carlos Saura, Eric Rohmer, Wim Wenders e Roman Polanski? A vitória do novato Martin Scorsese seguramente não seria uma opção considerada antes do festival. Com apenas três filmes no currículo, Taxi driver valeu a primeira incursão do cineasta em um festival de cinema estrangeiro. Naquele ano de 1976, fora de competição outros cineastas notórios aportariam em Cannes como Paolo Pasolini (Apartamento para uma Oréstia africana), Ingmar Bergman (Face to face), Alfred Hitchcock (Trama macabra), Bernardo bertolucci (1900) e Gene Kelly (Hollywood... Hollywood). O fato de Scorsese ter eclipsado todos eles diz muito sobre Cannes e sobre esse que é um dos maiores diretores de todos os tempos.


Além da Palma

Indicado a quatro Oscars (filme, trilha sonora, ator para Robert De Niro e atriz coadjuvante para Jodie Foster); Indicado a seis Baftas (filme, direção, montagem, ator, trilha sonora e atriz coadjuvante); Indicado ao Director Guild Awards; Indicado a dois Globos de ouro (Filme drama e ator drama);


Curiosidades


- É considerado pelo AFI um dos 25 filmes americanos mais importantes de todos os tempos
- A revista Time o elegeu como o filme mais injustiçado da história do cinema em eleição realizada em 1999
- A longa história de injustiça da Academia de Hollywood para com Scorsese começara com esse filme. Embora Taxi driver tenha sido indicado para melhor fita do ano, Scorsese foi excluído da lista dos diretores.
- É a estréia de Jodie Foster no cinema. A atriz tinha 12 anos à época
- A famosa fala de Robert De Niro em frente a um espelho (“Are you talking to me?”) é fruto de um improviso do ator
- Dustin Hoffman, Jeff Bridges e Harvey Keitel foram atores considerados para interpretar Travis Bickle (o personagem principal).
- Scorsese, em entrevista nos anos 90, disse rejeitar o rótulo de autor de Taxi driver. Para ele, esse título deveria ser concedido ao roteirista Paul Schrader que desenvolveu o roteiro em cinco dias.



*Durante o mês de maio a seção Cantinho do DVD cederá espaço ao especial Grandes Vencedores da Palma de Ouro

4 comentários:

  1. Injustiças à parte Taxi Driver e Touro Indomável são obras primas do Scorsese (na mesma medida de Laranja e 2001 de Kubrick). Ao menos Cannes o reconheceu. Ainda Cannes é, e sempre foi, o lugar ideal para lançar e contemplar um filme.

    Interessante as curiosidades. Sabia que a irmã de Jodie, Connie, a dublou nas cenas de sexo?

    Deu vontade de revisitar. E a trilha de Hermann? Fechou a carreira com chave de ouro.

    Abs.
    RODRIGO

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! Não sabia que o célebre "Are you talking to me?!" tinha sido improviso... Go Bob! xD
    As obras primas do Scorcese são mais que muitas. Para mim também não se podem esquecer Goodfellas e o King of Comedy que achei geniais!
    Cumps
    Baú-dos Livros

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é "awsome", por mostrar a noite de NY e seus taxistas. Adoro o Scorsese "made in NY". rsrsrs.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo: É... eu já tinha lido isso sobre a dublagem. Mas me esqueci na hora de redigir as curiosidades. Ótimo adendo.
    Cannes é a maior plataforma do cinema de arte. Isso é indiscutível.
    Abs

    Luís Azevedo: Valeu Luís. Go Bob total!
    Bem, eu acho que Os bons companheiros é supremo e bom saber que vc tb aprecia O rei da comédia, um filme injustiçado.
    Abs

    Mayara: E quem não adora?
    Bjs

    ResponderExcluir