terça-feira, 17 de maio de 2011

Cenas de cinema

Lady Gaga vs Jessie J
E não é só nas FMs brasileiras que Lady Gaga e a nova sensação do brit pop Jessie J estão se digladiando. Ambas foram as principais atrações musicais de algumas prestigiadas festas no primeiro fim de semana em Cannes. Se Lady Gaga foi cortejada por Tarantino para estrelar seu novo filme (notícia que na verdade já não é nova), Jessie J agradou uma platéia de gregos, troianos, Brads e Angelinas na croisette.

Jessie J causa na croisette: Where´s Gaga?


E o negócio é música...
Quem também mandou ver nas festas regadas a champanhe na capital mundial do cinema nessas semanas de maio foi Kanye West que teve a providencial ajuda de Jamie Foxx, que sem nenhum filme para promover, se aventurou na França para cantar Gold digger.


Do tipo irrecusável
Piratas do caribe: navegando em águas misteriosas foi a grande atração do final de semana no festival francês. Johnny Depp e Penélope Cruz trocaram juras de amor profissional e a espanhola assegurou que Javier Bardem não sentiu ciúmes de Jack Sparrow. Depp, por sua vez, garantiu que Sparrow é seu personagem preferido e que ele toparia vivê-lo mais vezes.
A crítica e o público de Cannes, no entanto, não se empolgaram tanto assim com a quarta aventura do pirata mais cool dos sete mares.

Depp e Cruz fazem xis: sim, eles querem trabalhar juntos novamente...



Jogando com o regulamento
A revista Screen, que circula diariamente em Cannes reverberando a posição da crítica em relação aos filmes exibidos, classifica The kid with a bike, dos irmãos Dardenne, como o melhor filme do festival até agora. Em segundo aparece o drama austríaco Michael, sobre pedofilia. Em terceiro aparece o drama épico de Terrence Malick, A árvore da vida. Ainda há alguns figurões para debutar em Cannes este ano, como Von Trier e Almodóvar, mas nos últimos cinco anos, o favorito da crítica não levou.



Dois pesos e duas medidas
O que viabiliza um paradoxo. Os irmãos Dardenne são, notadamente, favoritos em Cannes. São dos poucos a ostentar duas Palmas de ouro. Além do caráter improvável de ganharem uma terceira, o filme vem sendo considerado – mesmo por quem o elogia – menor dentro da filmografia da dupla.


Um peso e outra medida
A premiere de A árvore da vida, pode se dizer, foi a mais disputada da edição de 2011 até aqui. Com Brad Pitt como anfitrião, os interesses excediam os méritos do filme. Mas não foi Brad Pitt quem fez valer o misto de vaias e aplausos antes mesmo do final da sessão de quase três horas. Os filmes de Malick são contemplativos e costumam ser polarizantes. Natural que não agrade a todos. Agradou a quem já responde bem as minúcias do cineasta ou que esteja disposto, como bem disse Brad Pitt na coletiva do filme a qual Malick não compareceu por ser "tímido”, a “pular no escuro”. Nada a ver com escurinho do cinema; sempre bom deixar claro.

Sou o causador da tua insônia: Brad Pitt dá tchauzinho no tapete vermelho de Cannes



Ainda Kevin
Tilda Swinton, uma das sensações dessa edição do festival, deu entrevista ao portal IG sobre sua protagonista em We need to talk about Kevin. No filme, ela vive uma mãe que não sabe como proceder ante a aparente perversidade do filho. “Tenho muita dificuldade com todo o conceito do mal”, argumentou a atriz na entrevista. “Eu luto com isso”. Tilda ainda relacionou a questão, do ponto de vista da relação materna, a fantasia de que o bebê pode ser um demônio. “É uma coisa tipo o bebê de Rosemary”, em alusão ao clássico do horror de Roman Polanski.

4 comentários:

  1. Essa Jessie J é um espetáculo, mulher mesmo!! hehe

    ResponderExcluir
  2. Entre Gaga e Jessie J, eu fico com a Gaga mesmo! rs Prefiro o som dela!

    Pelo que ando percebendo "Piratas do Caribe 4" vai dividir muito as opiniões entre os críticos de cinema. Minha dúvida fica com a direção de Rob Marshall: será que ele vai dar conta das cenas de ação? Enfim, não sei se irá conseguir se sobressair tanto...

    "A árvore da Vida" tem que entrar logo em circuito nacional :D

    ResponderExcluir
  3. Essa repercussão dúbia de "A árvore da Vida" me deixa ainda mais curiosa com o filme.

    Quanto a Piratas já esperava controvérsias.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Marcelo: concordo! abs

    Alan: O som da Lady Gaga desse segundo cd tá tão down cara...
    Mas ainda é cedo para Jessie J rivalizar com Gaga. Para ser franco, acho que a seara dela é outra...
    Acho q A árvore da vida vai ser uma decepção, mas aguardemos...
    Abs

    Amanda: Acho que os piratas vão subir na árvore. Se é que vc me entende... rsrs
    bjs

    ResponderExcluir