terça-feira, 14 de dezembro de 2010

OSCAR WATCH 2011 - Golden Pills

Foram anunciados hoje os indicados ao Globo de ouro (a lista completa você pode conferir aqui) e Claquete não poderia deixar de dar uns primeiros pitacos a respeito. A análise das indicações e da conjuntura que possibilita para a temporada de premiações será publicada no final de semana.


Um turista
Não há como negar. O que mais causou espanto na lista anunciada nesta terça-feira foi a inclusão de O turista (concebido como um thriller romântico) entre as comédias. O salão de jornalistas veio abaixo em risadas. Mas a Hollywood Foreign Press Association (HFPA) estava falando sério e, ainda por cima, indicou os protagonistas Johnny Deep e Angelina Jolie nas categorias de atuação em comédia.

Cena de O turista, que valeu indicações aos protagonistas: uma das melhores comédias do ano...


O turista de sempre
Johnny Depp torna-se o segundo ator indicado duplamente em uma mesma categoria do Globo de ouro em cinema. O primeiro foi Jack Lemmon. Não é pouca coisa. Mas o feito é discutível. Deve-se mais a um calor que a HFPA sente pelo ator que admitiu a pouco não gostar de celulares (ele não é o máximo?!) do que pelo mérito de suas atuações em 2010. Depp concorre por Alice no país das maravilhas (o momento vergonha alheia do anúncio dos indicados certamente!) e O turista.



Eu já sabia!
Michael Douglas fez por merecer! Embora sua indicação como coadjuvante por Wall street-o dinheiro nunca dorme tenha gosto de homenagem (tanto a ele que luta contra um câncer quanto à produtora Ronni Chase assassinada em Beverly Hills há um mês atrás e que estava engajada na campanha de indicações para Douglas), ele merecia a distinção. Douglas está ótimo reprisando seu mais icônico personagem: Gordon Gekko. Mas a HFPA perdeu uma ótima oportunidade de desfazer o caráter de homenagem e honrar uma das grandes atuações do ano, que calha de ser de Douglas em O solteirão. Mas eles queriam mesmo era jogar para a platéia.


Eu já sabia! II
Havia quem acreditasse que 127 horas pudesse estar entre os cinco melhores dramas do ano no Globo de ouro. Na verdade, o filme conseguiu uma distinta indicação por roteiro e também teve a trilha sonora reconhecida. Aliada a indicação para James Franco como ator, dá consistência para a fita de Boyle na disputa por vagas no Oscar. Contudo, as categorias de filme e direção nunca pareceram tão distantes!


Eu já sabia! III
A rede social não lidera a disputa pelo prêmio. Já era de se esperar que essa figura seria de O discurso do rei, mas alguém duvida do favoritismo do filme de Fincher? A história recente do Globo de ouro demonstra que ser o líder em indicações não é bom negócio.


Com pinta de campeão
O vencedor parece mesmo ser a segunda força dessa cada vez mais agitada temporada de premiações. Sim, por que a primeira força com folga é A rede social. O filme de David O. Russel saiu vitaminado das indicações do Globo de ouro. Filme, direção e todos os atores indicados (Mark Wahlberg, Christian Bale, Melissa Leo e Amy Adams). O filme rouba um pouco os holofotes de produções como Bravura indômita e A origem que pareciam mais darlings. Não poderia haver melhor momento para roubar os holofotes.


Os dois Davids
Fincher e Russel têm, comprovadamente, dois dos filmes mais festejados da temporada, mas quem deve levar o globo de direção para casa é Darren Aronofsky. O diretor de Cisne negro é adorado pela HFPA e os Davids não são lá muito simpáticos. Pode escrever!

Aronofsky está de olho no globo: Além de ser paz e amor, ele já merece um prêmio faz tempo...


É uma piada!
Papo sério: Alice no país das maravilhas, RED- aposentados e perigosos, Burlesque, Minhas mães e meu pai e O turista. Esses são os indicados a melhor comédia/musical de 2010. Agora lê de novo e não ri!


Alguma dúvida?
Alguém acha que o prêmio de filme estrangeiro não vai para o filme estrelado por Javier Bardem e dirigido por Alejandro Gonzales Iñarritu, Biutiful?



