quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Crítica - O último desafio



Pancadão do Arnold!

Ele está de volta! Enfim, e definitivamente, Arnold Schwarzenegger regressa ao cinema de ação brucutu em grande estilo com O último desafio (The last stand, EUA 2013). Depois de ensaiar um comeback na sequência de Os mercenários em 2012, o gigante austríaco ganha o seu “filme de retorno” na pele de um xerife de uma pacata cidadezinha de fronteira entre os EUA e o México que precisa conter um traficante que dispõe de um pequeno e paramentado exército disposto a garantir que ele cruze a fronteira e sele uma bem sucedida fuga do FBI.
O último desafio, no entanto, não é um legítimo filme de Schwarzenegger como o rótulo que vem dos anos 80 e 90 sugere. Há, claro, a total indiferença pela verossimilhança e uma aproximação muito saudável com o humor, mas há também outros ingredientes nesse molho. O primeiro é a globalização latente no filme. Desde o diretor, o sul coreano Jee-Woon Kim, que já rodou eficientes fitas de ação em seu país, passando pelo elenco multifacetado com as presenças do oscarizado Forest Whitaker, do talentoso ator espanhol Eduardo Noriega, do anárquico comediante Johnny Knoxville e do brasileiro Rodrigo Santoro.
Essa miscelânea acaba por se configurar na grande atração de O último desafio que resulta em um kitsch do cinema de ação.

Como andar de bicicleta: Arnold não perdeu "a manha de astro de ação" 


Isso posto, é preciso dizer que Schwarzenegger, aos 66 anos, ainda convence como astro de ação e mostra que ainda tem muita lenha para queimar depois do hiato na carreira proporcionado por sua incursão na política.
O clímax do filme, uma cena de tiroteio, é das coisas mais divertidas em um filme de ação em anos. O último desafio não tem medo do ridículo e não objetiva parecer algo que não é. Pelo contrário, a todo tempo sinaliza para a plateia a grande gozação que é. Brincar, fingindo que fala sério, é uma virtude que precisa ser apreciada.

3 comentários:

  1. Está certo que o retorno de Schwarzenegger estava sendo aguardado com uma boa expectativa, porém, não estava esperando que ele tivesse uma recepção tão positiva assim (o filme vem agradando mesmo!).

    Acabei ficando bem curioso para conferir. Verei em breve!

    ResponderExcluir
  2. É isso, a volta de Arnold Schwarzenegger e um filme de ação divertido que não se leva a sério. Curti a brincadeira.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Alan: É um filme bem divertido Alan. Quem gosta do bom e velho cinema de ação vai curtir.
    Abs

    Amanda: You gotta it!
    Bjs

    ResponderExcluir