sábado, 21 de maio de 2011

Grandes Vencedores da Palma de Ouro - De Nanni Moretti, O quarto do filho

O cinema italiano passou um tempo afastado do neo-realismo que tanto o caracterizou. Essa condição não foi de todo ruim. O cineasta italiano Nanni Moretti propôs no vencedor da Palma de ouro de 2001, O quarto do filho, uma imersão ao invés de uma representação do real. A tragédia que muda a vida da família do psicanalista vivido pelo próprio Moretti é abordada com sutileza e cálculo em uma dramatização que devolveu o vigor ao cinema italiano que andava esquecido no circuito de festivais.



A competição

O júri presidido pela norueguesa Liv Ullman tinha uma seleção forte para julgar. Grandes cineastas com grandes filmes disputavam a Palma de ouro. O australiano Baz Luhrmann concorria com Moulin Rouge – amor em vermelho, o bósnio Danis Tanovic com Terra de ninguém, o alemão Michael Haneke com A professora de piano, o francês Jean-Luc Godard com Éloge de L´amour, o americano David Lynch com Cidade dos sonhos, o português Manoel de Oliveira com Porto da minha infância, o americano Sean Penn com A promessa e os também americanos irmãos Coen com O homem que não estava lá. Também na disputa, a animação que viria a revolucionar o formato precipitando sua transformação em gênero, Shrek.
Era uma disputa forte e Moretti, de fato, tinha um dos filmes mais proeminentes da seleção. Talvez não fosse o melhor, mas não dá para dizer que não merecia a palma.

Além da Palma
Indicado ao César de filme estrangeiro e três prêmios (filme, atriz e música) da academia de cinema italiana


Curiosidades
- Foi escolhido o melhor filme de 2001 pela revista Cahiers du cinema
- Nanni Moretti foi o único ator do elenco principal que não recebeu um prêmio sequer pelo filme
- Moretti confessou à época da vitória em Cannes que já pensava que nunca venceria a Palma de ouro no festival. O italiano já havia concorrido quatro vezes

3 comentários:

  1. Boa lembrança, adoro esse filme. Aliás, gosto muito do cinema italiano em várias fases.

    A dor do pai, a sua não preparação apesar da profissão, a condução do filme, tudo emociona.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Acho "O Quarto do Filho" um filme soberbo. Filme construído em cima de sentimentos, delicado e muito emocionante. E a belíssima canção "By this River" do Brian Eno te acompanhando pra fora da sessão... além da comédia, deu pra ver que Moretti se sai muito bem nesses dramas cotidianos. Filmaço, Palma merecida mesmo, mas ai, preferiria outros que você pontuou no texto hehe.

    pequena correção: quem integra o júri desse ano é a Linn Ullman, filha de Liv com Bergman. Se essa menina herdou o talento artístico dos pais, hein...


    abs, Reinaldo!

    ResponderExcluir
  3. Amanda: Tudo emociona mesmo Amanda. bjs

    Elton: Obrigado pelo pontual correção meu velho. Comi bola animal nessa aqui.
    "O quarto do filho" não era o meu preferido do ano, mas sua premiação é inconteste.
    Aquele abraço!

    ResponderExcluir