Momento Oscar no Globo de ouro
A HFPA não indicou o Jeremy Renner neste ano por Guerra ao terror para corrigir o erro agora, indicando-o por Atração perigosa - filme que (quase) esqueceu completamente.



Crescendo de tamanho
Cisne negro vai aumentando sua musculatura rumo ao Oscar. Apesar de (sabe-se lá o por que) não ter conquistado uma indicação por trilha sonora, o filme foi nomeado a melhor filme/drama, melhor atriz em drama (Natalie Portman), melhor atriz coadjuvante (Mila Kunis) e melhor diretor (Darren Aronosky).



Conforme previsto...
Claquete antecipou e não deu outra. Devido ao hype, The walking dead conseguiu uma indicação solitária para melhor série dramática. A briga de verdade é entre a campeoníssima Mad men e a com pinta de campeã Boardwalk Empire.



Antes tarde do que nunca...
Depois do Emmy, chegou a vez da HFPA dar um globo de ouro para Jim Parsons (o Sheldon de The big bang theory). Favas contadíssimas!


Ele ainda não ganhou!
E esse ano só Steve Buscemi (Boardwalk Empire) tira o globo de ouro de Don Drapper, digo de Jon Hamm.


Novidade bem vinda
Bom ver o nome do versátil Scott Caan, filho do grande James Caan, entre os indicados a melhor coadjuvante em produções feitas para a TV. Caan é, de fato, quem carrega o piano na divertida série Hawaii five-0.

10 comentários:

  1. Como termômetro para as outras premiações, o Globo de Ouro é paupérrimo, assim como sua relevância é praticamente nula. Os vencedores até que não temos graaaandes absurdos (mas tem), em compensação as indicações... algumas chegam a nível de MTV Movie Awards, quiça Razzies.

    Depp duplamente indicado me embrulha o estômago. Como tu bem disse, vergonha alheia ele em "Alice" e "O Turista" vem sendo massacrado pela crítica. Michael Douglas por "O Solteirão", que concordo ser uma das melhores performances do ano, merecia muito mais espaço q ele, pelo menos.

    e a categoria Filme-Comédia/Musical é mesmo uma DES-GRA-ÇA rs. Não vi "Burlesque" (e olha a minha cara de vontade), nem "O Turista", mas os outros 3 não são dignos de premiação JAMAIS.

    Enfim, este é o Globo de Ouro. Cada vez mais se assumindo como uma premiação de entretenimento, menos de cinema.


    ABS! o/

    ResponderExcluir
  2. Algumas indicações estranhas nesta edição do Globo de Ouro... a principal delas sem dúvidas é incluir O Turista na lista de comédias. Oi? Red também! Será que era pra tanto? Tenho seríssimas dúvidas a respeito...

    Sinto falta de Leonardo DiCaprio... deveria ter levado uma indicação, pelo menos...

    ResponderExcluir
  3. Eu ODIEI a indicação de Scott Caan! ODIEI mesmo! Mas, tudo bem... rsrsrsrsrsrsrrsrsrs

    No mais, suas observações estão muito corretas. Especialmente sobre "O Turista", a parte de Filme - Comédia/Musical.

    Acho que o longa que mais se beneficiou das indicações de ontem foi "The Fighter", que se firma mesmo como forte concorrente aos Oscars principais. Apesar de que o prevejo levando somente o de Ator Coadjuvante, para Christian Bale.

    ResponderExcluir
  4. Essas pílulas cinéfilas à la Glioche é muito gostose de ler. Rs!

    No Globo de Ouro faltou o Leo DiCaprio né? O que essas caras estão pensando? Rs! Pô, Ilha do Medo e A Origem..né, putz!

    O TURISTA? Esta eu quero conferir! Vi o trailer no cinema e achei interessante Depp e Jolie. Acho que vai dar química.

    Douglas, dispenso comentários. Como o pai já é um ator lendário.

    Enfim, to louco para conferir tbm 127 horas e Cisne Negro. Aronofsky é o cara. Em breve irei exibir no blog o filme O Lutador. PI e REQUIEM são clássicos já!!

    E para fechar. INCEPTION tbm merece estar no Globo de Ouro. Rs! Quanto filmaço..mas A Rede Social pode levar tudo, Rs!

