quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Panorama - Revólver


A essa altura do campeonato, todo mundo sabe que o casamento com Madonna foi um pulgueiro criativo para Guy Ritchie. A união que foi um best seller de tablóides, minou a verve criativa do cineasta. Ele foi brincar de Fellini e se deu incrivelmente mal na comédia italiana feita em uma ilha, Destino insólito, estrelada pela musa (e sua mulher) Madonna. A péssima repercussão daquele filme deprimiu Guy Ritchie enquanto cineasta e os sintomas ainda podem ser mensurados em Revólver, seu filme seguinte. A fita de 2005 foi concebida ainda sob a unção da união com a pop star americana. E foi um desastre. Junto à crítica e ao público. Apesar de retornar ao universo do gangsterismo, Ritchie soava enferrujado. Seu cérebro não parecia em forma. As soluções visuais pareciam rascunhos descartados de seus filmes anteriores e os diálogos nunca suficientemente empolgantes. Ritchie estava oficialmente no ostracismo. Alguns discípulos de Nostradamus profetizavam que o casamento seria a ruína do autor Ritchie.
Em Revólver, o diretor escala pela terceira vez seu chapa (e maior descoberta) Jason Stathan para medir forças com um mafioso vivido por Ray Liotta. Nem o reforço de Luc Besson (que assina o roteiro ao lado de Ritchie) foi suficiente para evitar o gosto de dejà vu. Acontece que, diferentemente do que ocorreu com Snatch, Revólver falha em potencializar os acertos de Jogos, trapaças e dois canos fumegantes. Pelo contrário, o filme aponta para uma exaustão na fórmula do cineasta. Reinventar-se (ou descasar-se) era preciso.

5 comentários:

  1. éé de todos é o que eu menos gosto! Tenho mesmo só pra minha coleção Guy Ritchie não ficar incompleta. Só assisti uma vez até hoje.
    beijosss

    ResponderExcluir
  2. Foi só se separar de Madonna que o Guy Ritchie voltou à sua velha forma. Eu ainda não assisti a este filme.

    ResponderExcluir
  3. REVÓLVER até que me empolgou, mas não da para comparar com DESTINO burramente INSÓLITO. Fiquei enjoado com aquele filme. Não por ver o mar, mas pelas rugas de Madonna. Rs!

    Snatch, Dois Canos...e Sherlock são os melhores (BONS ***) dentro de sua... (podemos chamar de obra)?

    Abs.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Laís: Tb é o que eu menos gosto. Isso se não considerarmos o insólito (bendito nome!) Destino insólito...
    (mas tb tenho para não desfalcar a coleção,rsrs) Bjs

    Kamila: Tá aí uma cristalina verdade. Só é um pouco chato para a Madonna... bjs

    Rodrigo Mendes: rsrs. As rugas dominam né?!rsrs
    Pois é, tb gosto muito de Rockn´roll (que é o próximo em Panorama), mas concordo com sua relação de melhores. Podemos chamar de obra sim, talvez só não de arte, prima... ( o negócio é segurar na adjetivação)
    Abs

    ResponderExcluir
  5. é um filme complexo. se vcs se ligarem mais na mensagem q ele quer dar... ele deve ter mandado uma mensagem pra muita gente q ele queria falar, mas colocou isso no filme pra eles assistirem.
    Guerra ao terror por exemplo. quem gosta e quem não gosta daquele tipo de filme sobre guerra, pode nem ter entendido a mensagem

    isso é coisa de mestre !
    eu q gosto de ação e uma mensagem subliminar, achei fantastico quem não viu tem q ver.. e quem viu e não gostou... ve outra vez com vontade pra ter ctz se ao menos entende a mensagem. :P

    ResponderExcluir