    Abs.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  5. Tá arrebentando, meu brother!
    Só pra que saiba que ainda passo por aqui...
    rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Boa cobertura das indicações. Agora alguém me explica como Johnny Deep foi indicado por aquele chapeleiro louco???? Vergonha alheia total. Enquanto isso, Leo DiCaprio é ignorado...

    bjs

    ResponderExcluir
  7. a quantidade de premios q antecede o oscars só estraga tudo... qdo chega o oscar todo mundo ja sabe quem vai vencer o que... globo de ouro ja deixou de ser importante, e foi por listas assim que ele se tornou o que é hj

    http://filme-do-dia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu não queria dizer nada, mas... essas indicações na categoria Musical/Comédia são mais engraçadas que os filmes. A única que se salva é para The kids are alright. É impressão minha ou o ano foi mesmo péssimo nessa área para justificar essas escolhas? Prefiro nem tentar encontrar a resposta.
    Depp é excelente sim, mas Alice e Turista? Tenho certeza que ele não dará as caras na cerimônia para evitar a fadiga e a vergonha.
    Indicação/homenagem merecida para Douglas. Não pela doença e sim por seu talento.
    Boicote à Danny Boyle? Entre O vencedor e Bravura indômita fico com o segundo. Na "luta de boxe" entre Fincher, Russel, Hooper, Nolan e Aronofsky, fico com o último.
    Não simpatizo muito, mas tenho que admitir que Renner está muito bem no filme de Affleck (que descobriu algum talento nas profundezas do seu ser).
    Batalha entre Mad men, Boardwalk empire e The Walking dead? Vou torcer mesmo é por Buscemi. Figuraça!
    Para finalizar o testamento, senti falta de Mother entre os filmes estrangeiros.

    ResponderExcluir
  9. Elton: Esse distanciamento do Oscar é intencional Elton. Contudo, a HFPA continua a pecar por valorizar de forma exacerbada a figura da estrela de cinema e não o cinema em si. Os fins ( a festa) justificam os meios (nomeações imerecidas). Abs

    Fernando: Pois é Der! É como nós falamos, coisas assombrosas... abs

    Kamila: Calma Ka.rsrs. Eu gosto do Scoot Caan e, goste-se ou não dele, é preciso admitir que ele é a melhor coisa de Hawaii five-0, uma série que pegou nos EUA. Bjs

    Rodrigo: Obrigado Rodrigo. Fico feliz com o eleogio. Mesmo. Pois é, Ilha do medo e O escritor fantasma não estarem presentes em uma coemoração dos melhores de 2010 é um ultraje. E se Di Caprio não foi ao Globo de ouro, provavelmente não irá ao Oscar tb... abs

    ResponderExcluir
  10. Cássio: Valeu pelo pit stop e pelo carinho. Abs

    Amanda: Obrigado. Pois é, DiCaprio em Ilha do medo está sublime. Uma omissão que beira o imperdoável. Era de se supor que ele conseguisse uma indicação pelo hypado A origem (que emplacou melhor drama) no lugar do Wahlberg. Mas acabou pretedido pela intenção do Globo de ouro de ventilar o nome de Wahlberg na temporada. Bjs

    Kahlil:Não acho que estrega não. Certamente delineia prováveis resultados, mas e a surpresa do Jack Nicholson quando anunciou Crash? Ou o beijão de Adriem Brody em Halle Berry? Cenas e circunstâncias tão memoráveis quanto imprevistas... abs

    Annastesia: Adorei seu comentário.Sério mesmo! Te convido a sempre falar sim, que negócio é esse de não queria falar nada?!rsrs
    Bem, vamos lá:
    O ano foi fraco para as comédias mesmo. Mas não foi isso que colocou RED e Alice na briga pelo Globo de comédia do ano. Daqui a pouco eu publico aqui no blog um texto que elabora melhor essa questão.
    Tb acho que Michael Douglas merece a homenagem e indicação. Mas ele poderia ter sido lembrado por O solteirão, facilmente, em uma das vagas "cativas" de Johnny Depp.Não acho que seja um boicote a Danny Boyle, acho que 127 horas é um filme de ator. Mas ainda conferiremos. Tb acho que Aronosky leva o Globo e tb torço para Steve Buscemi. Um p... ator!
    Beijos

    ResponderExcluir